witch lady

Free background from VintageMadeForYou

domingo, 17 de março de 2013

A CATEDRAL - Alphonsus de Guimarães


Catedral de Helsínquia - Finlândia



Entre brumas, ao longe, surge a aurora,
O hialino orvalho aos poucos se evapora,
Agoniza o arrebol.
A catedral ebúrnea do meu sonho
Aparece na paz do céu tristonho
Toda branca de sol.

E o sino canta em lúgubres responsos:
"Pobre Alphonsus! Pobre Alphonsus!"

O astro glorioso segue a eterna estrada.
Uma áurea seta lhe cintila em cada
Refulgente raio de luz.
A catedral ebúrnea do meu sonho,
Onde os meus olhos tão cansados ponho,
Recebe a bênção de Jesus.

E o sino clama em lúgubres responsos:
"Pobre Alphonsus! Pobre Alphonsus!"

Por entre lírios e lilases desce
A tarde esquiva: amargurada prece
Põe-se a luz a rezar.
A catedral ebúrnea do meu sonho
aparece na paz do céu tristonho
Toda branca de luar.

E o sino chora em lúgubres responsos:
"Pobre Alphonsus! Pobre Alphonsus!"

O céu é todo trevas: o vento uiva.
Do relâmpago a cabeleira ruiva
Vem açoitar o rosto meu.
A catedral ebúrnea do meu sonho
Afunda-se no caos do céu medonho
Como um astro que já morreu.

E o sino chora em lúgubres responsos:
"Pobre Alphonsu! Pobre Alphonsus!"





Alphonsus Henrique da Costa Guimarães nasceu em 1870, em Minas Gerais. Aos 18, assiste à morte de Constança, sua noiva. O amor por Constança estará presente em toda a sua vida e obra poética. Aos 27, formado em Direito, casa-se. Anos depois, é nomeado juiz em Mariana, MG, de onde não mais sairia. Morre em 1921.


"Tem cheiro a luz, a manhã nasce." - Alphonsus de Guimarães




4 comentários:

  1. Amiga este seu post proporciona um conhecimento
    importante. Eu gosto sempre de estar a aprender.
    Desejo que esteja a passar um bom domingo.
    E me perdoe, mas quando me deixar comentário
    me diga por favor, de novo o link do seu
    blogue de contos.
    Um beijinho
    Irene Alves

    ResponderExcluir
  2. PASSANDO PARA SABER COMO FOI SEU DOMINGO ?
    POSTAGEM INTELECTUAL ...
    BJS

    ResponderExcluir
  3. Olá Ana,

    Bela e cultural postagem.
    A catedral da imagem é lindíssima.

    Beijo e ótima noite.

    ResponderExcluir
  4. Um grande escritor. Você nos tem trazido verdadeiras pérolas. Bjs.

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

EU SÓ TENHO UMA FLOR

  Eu Só Tenho Uma Flor   Neste exato momento, Eu só tenho uma flor. Nada existe no mundo que seja meu. Nada é urgente. Não há ra...