witch lady

Free background from VintageMadeForYou

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Reflexões





Na minha idade, certas coisas trocam de lugar, e as que antes eu achava que eram importantes deixam de ser, e outras que eu costumava ignorar, tornam-se importantes. Tudo o que fiz durante meus anos de juventude, começa a aparecer; os excessos, e também os cuidados: as horas dedicadas ao exercício físico, a boa ou má alimentação, ao sedentarismo, ao tipo de leitura e lazer aos quais eu me dedicava e a maneira como tratei das coisas do espírito.

Tem gente que gosta de dizer que a idade não importa. Eu acho que elas cometem um erro. A idade importa sim, e para mim, é preciso prestar atenção à passagem do tempo e à maneira como nossos valores vão se transformando, e nossas vidas, se adaptando às novas idades.

Ficar mais velha nos faz pensar que, quanto mais longa for a nossa vida, mais nos aproximaremos da morte. E eu confesso que olho para esta inevitável senhora sem nenhum medo ou ressentimento, pois para mim, ela é apenas mais uma etapa da vida. Acho estranho o assunto morte ser considerado tabu entre as únicas criaturas que sabem que todos vamos morrer.

Eu não acho que a vida fica inevitavelmente mais 'maravilhosa' só porque eu estou mais velha. Não acredito nessa coisa de 'melhor idade.' A vida pode ser uma cadela, a qualquer momento, em qualquer idade. Mas também pode ser maravilhosa a qualquer idade.

O que eu realmente penso sobre envelhecer, é que não é divertido, não é maravilhoso, não é a melhor idade, não é a idade em que todo mundo passará a nos respeitar mais e nos achar uma gracinha, perdoando nossas faltas, e nem é a idade na qual devemos nos recolher e olhar a vida passar, sem intrometer-se muito nas conversas de família numa tentativa de que tolerem a nossa presença. Acredito que se tivermos respeito por nós mesmos, as pessoas nos respeitarão mais quando envelhecermos; se não nos colocarmos na posição de titios, vovós ou vovôs bonzinhos e bobinhos, que ficam extasiados toda vez que alguém mais jovem nos diz que somos uma gracinha e nos trata como bebezinhos, as chances de que não sejamos vistos como tal aumentarão consideravelmente.

Se eu ler, me informar, tiver uma conversa interessante, cuidar da memória exercitando meu cérebro e tomando remédios se necessário, terei uma grande chance de continuar ocupando um lugar importante no meio da minha família e entre os mais jovens. Basta que eu não vista o estereótipo da velhinha bonitinha e coitadinha, como esperam inconscientemente que todos façamos. E sempre que alguém se referir a mim de maneira desrespeitosa, ou desconsiderar uma opinião minha alegando que eu estou velha, eu não posso deixar passar! Não posso me acomodar e fingir que não percebi! É exatamente nessa hora que torna-se essencial levantar a voz, aprumar a postura e contestar, dizendo: "Quem você pensa que é?" E jamais, mas jamais, concordar em mudar-me para o quartinho dos fundos dentro da minha própria casa!

Acho importante também que possamos cuidar da vida financeira, fazer planos para que tenhamos uma renda que nos deixe independentes - parte que tenho negligenciado totalmente... mas vou providenciar. Minha mãe fez até plano funeral - o que eu não faria, pois quando eu morrer, que se vire quem estiver vivo. Acho que eu serei merecedora de um pequeno investimento dos que me cercam a fim de proporcionar-me uma última morada para meus ossos. Ou joguem-me aos cães, doem-me à medicina, não me importo.

Envelhecer não é uma delícia, não significa entrar na melhor idade, e muito menos, tornar-se mais sábio; mas é inevitável e natural, e deve ser encarado como tal.

4 comentários:

  1. Bom dia Ana!
    Bem pensado sobre velhice, ela existe, mas não precisa ser um peso, pra mim é leve e sempre me preparei para isso, tenho hoje 64 anos que não escondo, me orgulho de mim, me cuido e muito, sou mesmo feliz, fiz tudo o que sonhei e hoje curto e ainda tenho sonhos à caminho!
    Viver é dom, sempre digo isso, portanto minha linda, viva cada dia ao seu dia e se possível, seja feliz, é questão de escolha mesmo!!!
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Ana,

    Os problemas ou dificuldades podem aparecer em qualquer idade, mas, quando começamos a envelhecer, temos duas coisas que não ajudam muito, uma é o nosso corpo vai progressivamente deixando de responder da forma a que estávamos habituados, a outra refere-se à nossa imagem, sob essa perspetiva envelhecer não é, nem pode ser, uma coisas agradável. No entanto, se nos mantivermos ativos, participantes e minimamente saudáveis, o próprio envelhecimento do corpo e da mente se irá, na maior parte das vezes, notar menos.
    Aceitar que estamos envelhecer é fundamental, nem sempre é fácil, mas o tempo que "perdemos" revoltando-nos´, contra esse facto inevitável, é mesmo tempo perdido. É bom, contudo, que nos tentemos conservar o mais jovens possível, pela prática de um desporto, pela leitura, estudo, ou qualquer outra atividade que estimule o intelecto, pela participação ativa na vida familiar, social, política, etc.
    Concordo consigo, respeitar-nos a nós próprios é fundamental. Só se nos respeitarmos é que os outros nos respeitarão, só se gostarmos de nós próprios é que teremos capacidade para verdadeiramente gostar dos outros.
    Quanto à morte, nunca a considerei uma inimiga, tenho, sim, medo da doença e do sofrimento e/ou incapacidade física ou intelectual. e confesso que tenho alguma curiosidade dessa vida que vamos encontrar depois da morte. Pois, para mim, morte não é o contrário de vida, mas, sim, de nascimento.
    Continuo a achar que somos muito parecidas.
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. rsrsrs... Ana, adoro a forma como expressa teus sentimentos. Gosto imenos desse : "Eu falo e pronto"! Eu também sou assim e quanto mais o tempo passa, mais a gente aprende e mudam mesmo nossos valores, pra melhor eu creio.

    Quanto à morte, ela é um enigma que ninguém vai decifrar, nem adianta... E enquantos estivermos vivos, vamos seguindo cuidando do corpo e do espírito.

    Blogada pra lá de super!

    bacios caríssima

    ResponderExcluir
  4. É, eu concordo contigo.
    A tal da "melhor idade"
    não é a melhor idade.
    Mas dá para caprichar
    para não ser a pior idade.
    Gostei da tua reflexão.

    Um grande abraço e um feliz fim de semana.

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

EU SÓ TENHO UMA FLOR

  Eu Só Tenho Uma Flor   Neste exato momento, Eu só tenho uma flor. Nada existe no mundo que seja meu. Nada é urgente. Não há ra...