witch lady

Free background from VintageMadeForYou

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Amizades



Uma amizade verdadeira é um bem de valor incalculável! Pena que amigos verdadeiros sejam tão raros... mais uma vez, a vida e a experiência vieram para mostrar-me este fato.

E o que significa, ser um amigo verdadeiro? Bem, a amizade pode significar diferentes coisas para as pessoas, dependendo da maneira que elas tem de encarar a vida e os fatos. Alguns acham que ser amigo é viver amontoado, como os bichinhos aí da foto, sempre uns por cima dos outros, engalfinhados, esquecendo-se de uma palavrinha que para mim, é muito importante: respeito e privacidade. Nesses meus quarenta e seis anos de vida e de rarísssimas pessoas que encontrei pelo caminho e que posso chamar de amigas - façam elas parte de minha vida atualmente ou não - aprendi a estabelecer alguns critérios; para mim, um amigo é aquele que...

-Respeita as nossas decisões, mesmo que elas o desagradem. Entendem que cada um precisa ter as suas próprias experiências e caminhos de aprendizado.

-Alegra-se sempre com o nosso sucesso, mesmo que isto signifique um sucesso realmente muito grande! O verdadeiro amigo não sentirá inveja e nem se considerará diminuido pela alegria e o sucesso do outro.

-Jamais nos exporá ao ridículo! Se tiver qualquer coisa a tratar conosco, ele o fará de maneira privada.

-Ao estarmos tristes, o verdadeiro amigo ficará ao nosso lado e segurará a nossa mão. Não tentará nos 'consolar', tentando obrigar-nos a fazer coisas para as quais não estamos preparados, como sair e divertir-se quando você está arrasado, ou até mesmo, de luto.  Um amigo sabe respeitar nossos momentos.

-Um amigo não acreditará naquilo que disserem de ruim sobre nós; pelo menos, não sem antes verificar por si mesmo. Um verdadeiro amigo jamais tomará a palavra de outro a nosso respeito como verdadeira sem antes averiguar.

-Um bom amigo tem memória. Se tiver de julgar-nos por um erro, lembrar-se-há também das vezes em que acertamos.

-Um amigo verdadeiro não baterá a porta em nossa cara se precisarmos de alguém para conversar. E durante uma conversa, não tentará impor-nos seus pontos de vista.

-Um amigo verdadeiro não falará mal de nossos outros amigos, tentando monopolizar o relacionamento. Isto, os inimigos já fazem, e muito bem!

Um amigo, enfim, é a pessoa que estará do nosso lado quando precisarmos, na alegria e na tristeza. Exatamente como deveria ser em um bom casamento. Pode ser que ele nos dê uma boa bronca de vez em quando... afinal, um amigo verdadeiro é sempre sincero, e ao invés de concordar com nossas asneiras, tenta alertar-nos. Mas saberá respeitar as nossas escolhas, sejam elas quais forem.

É... não é fácil encontrar um bom amigo!

6 comentários:

  1. UMA BELEZA ESSE TEU BEM ELABORADO TEXTO! GOSTEI IMENSO DE APRECIAR TUA ABORDAGEM SOBRE A AMIZADE! PARABÉNS!!! ABRAÇO!
    PEDRO CAMPOS

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana, a verdade é essa mesmo, a amizade é rara, não é sempre concordarmos, discordar é saudável, respeitar o outro é a única maneira que conheço de manter qualquer relacionamento, quanto mais uma amizade. Podemos até ter atritos, também acho saudável porque sempre aproxima desde que haja ética, um amigo tem por dever ser honesto tanto para o sim, como para o não, sem que isso os impeça de continuarem sendo AMIGOS. Querida, aqui é seu jardim, onde venho com imenso prazer e carinho, absorver da tua essência e transparência. Obrigada Ana, por me permitir entrar, e dizer coisa que você já sabe: te respeito e admiro cada dia mais.

    ResponderExcluir
  3. Amaury da Silva Rego

    Oi Ana!!!
    O que chamam de amigo não passam de COLEGAS. Na hora final, fazendo um balanço, tivermos UM AMIGO, poderemos morrer feliz. Para ser AMIGO é condição SINE QUA NON a MATURIDADE. Conclui~se...PARABENS.IRNUS

    ResponderExcluir
  4. É Ana...
    Realmente difícil tarefa encontrar um amigo...
    Bom amigo então é quase impossível!
    Nos últimos meses me convenci de que a frieza da virtualidade
    dá a ilusão de que pode ser diferente, mas a incoerência humana
    faz doer até a virtualidade!
    Aí cresço e me revisto cada vez mais de minha redoma...
    Acho que o importante nessas horas é ter a serenidade de olhar em volta
    e saber reconhecer quem está pertinho, corpo e coração, para lhe afagar
    os cabelos e o coração...

    Pessoas ruins sempre existirão em qualquer parte...
    O importante é saber conviver sem deixar que isso nos afete...
    Que Deus lhe dê em todos os momentos serenidade querida!

    ResponderExcluir
  5. Oi, aninha! Boa tarde! Obrigada, pelo convite dessa linda msg... Que Deus lhe abençoe sempre querida! Beijo na alma, Gio

    ResponderExcluir
  6. Elogio da amizade. Roteiro do amigo. Simplicidade no trato, gestos e ações. Bonito texto esse teu, Anna.

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

VERDADES

Alguns falam de doçura, Desconhecem O regurgitar das abelhas, O mel que se transforma dentro delas, Dentro das casas de cera. Falam do luxo ...