witch lady

Free background from VintageMadeForYou

segunda-feira, 4 de junho de 2012

A FELICIDADE É O CAMINHO








Existe uma padaria aqui em Petrópolis, na Rua 13 de maio, que sempre coloca alguma frase de efeito escrita a giz em um quadro, bem à mostra, para ser lida por quem está passando. É impossível não esticar a cabeça para fora da janela do ônibus ou do carro para ler a frase do dia, ou da semana. Às vezes a frase é longa e o ônibus passa rápido demais, então eu leio a segunda parte na volta.


Ontem, a frase lida era a seguinte: "Não existe um caminho para a felicidade: a felicidade é o caminho." Geralmente, eles não mencionam os autores da frase, portanto, mas alguém me disse que foi Gandhi. . 


Achei-a uma frase linda e verdadeira. Sempre temos a impressão de que devemos buscar alcançar coisas materiais ou espirituais a fim de obter a felicidade. Assim, acabamos tornando a felicidade apenas uma angustiante busca, que às vezes se revela infrutífera, já que a maioria das pessoas acha que só pode ser feliz "quando"... 


Acho que a felicidade não pode estar em lugar algum, a não ser dentro de cada um de nós. Através dela, podemos encontrar o restante: as coisas materiais e espirituais, necessárias para completar nossa vivência. Se não carrego comigo a felicidade, serei incapaz de apreciar um belo passeio, uma obra de arte, uma bela música, uma pessoa... quem é infeliz, não vê nenhuma graça na vida. 


Até mesmo para facilitar a cura de uma doença, a gente deve tomar doses diárias de felicidade. O pessimismo- tanto do doente quanto das pessoas que o cercam - só vai servir para agravar ainda mais o problema. Já presenciei muitas vezes, pessoas que se aproximam da cama de um doente com lágrimas nos olhos, mostrando piedade ou consternação, e quando elas se vão, o doente parece ainda mais doente. Outras, chegam contando as boas novidades, insulam otimismo, fazem sorrir. Quando se afastam, o doente sente-se melhor e dorme um sono tranquilo. 


Acho que sentimentos tem o poder de contagiar. Tanto para o bem quanto para o mal. Quem nunca sentiu dor-de-cabeça perto de alguém potencialmente infeliz ou negativo? Quem nunca sofreu o efeito de um "espalha-montinho", ou seja, aquela pessoa que chega em um grupo de outras pessoas que conversam animadamente e, em cinco minutos, todos parecem desanimados e se afastam, um a um? E quem não conhece alguém cuja presença é sempre requisitada, pois tem a capacidade de transmitir a paz a todo mundo? 


Vou repetir esta frase agora, ao final do texto, para que ela tenha realmente um efeito duradouro sobre você, que a lê: 


"NÃO EXISTE UM CAMINHO PARA A FELICIDADE: A FELICIDADE É O CAMINHO!"






PUBLICADO ORIGINALMENTE NO RECANTO DAS LETRAS

2 comentários:

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

VERDADES

Alguns falam de doçura, Desconhecem O regurgitar das abelhas, O mel que se transforma dentro delas, Dentro das casas de cera. Falam do luxo ...