witch lady

Free background from VintageMadeForYou

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Uma Taça de Vinho

Busto di Bacco - Michelangelo



 Trecho do texto introdutório do livro "Vinho - o Bom Companheiro" de Luciano Percucussi.


O vinho é aquela bebida da qual todos falam, mas poucos conhecem, e dela tiram as inúmeras vantagens que oferece e não somente o prazer de beber, como a grande maioria dos brasileiros imagina.
O vinho nos introduz no vasto e imensamente variado mundo da gastronomia, ao qual está estrita e diretamente ligado.



O vinho é cultura. Atrás de cada vinho há séculos de história, que é a mãe da cultura. Para conhecer um vinho é preciso, antes de mais nada, conhecer seu habitat, seu potencial, seu valor comercial e seu grau de aceitação. Isso é possível através dos livros ou in loco, o que pede obrigatoriamente deslocamento até determinada região. É assim que, perseguindo um vinho, estuda-se a história , adquire-se nova cultura ou se amplia a pouca que já temos. Além dessas riquezas que nos oferece, o vinho age sobre nosso físico de muitas e variadas maneiras, provocando efeitos benéficos que vão desde uma boa digestão até um estado de agradável e moderada euforia que nos deixa com espírito mais elevado, propenso a coisas boas com direito aos sonhos mais gostosos e com o cérebro m ais ativo para falar, escrever, amar, perdoar. O vinho, prém, deve ser tratado como diz Luigi Veronelli, "Como uma bela mulher," não abusando da quantidade, pois nestes casos, os efeitos invertem-se e ele provoca sérios males ao espírito e ao físico. É preciso saber beber. Beba sempre que tiver vontade, nas horas mais adequadas, mas beba pouco e bem. Qualidade, não quantidade: eis o grande segredo! Embora a qualidade seja mais cara, com o tempo se tornará mais barata, pois com certeza, como já disse, beneficiará o físico, evitando os estragos que a quantidade provocará e que, para remediá-los, será preciso gastar bem mais do que se economizou comprando mais barato.
...............................................................................................





"Bebê-lo para escutar o que ele diz..." - Veronelli


"Quando bebo, penso, quando penso, bebo." - Rabelais


"O doce beber que nunca me teria saciado." - Dante Alighieri


"O vinho é composto de humor líquido e luz." - Galileu Galilei



"Bebe água aquele que não tem vinho." - Jacopone da Todi



"Se Deus tivesse proibido o vinho, por que o teria feito tão gostoso?" - Richelieu



9 comentários:

  1. Sei não mas esse tal de Luigi devia estar com umas boas taças na cabeça quando fez tal comparação. Vinho é bom, Paulo o apóstolo à época recomendou, se não me engano, à Tiago, "toma também um pouco de vinho por causa das suas doenças.." Gosto muito e, tomo pouco. Gr. Bj. Ana!

    ResponderExcluir
  2. Olá Ana
    Deve lhe confessar que não sou um amante, nem entendedor de vinhos. Existem bebidas que me agradam mais.
    Bjux

    ResponderExcluir
  3. ITALIANO MOLHA A CHUPETA NO VINHO. CADA UM TOMA O VINHO QUE GOSTA. OS ENOCHATOS, COMO O PRIMEIRO TEXTO, SÃO UNS COITADOS, NÃO CONHECEM OS PRAZERES DA VIDA, ENCHEM A BOCA COM UM CHATEAUNEF DE PAP E NUNCA COLACARAM NA BOCA UM CHATEAU D`YQUEM, MUITO MENOS UM PETRUS. JÁ VI UM BOBOCA DIZER QUE TOMA VINHO PELO RÓTULO E PREÇO. CONHEÇO TODAS AS REGIÕES DOS BONS VINHOS, NA FRANÇA E NA ITÁLIA, ONDE VOLTO SEMPRE, O NOBILE DE MONTEPULCIANO, FEITO PELA MESMA FAMÍLIA FAZ MAIS DE MIL ANOS, QUE SE TOMA NA ORIGEM, NA VINÍCULA EM MONTEPULCIANO POR QUINZE EUROS, AQUI É PROIBITIVO, MAS DESCE TÃO BEM COMO UM ANTINORI DE SESSENTA REAIS, OU UM CASTELO BANFI. VINHO É COMO TUDO, GOSTO DE CADA UM.ABRAÇO. CELSO

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Ana
    ah...eu já sou um bom apreciador de vinhos. Principalmente nas madrugas insones. Forma se uma equipe: eu, os blogs, petiscos, café e ele, o vinho.
    Gostei do texto. E das citações!
    Meu carinho
    Boa quarta feira
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Boa Tarde!... Desde já agradeço pelo elogio ao blog "Fluxo dos Contrários", e venho dizer-te que me encantei pelo teu blog. E quanto a opção, seguir, acho que dei um jeito, ACHO. Ñão sei a razão do problema. ATT.

    ResponderExcluir
  6. A unica bebida que carrega uma historia e tradição.
    A bebida que se deve estudar para bem saborear.
    Boa postagem Ana, que leva em si as polemicas tão normais.
    Um vinho pela amizade e inspiração.
    Um abraço com carinho e admiração.
    Os Cavaleiros voltaram lá no RL?
    Preciso visita-los.

    ResponderExcluir
  7. Gosto de vinho. Tinto e seco. Pouco basta para satisfazer. É uma bebida especial, a única que me dá prazer. Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Ana querida, gostei do texto e do assunto. Tenho o vinho no sangue, o meu lado paterno é todo italiano e cresci no meio de massas, polentas e vinho. Gosto muito dos vinhos coloniais que são feitos pelos colonos italianos cujas vinículas se localizam na nossa serra gaúcha. São muito bons assim como a culinária também. Beijos e boa sexta!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

EU SÓ TENHO UMA FLOR

  Eu Só Tenho Uma Flor   Neste exato momento, Eu só tenho uma flor. Nada existe no mundo que seja meu. Nada é urgente. Não há ra...