Trecho de "L'âme et la Vie", de Yung
O sonho é uma porta estreita, dissimulada no que há de mais obscuro e íntimo na alma. Abre-se para essa noite original cósmica que pré-formava a alma bem antes da existência da consciência do ego, e que há de perpetuá-la bem além do que jamais uma consciência individual conseguirá atingir.
Pois toda consciência do eu é esparsa. Distingue entre fatos isolados por meio da separação, da extração e da diferenciação, e apenas é percebido o que pode entrar em contato com o ego. A consciência do ego, ainda quando consegue entrar em contato com as nebulosas mais longínquas, é feita somente de compartimentos bem delimitados.
Com o sonho, pelo contrário, penetramos no mais fundo do ser humano, o mais verdadeiro, o mais geral, o mais durável, naquilo que ainda mergulha no claro-obscuro da noite original, onde era um todo e onde o todo estava nele, no seio da natureza indiferenciada e impessoal.
É destas profundezas, onde o universal se unifica, que jorra o sonho, seja ele revestido das aparências mais pueris, grotescas e imorais (...) Quando se nos aparecem sem sentido, somos nós os insensatos, desprovidos, segundo toda aparência, desta fineza de espírito necessária para decifrar as mensagens enigmáticas de nossos ser noturno (...). Ninguém duvida da importância da vida consciente e de suas experiências. Por que então duvidar da significação dos acontecimentos inconscientes?
Fazem parte também de nossa vida, e neles, vibra tanto, senão mais quanto em nossa existência diurna; e às vezes, são mais perigosos, às vezes mais salutares que esta.
OS DEGRAUS
Não desças os degraus do sonho
Para não despertar os monstros.
Não subas aos sótãos - onde
Os deuses, por trás das suas máscaras,
Ocultam o próprio enigma.
Não desças, não subas, fica.
O mistério está é na tua vida!
E é um sonho louco este nosso mundo...Mario Quintana
"Mesmo que seja um sonho, mesmo que seja uma ilusão, se existe dentro de você, é porque é para você. - Zíbia Gaspareto
Eles são vida, ou já vivida ou por viver. Bjs.
ResponderExcluirMsg pra refletir e que toca fundo nossa alma!Adorei ler Quintana tb!bjs,
ResponderExcluirOs sonhos fazem parte da nossa vida! A nossa caminhada só tem sentido se existirem os sonhos.
ResponderExcluirObrigada pelo carinho. Estou seguindo este blog lindo e abençoado.
Beijos.
ResponderExcluirOlá Ana,
Adorei 'Os Degraus', de Quintana.
Interessantes as colocações de Yung. Dá para refletir.
Beijo.