"É muito cômodo dizer que os chefes desorientados são os responsáveis pela guerra. No íntimo, cada um deseja riqueza, cada um deseja poder. São essas as causas da guerra, e os responsáveis sois vós e eu. Deveis, pois, libertar-vos das causas da guerra."
"Não vos deixeis nunca entristecer ou deprimir. A depressão é um erro, porque ela afeta a outras pessoas, o que não tens o direito de fazer. Portanto, se a sentirdes, repeli-a imediatamente."
"Adorais vossos mortos, porque eles não podem reagir e podeis atribuir-lhes o que quiserdes. Não adorais vossos vivos, porque eles podem reagir e dizer o quanto sois tolos."
"Podeis compreender a vós mesmos, não no retraimento à vida, mas tão somente nas vossas relações com esposa, filhos, mãe, vizinhos."
Krishnamurti (1897-1982) surgiu para o mundo com sua intensa participação na Sociedade Teosófica, fundada por Helena Blavatsky e o Coronel Olcott. Foi apelidado, aos onze anos de idade, como o Instrutor do Mundo. Renunciou ao título de salvador e guru, afirmando que ninguém precisa de gurus. Jamais distanciou-se do mundo e dos fatos, tendo comentado os passos da política internacional, combatendo as guerras e denunciando a responsabilidade coletiva e individual nos crimes cometidos contra a humanidade.
excelente post!
ResponderExcluirVocê me tem proporcionado grande prazer com essas publicações. São pensamentos de quem soube olhar a vida e os fatos com sabedoria. Bjs.
ResponderExcluir