witch lady

Free background from VintageMadeForYou

segunda-feira, 11 de março de 2013

De Mim Para Mim






A jornada do autoconhecimento é uma estrada longa e tortuosa, cujo destino ninguém jamais poderá dizer que alcançou. Mesmo assim, só nos resta segui-lo, entendendo que às vezes, o ritmo será lento, e noutras, mais acelerado. Haverá pontos de estagnação, de descrença e de retrocessos. Mas o mais importante, é perceber estes pontos e continuar em frente.

Recentemente, percebi que mais exigimos dos outros no momento em que menos podemos dar a nós mesmos. Alimentamos a tendência de culpar os outros pelas nossas próprias falhas. É exatamente no momento em que estamos cobrando e apontando as faltas alheias, que precisamos respirar fundo e olhar para dentro de nós: o que eu estou tentando obter do outro, que não estou conseguindo, eu mesma, prover-me? Por que tento apontar as faltas, ao invés de ressaltar o que há de melhor em cada pessoa? Descobri que quando faço isso, estou apenas descobrindo o que me falta.

Sei que jamais chegarei a um ponto no qual poderei dizer: "Esta sou eu!" Houve momentos, no passado, em que eu achava que isto era possível. Houve até momentos em que eu pensei que tinha chegado 'lá;'  e foram momentos que precederam uma grande queda. Precisei deles a fim de perceber o quanto eu ainda me encontrava longe desse destino que eu ainda não sei qual é, e que pretendera alegar que alcançara.

Hoje eu percebi que todo o caminho resume-se a apenas um passo de cada vez.



7 comentários:

  1. um passo de cada vez mas rumo a realização interior!
    sem esta visão nosso poder continua a se diluir nos outros...

    ResponderExcluir
  2. E quantos de nós temos essa lucidez, Ana ?
    Muitos poucos, acredita.
    E quem, como tu, se auto analisa, está a dois ou três passos de alcançar a meta tão desejada : CÁ ESTOU EU !

    Como fotografaste essa borboleta ?
    Num olhar sem ver, até me pareceu uma apara de lápis como a L. REIS ( DIGIT@L PIXEL ) apresenta esta semana no tema ROSA do Flinpo...Aquele 88 é mesmo natural ?
    Estou abismado !!!

    Um beijo enorme, ANA, e segue firme no teu caminho, ciente que a cada recaída terás mais ( e não menos ) força !

    ResponderExcluir
  3. João: ela estava pousada no portãozinho da minha cozinha. Pura sorte!

    ResponderExcluir
  4. Ana, quem somos nós, de verdade? Difícil saber! O importante é não julgar ninguém, a partir da consciência que temos de ignorar até mesmo a nós próprios. Gostei muito do seu texto, o que não é novidade, pois gosto muito do que você escreve.

    ResponderExcluir
  5. Ana,quanta profundidade nesse texto!Falo um pouco disso hoje no meu blog Asas dos versos mas com enfoque diferente.Só podemos crescer quando nos conhecermos plenamente com qualidades e defeitos!Linda reflexão!bjs e boa semana!

    ResponderExcluir
  6. Mudamos tanto! E nossos caminhos se alteram independente de nossa vontade. Creio que nunca seremos donos de nós mesmos, completamente. Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Ana, primeiramente achei muito bonita a foto da borboleta.

    Sobre a postagem, eu tenho a mesma impressão que você relata no texto. Dizer que chego a conclusão que nunca conseguirei me conhecer seria uma bobagem porque estou caminhando e sobre isso não concluí nada.

    Bjs
    Manoel

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

VERDADES

Alguns falam de doçura, Desconhecem O regurgitar das abelhas, O mel que se transforma dentro delas, Dentro das casas de cera. Falam do luxo ...