domingo, 13 de janeiro de 2013

Norma de Conduta






Todas as pessoas tem coisas estúpidas e inteligentes a dizer. Mas quando, pelas coisas estúpidas que alguém disse, nós mandamos que ele se cale, estaremos tapando nossos ouvidos para as coisas inteligentes que esta pessoa tenha a dizer.

Ninguém é dono da verdade universal. Deveríamos ser, pelo menos, donos da nossa própria verdade! Pois, da Verdade, o que realmente sabemos

Existem pessoas que acham que a vida é um mar de rosas, ou que pelo menos, deveríamos viver como se assim fosse, pois elas acham que acreditando, realmente, nesta mentira, ela se tornará verdade. A vida é apenas a vida, com suas rosas e suas pedras, seu sol e sua chuva, suas alegrias e suas tristezas. E nenhum de nós é santo. Nenhum de nós é bom o tempo todo. Bem, isto não nos isenta da obrigação que temos para conosco mesmos e os que nos cercam, de tentar melhorar!

Nem por um momento, almejarei a perfeição. Sei que estou muito distante dela... aliás... pensando bem, todos estamos, pois a perfeição é uma quimera que alguém criou para fazer de nós pessoas constantemente frustradas, e também para podermos julgar os outros de maneira mais eficaz. É muito perigoso achar-se separado dos outros pela imaginária linha que divide o santo do pecador... e na maioria das vezes, aquilo que condenamos tão veementemente na conduta alheia, nós mesmos o fazemos. 

Que droga!

Hoje assisti ao filme "Sonhos," de Akira Kurosawa. A parte final é a mais maravilhosa, pois mostra um ideal de vida - do qual nos distanciamos cada vez mais, infelizmente. Imaginei-me vivendo naquele paraíso, naquela Terra de Sonhos... na linda aldeia dos moinhos de água... mas como já diz o título do filme, é tudo um sonho. Não existe um mundo perfeito. Não existem pessoas perfeitas. A perfeição faz com que nos sintamos frustrados e culpados, pois jamais nenhum de nós conseguirá alcançá-la. Nossos 'pecados' não são apagados do Livro da Vida; tudo é parte da nossa história. Mesmo que nos redimamos deles, nos arrependamos e nos corrijamos, eles estarão lá, dizendo-nos e a todos que nos cercam, de onde viemos. Farão parte do nosso caminho, dos nossos álbuns de fotografias,e por isso mesmo, devemos nos orgulhar deles! Eles nos ajudaram a chegar aonde estamos.

Jamais hei de envergonhar-me de quem eu sou.










5 comentários:

  1. Cara aimga! "Sonhos" é uma das coisas mais lindas que já vi e há muitíssimo a se refletir sobre o mesmo!
    Essa parte é a que eu mais gosto:
    http://www.youtube.com/watch?v=BGhAHcSYp4w

    Belo texto! Muita paz!!!

    ResponderExcluir
  2. Realmente, a perfeição está muito longe, apesar de já passar por aqui a 2013 anos atrás, nos ensinando os caminhos mais saudáveis para alcançá-la, mas não nos ensinou que seria da noite para o dia... Adorei teu texto! Abraços

    R. Leroux ~> Blog Diretrizes da Vida

    ResponderExcluir
  3. Linda sua reflexão Ana,Tapar os ouvidos e não se permitir ao novo.
    Menina amo este filme, ja o vi varias vezes, as imagens são fantasticas e aquele paraiso dos moinhos é o sonho que desenhamos em nossas viagens.Muito linda e precisa esta postagem.
    Não sejamos imperialistas.
    Uma linda semana a voce com saude e paz.
    Meu terno abraço.

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana,
    A minha verdade não deve se tornar uma regra ou norma de conduta para outras pessoas,até porque cada um tem a sua verdade,o seu ponto de vista e modo de viver e é isso que torna a vida tão rica.
    Descobri teu blog hoje e adorei,muito lindo aqui!
    ótimo post!
    Uma ótima semana,=)

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Exageros

    Assisti a um vídeo na internet no qual uma drag queen montada dava palestras em uma escola para crianças que, aparentemente, t...