witch lady

Free background from VintageMadeForYou

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Em Uma Terra de Homens





Em Uma Terra de Homens


Vivemos todos em uma terra de homens, e portanto todos somos da mesma espécie: a humana. Mas alguns acham-se deuses - por terem estudado mais, por saberem de coisas que a maioria das pessoas não sabem, por desfrutarem de uma posição social mais privilegiada, enfim, por se acharem com mais direitos do que os demais. Mas a história tem provado que em uma terra de homens, aqueles que se acham deuses cedo ou tarde encontrar-se-hão com o espelho da verdade.

É exatamente assim que eu vejo a chegada dos médicos cubanos no Brasil. 

Sou totalmente favorável, pois faço parte do grupo das pessoas que vivem no mundo real; o mundo onde alguém chega a um hospital e espera horas por um atendimento que nem sempre acontece, e muitas vezes, é olhado 'de cima' por um profissional da saúde que se acha um deus; isto, quando eles se dignam a erguer os olhos para olharem para nós. Em ocasião da internação de minha mãe em um hospital público, lembro-me que conversei com alguns médicos que olhavam para mim como se eu fosse um inseto.

Não estou aqui fazendo generalizações, e tenho certeza que existem muitos profisisonais éticos e dedicados. Vivemos em um país livre, e aqueles médicos que se sentem de alguma forma prejudicados pela chegada dos médicos cubanos tem o direito de expressar seu desagrado; mas de nada adianta uivar debaixo da arvore errada. Destratar estes médicos apenas porque eles aceitaram vir até aqui para fazer um trabalho que a maioria deles recusou não resolverá o problema; que reivindiquem seus direitos junto ao governo, sem que precisem desfazer-se de seus colegas de profissão ou humilhá-los publicamente como eles tem feito.

A melhor forma de entender a posição de alguém, é colocar-se no lugar dele. Tenho certeza de que estes médicos que fizeram piquetes, reagindo violentamente à chegada dos médicos cubanos, não gostariam de serem tratados da mesma maneira. Não vejo de que forma a chegada destes últimos poderá afetar o trabalho dos que já estão aqui, já que eles irão para aqueles locais onde ninguém mais quis ir. Porém, eu não sou uma profissional da saúde, e portanto não sei de todos os lados da história; mesmo assim, achei uma tremenda falta de educação e civilidade a recepção que os médicos brasileiros deram aos seus colegas cubanos.

Estes médicos são como propriedade do governo cubano, e seus salários serão pagos ao governo de Cuba, que repassará a eles apenas uma pequena parte do que o governo brasileiro pagará. Mas são profisisonais experientes, e dizem, a medicina cubana é uma das mais avançadas. Quanto a passar pelo teste que todos os médicos estrangeiros precisam fazer para trabalhar no Brasil, tenho certeza de que a maioria dos que estão exigindo isto, eles mesmos, não passariam, caso a ele submetidos.

Esta manhã fiquei sabendo, através de um de meus alunos, que uma repórter postou um comentário no Facebook referindo-se à aparência de uma das médicas cubanas, alegando que esta parecia uma empregada doméstica; ofendeu não somente à médica, mas também à classe das empregadas domésticas! Foi absurdamente grosseira, inconveniente e preconceituosa. Esta, com certeza, é mais uma que um dia vai encontrar seu espelho da verdade.

4 comentários:

  1. Bom dia Ana, li com atenção, concordo plenamente contigo, os médicos cubanos estão sendo hostilizados por falta de educação do povo brasileiro e dos médicos brasileiros, pois também como você não vou pela maioria, mas pela evidencia do quadro em que se mostra a saúde no Brasil.
    Precisa-se de médicos, nem todos aceitam trabalhar em lugares afastados, sem condições,até concordo, mas o povo de modo geral não pode ficar sem assistência.
    A repórter foi tremendamente infeliz, ela pagará por ter sido preconceituosa, pois é amiga, vivendo e ainda vendo esse quadro lamentável nesse país rico, mas muito mal governado!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Estou 100% de acordo com o que opinas, ANA.
    É possível que esses médicos cubanos não sejam médicos de 1ª linha, mas são tão médicos como os colrgas brasileiros que se manifestam.
    Quanto a essa reporter, é cretina e muito estúpida !

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  3. A liberdade de expressão é tão grande
    que falam besteiras, que triste.

    bjs

    eueminhasplantinhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Sinceramente não entendo o motivo de tanta polêmica!O Brasil é tão grand e tem tanta gente necessitando de cuidados médicos que não faltará espaço pra ninguem.Se essa tentativa der certo e melhorar o atendimento ás pessoas,estaremos ganhando e, se não der,pelo menos tentamos.O que não pode é cruzar os braços. Ótimo texto!bjs,

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

VERDADES

Alguns falam de doçura, Desconhecem O regurgitar das abelhas, O mel que se transforma dentro delas, Dentro das casas de cera. Falam do luxo ...