witch lady

Free background from VintageMadeForYou

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Otimismo ou Pessimismo - O que é Melhor?





Segundo um estudo conduzido por Abgail Hazzlet - Psicóloga do Departamento de Psicologia da Northwestern University, em Sheridan , Wyoming, foi observado que, ao contrário do que a maioria de nós pensamos, o pessimismo também tem suas vantagens, e que tanto o otimismo quanto o pessimismo são apenas maneiras particulares que cada um encontra para motivar-se e atingir seus objetivos.

A fim de provar esta teoria, foram selecionados dois grupos de pessoas - um grupo considerado otimista e outro grupo considerado pessimista. As pessoas, durante o experimento, tinham como objetivo resolver uma série de anagramas (espécie de jogo no qual as letras de uma palavra são usadas para formarem novas palavras). Ambos os grupos foram subdivididos em dois outros grupos, nos quais um deles recebia incentivo através de seu modo preferido de encarar os fatos (otimista ou pessimista), enquanto que o outro grupo, era forçadamente motivado através do que ia contra suas tendências naturais, ou seja, os pessimistas eram incentivados a agir e pensar de maneira otimista, enquanto os otimistas recebiam um tipo de incentivo baseado no pessimismo.

A experiência provou que incentivar os pessimistas  a serem otimistas não provocou resultados positivos, e que os otimistas, quando obrigados a trabalhar recebendo estímulos de cunho pessimista, também produziam abaixo do que se era esperado. Cada grupo agia melhor quando incentivado a comportar-se da maneira que lhes era natural, fosse ela pessimista ou otimista.

Portanto, eu, em minha leiga compreensão, cheguei à conclusão de que o pessimismo não é ruim, afinal de contas... pois o pessimista é capaz de pensar em todos os lados negativos de um problema, encontrando soluções,  e também, prever problemas futuros, enquanto que o otimista põe o trabalho em prática sem pensar muito nos obstáculos, atingindo seus objetivos mais rapidamente, mas tendo que fazer vários reajustes ao longo do caminho. No final das contas, cada um acaba atingindo seus objetivos, à sua maneira.

Tanto o otimismo quanto o pessimismo exagerados podem ser prejudiciais, pois a pessoa extremamente otimista vive achando que tudo acontecerá sempre da melhor forma possível, ignorando as imprevisibilidades da vida - e a vida adora preparar-nos surpresas; o pessimista exagerado, por sua vez, pode acabar perdendo muitas oportunidades pela demora em agir e pela mania de querer ter tudo rigorosamente planejado antes de tomar qualquer atitude. O caminho do meio - ou seja, o equilíbrio - é sempre a melhor solução!

Fico pensando se aqueles seminários motivacionais que tentam nivelar todas as pessoas como realizadores otimistas, tão em moda nas empresas, sugerindo que o pessimismo é sempre prejudicial, são realmente efetivos...

4 comentários:

  1. Confesso que não sou nem otimista nem pessimista, simplesmente espero as coisas acontecerem, não corro atras, se for a meu favor, tudo bem se não, paciencia. beijo de zélia

    ResponderExcluir
  2. Bem Ana, com certeza na sua analise o equilibrio é o que determina sempre. Claro que o estudo é bem interessante e creio que o pessimista na realidade é um auto protetor,não se arrisca facilmente. O otimista é per si um sonhador. O pessimista muitas vezes se castra e o otimista muitas vezes quebra a cara.Logo é preciso mesmo um equilibrio.
    Boa partilha para uma reflexão.
    Carinhoso abraço amiga.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Oi querida, sempre fui otimista, hoje estou muito realista mesmo, olho pra tudo buscando exatidão, talvez mais fatalista do que pessimista. Busco a realidade e não as ilusões, ou expectativas inúteis. Nunca gostei desses motivacionais, fui em vários, se repetem e na prática, muito pouco ou nada muda. Já li livros de auto-ajuda, não leio mais, livros com fatos ou não ajudam muito mais. Enfim Ana, os anos nos moldam com aquilo que nos cerca, o que é, é e pronto. Meu carinho com saudades de deixar minha marcona aqui. Tenho lido, ando mesmo mais para não pensar.

    ResponderExcluir
  4. apesar das coisas (negras) sempre vou pendendo para o otimismo, não gosto de sofrimentos e achar que tudo está perdido.. acho que até morta , ainda vou acordar pra dizer vai dar tudo certo..... só estou precisando agitar meu otimismo, atitude é tudo !! muito lógico teu texto, prós e contras na medida certa !!! abçs !!! olguinha

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

VERDADES

Alguns falam de doçura, Desconhecem O regurgitar das abelhas, O mel que se transforma dentro delas, Dentro das casas de cera. Falam do luxo ...