witch lady

Free background from VintageMadeForYou

terça-feira, 14 de maio de 2013

Primeiras Impressões





Trechos do livro "A Primeira Impressão é a que Fica" - por Ann Demerais e Valerie White







O Outro Lado do Filtro: Conheça Seus Preconceitos

(...)1- Você parte de uma informação inicial sobre as pessoas - repara na sua linguagem corporal, no que elas falam e na maneira como reagem.
2- Com base nessa informação inicial, você forma uma impressão a respeito delas - faz suposições sobre o que são e como irão se comportar no futuro.
3- Você passa a vê-las através desse filtro. Como acontece com todo mundo, você acredita ser um bom juiz quando se trata de avaliar a personalidade das pessoas. Nos próximos encontros você procura informações que se ajustem à sua primeira impressão e não presta muita atenção ou até ignora atitudes que não se encaixam a ela.



Alguns Erros Comuns 

Todos nós cometemos alguns erros bastante comuns ao filtrarmos informações sobre os outros. Se você tiver consciência desses erros, estará numa posição melhor para minimizá-los.
Cometemos o erro fundamental de generalização quando achamos que um comportamento específico de uma pessoa define toda a sua personalidade, em vez de atribuí-lo a uma situação particular. Para corrigir isso, tente se lembrar de como as situações desempenham papel importante no modo como as pessoas se comportam e se sentem.  Procure na ambientação ou situação em que se encontram um motivo para ter provocado aquela atitude. Se alguém que você conhece no seu trabalho mostra-se distante ou pouco amistoso,  antes de rotulá-lo pense que talvez ele ou ela tenha recebido alguma notícia ruim ou acabado de levar uma bronca do chefe. Se uma pessoa sentada ao seu lado durante o jantar parece meio reservada, antes de definí-la como metida a besta, imagine que ela pode estar preocupada com algo que acabaram de lhe dizer ou que não está se sentindo bem. Você também pode assumir um papel mais ativo e perguntar-lhe como ela vai ou como foi o seu dia - e aí talvez descubra o que está por trás daquele ar pouco amistoso.
(...)




Embora a tendência a rotular os outros seja comum à maioria das pessoas, todos nós temos certas preferências e passamos por determinadas experiências que nos levam a ter preconceitos e percepções peculiares.

(...) Cada vez que seus caminhos se cruzam com os de alguém, você produz um efeito sobre ele ou ela. E também é afetado pelas pessoas que encontra. Você tem o poder de fazer dessa influência uma experiência positiva, negativa ou até mesmo algo capaz de mudar sua vida. É uma escolha sua.


5 comentários:

  1. AMEI A NOVIDADE ESTOU COMPARTILHANDO. BEIJOS COM SAUDADES.

    ResponderExcluir
  2. Gostei de tuas considerações...beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  3. Creio que não devemos nos basear na primeira impressão que alguém nos causa. Podemos chegar influenciados de forma negativa e cometermos grandes equívocos. Bjs.

    ResponderExcluir

  4. Olá Ana,

    Nem sempre a primeira impressão corresponde à realidade. Deixar-se levar por ela conduzirá fatalmente a julgamentos equivocados. Ou não, em raras exceções.

    Beijo.

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

VERDADES

Alguns falam de doçura, Desconhecem O regurgitar das abelhas, O mel que se transforma dentro delas, Dentro das casas de cera. Falam do luxo ...