witch lady

Free background from VintageMadeForYou

segunda-feira, 4 de junho de 2012

A MORTE E SEUS CRITÉRIOS





Nos revoltamos contra a morte, pois achamos que ela tem sentimentos, como nós. A morte é apenas uma senhora que cumpre o seu dever... não faz diferença entre ricos, pobres, jovens, velhos, saudáveis ou doentes: leva a quem tem que levar, porque esta é a sua missão. Não a entendemos, pois achamos sempre que ela deve levar os velhos e doentes, e de repente, ela leva os jovens e saudáveis.

Para provar, talvez, que todos aqui temos as mesmas chances e corremos os mesmos perigos, e que ninguém é invulnerável. Você aí, na segurança de sua casa cheia de alarmes, ou talvez você, que se preocupa com o futuro e tem um investimento para a aposentadoria, ou talvez ou outro aí no cantinho, que só sai de casa durante o dia, com medo da violência.  Quem sabe, aqueles que pagam planos de saúde caríssimos, como se isso os tornassem imunes à morte. Mas a Dona Morte está sempre rondando, e nos observa o tempo todo...


Mas ela recebe ordens; não age sozinha. Portanto, é injusto culpá-la por tudo. Todos temos que morrer um dia. Quando? Não nos cabe decidir. Quem vai primeiro? Qual o critério da escolha? Deve haver algum, com certeza... quem sabe, um dia tenhamos esta resposta? Recuso-me a acreditar no acaso.



Assim como existem planos de saúde (que na verdade, são planos de doença) , seminários para ensinar as pessoas a viverem melhor, e seguros de vida, seguros contra incêndios e desabamentos, ou seja, tudo que nos faça viver aqui por mais tempo, acho que deveria haver também, seguros de morte; explico: quem tiver um seguro de morte, terá apoio psicológico e espiritual para morrer, ou aceitar a morte dos entes queridos,quando chegar a hora. Deveria haver cursos que nos preparassem para a morte, assim como nos preparam para a vida. Porque a morte está aí, para todos nós, e ela faz parte da vida, quer queiramos, quer não. Socá-la no fundo do baú não vai fazer com que ela deixe de existir.



Curtir a vida é importante; sermos felizes, fazermos as coisas que gostamos, viajar... tudo isso é ótimo! Mas acho que todos seríamos bem mais felizes se estivéssemos preparados para a morte. Ela deixaria de ser um tabu, e deixaria de nos amedrontar tanto.



A morte tem seus critérios, que não são sempre os mesmos que os nossos, e por isso, não a entendemos. Acho que o erro não está na morte e no morrer, mas no viver negando coisas que fazem parte da vida. Todos nós nos portamos como crianças birrentas diante da morte: não queremos ir, e nem aceitamos que os outros vão. Mas a morte e a vida são duas mães que não admitem pirraças, e fazem aquilo que elas acham melhor para o crescimento e amadurecimento de seus filhos. E ficamos perguntando: "Mas mãe, por que?!" E elas nos olham, com aquele olhar de quem sabe tudo - até mesmo que não temos ainda idade para compreender a resposta, se elas tentassem nos explicar - e então elas suSpiram fundo e dizem: "Ora... porque sim!"


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

EU SÓ TENHO UMA FLOR

  Eu Só Tenho Uma Flor   Neste exato momento, Eu só tenho uma flor. Nada existe no mundo que seja meu. Nada é urgente. Não há ra...