witch lady

Free background from VintageMadeForYou

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Cuidar da Casa e da Alma





 De vez em quando, como todos sabem, é preciso limpar a casa onde moramos. Para isso, existem vassouras, detergentes, paninhos, aspiradores, sabão e água. E se fizermos esta limpeza regularmente, ela não será tão difícil; mas quando deixamos a sujeira acumular por muito tempo, a limpeza durará muitas horas - ou dias! Vejo na TV os programas sobre os 'acumuladores de objetos,' cujas casas estão abarrotadas de coisas - as mais inúteis - até o teto, de forma que torna-se impossível limpá-las ou circular por elas. É claro, estas pessoas sofrem de problemas emocionais e psicológicos profundos, e precisam de ajuda.

Eu gostaria que houvesse um programa que mostrasse o que acontece um ano ou dois após a limpeza das casas daquelas pessoas... será que elas continuarão a manter tudo limpo e organizado, ou voltarão a acumular coisas, deixando a desordem e a sujeira se instalarem? Bem, eu acho que a maioria delas voltará ao ponto de partida, pois a sujeira e o acúmulo que elas expressam do lado de fora, em suas residências, está dentro delas. Se estas pessoas  não se tratarem, não se livrarão dela.

Assim é com as nossas almas: acumulamos sentimentos ruins, tristezas, medos, sofrimentos. Depois, ficamos tão carregados com estas coisas, que torna-se trabalhoso nos livramos delas! Daí, procuramos ajuda psicológica, terapeutas, religião, orações, aconselhamentos de amigos e familiares. Tudo isso adianta; mas se não mantivermos uma rotina diária de analisarmos nossos sentimentos e compreendermos o porquê de eles estarem ali (e não simplesmente jogá-los sob o tapete e fingir que não existem), em breve estaremos novamente deprimidos, negativos e sem vontade de viver.

Cuidar da casa e da alma: um exercício, um hábito que deveríamos cultivar sempre, e não simplesmente apenas quando a casa e a alma estiverem 'sujas.'



7 comentários:

  1. Hola Ana, También suelo ver esos programas alguna que otra vez. Por supuesto que no soy quien para judgar ni profundizar, en el porque de las situaciones de las vidas de otras personas, pero estoy de acuerdo contigo en que, el dolor del alma es mas importante, ya que se exterioriza en infinidad de formas.

    Un saludo cariñoso.

    ResponderExcluir
  2. Limpe sempre a alma e o coração com as folhas do amor! Eu entrei aqui, mas não sei como a seguir! abraços

    ResponderExcluir
  3. Tudo vai do ser de cada um.No reflexo do espelho podemos
    Ver o que é o intimo de cada um.Tudo relaciona com casa
    e Alma.Concordo contigo Ana.Boa Matéria.Bjus\Flor*

    ResponderExcluir
  4. Olá!Bom dia
    Ana
    Tudo bem? Comigo, sim!
    Bela imagem!
    é isso que devemos fazer sempre. Temos que dividir o tempo
    de uma maneira que haja hora para tudo...olhar para dentro do coração ou casa , retirar coisas inúteis ,lixos emocionais . Ficar com a alma/casa limpa...
    é cuidar do próprio equilíbrio. Muitas vezes, acabamos absorvendo energias e objetos sem necessidade e ficamos mal. O excesso inevitavelmente gera um ciclo vicioso que tende a esmagar a nossa autoestima.
    Meu carinho
    Boa semana
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. da um baita trabalho e acumularmo coisas ruíns, acho que tem fases que nos perdemos um pouco e tanto a bagunça da casa começa aparecer , como nos deprimimo por algum motivo que no aflige muito . ótimo texto , ótimo ! boa noite Ana olguinha costa

    ResponderExcluir
  6. A casa limpa e arrumada nos traz bem estar. O espírito em paz nos estimula e nos faz ver tudo de maneira simples. Energias positivas são necessárias em todos os espaços. Bjs.

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

VERDADES

Alguns falam de doçura, Desconhecem O regurgitar das abelhas, O mel que se transforma dentro delas, Dentro das casas de cera. Falam do luxo ...