terça-feira, 5 de março de 2013

Uma Casa






Uma casa não é só feita de quatro paredes em volta de móveis e eletrodomésticos. É preciso sentir-lhe as energias, pois ela guarda um pouco de cada pessoa que vive ou já viveu dentro dela. Exatamente por este motivo, é aconselhável limpar muito bem e pintar as paredes de uma casa já usada, antes de começarmos a viver nela. 

Uma casa são as roupas no varal, o cheirinho de sabão e amaciante. A grama no jardim, as flores nos canteiros, e cada passarinho que dá o ar de sua graça pousando sobre o muro, ou sobre um galho de árvore. Uma casa é feita dos passos que circulam dentro dela, e de todas as intenções dos seus moradores. Janelas abertas, cortinas esvoaçantes, pétalas de flor jogadas no assoalho, trazidas pelo vento. Um pouco de poeira na mesa de centro, precisando ser limpa. Um cachorrinho, um gatinho, um animal de estimação enfeitando o quintal.

Em algum canto, fotografias de pessoas queridas. Nossos CDs prediletos tocando no final da tarde, enquanto acendemos um incenso e descansamos por alguns minutos na velha poltrona gasta. Uma peça de mobília ou objeto que herdamos de nossos pais ou avós. A panela de pressão chiando sobre o fogão, onde a comida fresca e cheirosa aguarda sua hora de ser consumida.

Plantinhas. Árvores. O sol e suas sombras mutantes. 

Só sei que uma casa é muito mais do que apenas um lugar onde alguém mora. Por mais humilde ou sofisticada, alugada ou própria, por mais simples ou luxuosa, uma casa precisa ter alma e ser considerada como uma coisa viva. Porque uma casa é feita para que pessoas a habitem. E habitar uma casa é quase como entregar-se a ela, agir com/sobre ela. É preencher e compreender-lhe os espaços e humores. respeitar a sua história, sua estrutura original. 

Não gosto quando vejo uma casa antiga sendo 'modernizada' demais. Não gosto das paredes derrubadas, dos telhados cujos formatos são modificados, das antigas janelas de madeira sendo substituídas por 'coisas' de alumínio. É claro que uma casa deve ser confortável para quem vive nela, mas modificar demais uma casa!... ah, eu vejo isto como falta de respeito a quem a  arquitetou e planejou, e uma injúria ao seu estilo original. Uma verdadeira profanação.

Porque uma casa é, de certa forma, um templo construído para que possamos adorar a vida.

*


7 comentários:

  1. Ana, não há luga melhor que a NOSSA casa, seja ela como for.

    Texto bonito, gostoso de ler e cheio se sensibilidade. Principalmente o último parágrafo, onde eu concordo plenamente contigo sobre os elementos de uma arquitetura antiga ser reformada e destituida de suas essências.
    Também gosto imenso de observar essas coisas, porque nós escritores, vemos "coisas" que talvez outras pessoas não enxergam.

    Delícia de explanação!
    bacios cara mia!!!

    *nota da Lu:
    deixe algo assim no Quiosque para que outros leitores conheçam a amplitude da sua literatura!
    :)

    ResponderExcluir
  2. belíssimo , belíssimo texto , e uma belissima paisagem n foto . cheguei sentir o ar fresquinho e cheiroso das arvores, dos matos, das plantas...... show show show ! olguinha costa

    ResponderExcluir
  3. A casa é o retrato da alma, ouso afirmar!
    Lindo texto, Ana! Aconchegante como uma moradia...

    ResponderExcluir
  4. Muito bom! Gosto muito do conteúdo e da estruturação do texto!

    ResponderExcluir
  5. Muito bonito, Ana. Realmente, uma casa não é tão-somente o físico. O sentido maior de uma casa está aí, construído. Muito bonito.

    ResponderExcluir
  6. Ana,uma casa é mesmo assim!Fica com o jeito da gente,não tem jeito!E esse jeito é a vida que damoa a casa!Lindo texto!bjs,

    ResponderExcluir
  7. A casa, para um bom observador, define a pessoa que nela vive. Até essas mudanças estruturais que fazem tem por objetivo adaptar o imóvel à personalidade de seu dono. Creio, porém, que, antes de adquirir o bem, poder-se-ia fazer essa análise, para não alterar suas características. Bjs.

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

AMANHECEU

Amanheceu novamente Sobre as igrejas e telhados dos que ainda dormem E dos que jamais despertarão. Amanheceu sobre as p...