witch lady

Free background from VintageMadeForYou

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Os Seios de Angelina






Angelina Jolie acaba de passar por uma dupla mastectomia a fim de prevenir o aparecimento do câncer. Ela viveu a experiência, segundo relatos a repórteres, de ver sua mãe enfrentar a doença durante dez anos, e ser vencida. Como os médicos constataram que ela tinha 84% de probabilidade de desenvolver a doença, preferiu fazer a retirada preventiva dos seios. 

 Angelina foi corajosa ou agiu apenas movida pelo medo? Não sei. Não estou na pele dela.  Mesmo assim, acho que eu jamais teria coragem de fazer o que ela fez. Manteria meus seios sob vigilância cuidadosa, mas não os retiraria caso não houvesse evidências da doença já em curso. Acho que apostaria nos 16% de chance de não desenvolvê-la.

Na mesma página onde li a notícia sobre Angelina, descobri que Rita Lee, Sharon Osbourn e a atriz Christina Applegate passaram pelo mesmo procedimento. Sharon Osbourn, que em 2010 passou pela cirurgia aos 60 anos, declarou que não desejava passar o resto da vida com uma sombra a seguindo. Mas não passamos todos a vida inteira com uma sombra nos seguindo?

Acho que existe uma nova indústria em andamento: uma indústria que incute medo nas pessoas, convencendo-as a passar por uma mutilação voluntária a fim de prevenir uma doença que nem sabe se desenvolverão. Daqui a pouco, se as coisas continuarem assim, haverá pessoas removendo parte de seus intestinos, fígado, pulmões, estômagos, etc..., com medo de desenvolver a doença.

Acredito que as pessoas devem tomar todo o cuidado possível, principalmente, as que possuem os genes da doença, e consequentemente, maior probabilidade de desenvolvê-la; mas eu não faria uma cirurgia destas sem ter câncer! 

A morte é a grande sombra que nos segue vida afora desde o momento que nascemos, e não existe nenhuma cirurgia preventiva contra ela.

7 comentários:

  1. Eu achei um absurdo, ridícula! Nunca imaginei fazer algo assim: temos que apostar nas boas estatísticas e não nos fixar nas chances de TER OU NÃO doenças. Me parece demais. Ela se acha imprescindível por aqui creio! Não gostei! Quando chega a hora de ir, pegamos nosso boné e pronto! A vida é assim. Ainda bem que o griteiro geral dos médicos alertando pra não necessidade disso. Senão, imagina o que seria! Credo! E eu a admiro por tantas outras coisas, mas dessa vez, pisou na BOLA!! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Ana, complicado mesmo tudo isso, só estando na "pele" da pessoa é que se pode avaliar, eu não sei o que faria, mas se tivesse a idade dela, a confirmação genética, o apoio do marido, os médicos de confiança e todo o dinheiro disponível não veria nenhum obstáculo,pois a ciência está aí para isso mesmo, desenvolver cada vez mais os meios para se evitar doenças e mortes,portanto se é possível isso porque não?
    A felicidade é primordial, ela está agora leve e sem medos e ainda muito linda, sendo assim a mente ajuda e é o que penso também!
    Talvez eu faria?!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Olá!Bom dia
    Ana
    é verdade... só estando na pele da pessoa para saber.Agora, se ela não estiver buscando só chamar a atenção de todos...apenas a concretização simples da escolha informada e preventiva não vejo mal nenhum. No caso dela que tem como realizar suas opções, fica até mais fácil de escolher.
    Obrigado pelo carinho da visita
    Boa quarta feira
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ana, a atitude de Jolie realmente estufou os cordéis da opinião pública.
    omo eu disse em resposta ao teu coment no meu blog, creio que o que nós temos que passar ninguém passa por nós. Portanto eu manteria exames rigorosos se fosse o caso e nunca iria mutilar-me dessa forma.

    Mas ela... Foi opção, e ela estava totalmente acertada sobre isso. E não muda em nada (pra mim) a imagem que tenho dela como pessoa.

    Quanto à industria que já está a tona, só entra nessa quem quer.
    Ouvi opiniões de médicos brasileiros e eles têm a opinião de se fazer exames periódicos (mesmo tendo o mesmo problema da Jolie) e que nossa realidade não está preparada (psicológica e financeira).

    bacios

    ResponderExcluir
  5. Ana boa noite, excelente crônica, sabe eu acho que depende muito da cabeça de cada um, independente de ser quem for, profissionalmente ela é incrível, como ser humano não sei porque não a conheço, mas por melhor que ela seja como ser humano a opção dela não muda isto em nada. Só nos mostra não um medo de fazer a passagem, mas o medo do sofrimento que este tipo de doença costuma trazer, e estes medos ocultos que temos dentro de nós mesmas não nos fazem para o nosso semelhante nem melhores ou piores, simplesmente somos nós mesmas que sofremos com estes medos, portanto julgá-la para mim é uma atitude de desamor, diante de uma fraqueza dela, beijos Luconi

    ResponderExcluir
  6. Uma boa cronica em tempo desta mania de quem tem muito dinheiro pensar que pode evitar o sofrimento e a morte.Voce disse bem, vivemos constantemente sob uma sombra.
    Belo trabalho Ana.

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

VERDADES

Alguns falam de doçura, Desconhecem O regurgitar das abelhas, O mel que se transforma dentro delas, Dentro das casas de cera. Falam do luxo ...