witch lady

Free background from VintageMadeForYou

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

A Inspiração Espiritual na Criação Artística




Trechos de "A Inspiração Espiritual na Criação Artística,"  livro de Cristina da Costa Pereira




Conceito de Inspiração no Processo da Criação Artística

Elton Medeiros - A inspiração vem, para o artista, através de uma influência mágica, muito especial, digamos uma influência espiritual. Nem todos os artistas creem nisto. Certa vez, num debate com músicos, compositores e letristas, se colocou esta questão e muitos deles descreem da realidade espiritual, o que não é o meu caso, que sou consciente desse processo.




Maurício Bentes - A inspiração é uma centelha, algo que surge. Todo mundo tem, mas a maioria não percebe. O artista, pela prática de seu trabalho, percebe quando a inspiração lhe chega.
A inspiração leva a uma harmonia com o cosmo. Ela não vem determinante, mas indicativa, sugerindo. O artista, então, exerce esse Deus que está dentro dele.
Comigo já aconteceu de eu estar fazendo uma escultura a partir de uma ideia, uma imagem que me vem à cabeça, e vou tentando chegar a ela, e vou jogando materiais fora, e nada de a escultura se realizar. Quando olho, a escultura está no chão e não na bancada do ateliê.
Nesse momento, é que questiono a academia. O aprendizado da técnica a priori pode atrapalhar a carreira de um artista. Na minha visão do processo de criação, quanto mais não-consciente, mais próximo você está da sua verdade artística. Esse processo de criação vem de um autoconhecimento, do conhecimento da 'sua' linguagem. Depois, é que o artista deve buscar a técnica. É um processo analítico. Você não aprende arte com professores, mas com mestres.
Aprendi isto com verdadeiros mestres e este processo analítico, de ajudar o discípulo a descobrir sua linguagem, a trabalhar sua linguagem, é o que faço no Museu do Ingá. Quando dou aula, sou muito inspirado, e às vezes, nem sei porque estou dizendo aquilo tudo, mas os alunos sabem por que estão ali ouvindo.




Fábio Augusto Cambório - A inspiração me vem mais forte no ato de escrever, que é o que me equilibra interiormente. Vem para mim com muito trabalho, não vem pronta. Vem-me uma ideia, confusa em princípio, e através do trabalho de escrever, reescrever e reescrever, é que as coisas vão se clareando. É algo doloroso, sofrido, energético. Mas quando o filho nasce, é uma alegria.




Itajara Dias - A inspiração é algo tão inerente a meu ser, que flui como uma cachoeira, basta haver uma forma de manifestação material: instrumento, voz.
Às vezes, até conversando a composição sai pronta, inteira. É como se minha alma saísse pelas mãos, nas conversas do dia a dia.
A minha arte não é criada a partir de exercícios. No meu caso, a inspiração não precisa de uma preparação. Mas, também, se eu estiver concentrado, ela chega.
Desde criança, estive sempre muito sintonizado com a faixa vibratória da música.






Perguntais por que moro na verde montanha,
Intimamente, sorrio, mas não posso responder.
As flores de pessegueiro são levadas pela água do rio...
Há outro céu e outra terra, para além do mundo dos homens. - Li Po ("Diálogo da Montanha" - in Poemas Chineses)



4 comentários:

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

EU SÓ TENHO UMA FLOR

  Eu Só Tenho Uma Flor   Neste exato momento, Eu só tenho uma flor. Nada existe no mundo que seja meu. Nada é urgente. Não há ra...