witch lady

Free background from VintageMadeForYou

terça-feira, 19 de junho de 2012

Resenha - A Saga de um Pedro - Amor e Luta Traçando Destinos



A Saga de um Pedro - Amor e Luta Traçando Destinos -
122 páginas
Autor: Carlos Alberto dos Santos Lopes
Editora - Edições Bagaço - Recife - PE
Ano: 2012

A Saga de Um Pedro é a história de José dos Santos Gonçalves, pai do autor, narrada em primeira pessoa, o que dá ao texto mais realismo, e ao leitor, mais intimidade com os personagens reais desta história de família. Fala das aventuras e desventuras de um homem simples, mas cheio de sonhos, pelos quais não temeu lutar até vê-los realizados. 

Logo no início do livro, o jornalista Carlos Costa explica que: "O que importa é só a dimensão temporal dessa belíssima narrativa familiar." Não cabe ao leitor, ou a quem quer que seja, julgar certas atitudes do personagem, que, devido à veracidade da narração, não foram aliviadas pelo autor. Carlos Lopes faz questão de contar a história real de seu pai, exatamente como ela é, sem floreios ou omissões de fatos que poderiam até mesmo torná-lo antipático a alguns leitores.

Como o próprio autor explicou-me em uma troca de e-mails, ele não pretende ser reconhecido como escritor; e é justamente este fato que faz da história despretensiosamente contada, uma narrativa alegre, bem-humorada e fluida, que prende a atenção do início ao fim. Sem as pretensões e vaidades dos escritores profissionais, Carlos Lopes imprime realismo à narrativa, aproximando o leitor dos personagens. Em certos momentos, identificamo-nos com eles.

O livro fala também de importantes momentos da nossa  História e da nossa cultura, como por exemplo, o advento do rádio e da televisão, a vida difícil no Sertão Pernambucano e vários outros fatos que entrelaçam a vida dos personagens à vida da maioria dos habitantes do Brasil. 

A Saga de um Pedro é uma história imperdível. Vale a pena adquiri-la através do blog do autor:
http://gandavos.blogspot.com .





8 comentários:

  1. Já estou ansioso aqui esperando o meu.

    Abraços, Ana. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  2. Olá Ana, obrigado pela gentileza. Muito bonito e real o que você falou a respeito do meu modesto livro. Você percebeu uma coisa muito importante que é a falta de responsabilidade do leitor em fazer julgamento quanto as atitudes do personagem. Como muitos livros foram adquiridos no meu ambiente de trabalho percebi algumas atitudes de reprovação de comportamento. A idéia não e essa. O objetivodo livro é que o leitor se divirta com as peripécias do personagem. Enfim, cada um vero mundo ou um livro com os olhos que pode ter naquele momento. No geral, valeu a diversão. Obra de arte e de bons modos ou exemplo de vida, não faz parte da minha pretensão. Até gostaria. Amiga, suas palavras são tão reais quanto as narrativas do meu livro. Obrigado e sucessos com o seu livro. Na sexta-feira começo a leiturado seu livro. Sei que vou gostar. Sou seu fã de carteirinha.

    ResponderExcluir
  3. Bom reconhecer valores novos na lieteratura, Anna.
    Veu a sua divulgação.

    Abraço,
    Jorge

    ResponderExcluir
  4. Olá, Ana!

    Excelente a sua resenha e a percepção que teve do livro de Carlos Lopes. Partilho com você as mesmas opiniões sobre a veracidade que nos passa a narrativa, que nos contagia pela simplicidade e realismo do autor.

    Avalizo cada palavra sua e recomendo a leitura de A saga de um Pedro, já que pude acompanhar a "gestação" dele e tenho plena convicção que o leitor se deliciará com a história de vida de Seu José.

    Um abraço e prazer conhecer o seu aconchegante espaço.
    Celêdian

    ResponderExcluir
  5. Sua resenha está gentil, simpática, equilibrada, sucinta, cativante e leve, Ana. Muito bem!

    ResponderExcluir
  6. O Ana, como é que eu consigo aparecer de foto (e de fato) na galeria de amigos do seu blog? Onde eu errei quando fiz meu login? - Obrigado pelo passo-a-passo que você me der...

    ResponderExcluir
  7. Ana,uma ótima dica!A história é bem interessante!bjs,

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

EU SÓ TENHO UMA FLOR

  Eu Só Tenho Uma Flor   Neste exato momento, Eu só tenho uma flor. Nada existe no mundo que seja meu. Nada é urgente. Não há ra...