witch lady

Free background from VintageMadeForYou

sábado, 3 de agosto de 2013

Maiores Sonhos- O que Você Quer Fazer Antes de Morrer?

foto: Adriana Lafer


Trecho de uma reportagem da revista Bons Fluidos de abril de 2013 - por Marcel Verrumo

O que Você Quer Fazer Antes de Morrer?




.....................................................

"A pergunta que sustenta esta reportagem me fez pensar também como se sente uma pessoa que chega ao fim da vida sem ter realizados os seus sonhos. "Nessa ocasião, aqueles que realmente fazem a diferença não são ter feito uma viagem, ter construído uma casa ou ter comprado um carro. O que geralmente conta é o inatingível: é ter declarado seu amor a quem você ama, ter perdoado quem nos machucou, ser perdoado por uma pessoa que fizemos sofrer", diz a médica geriatra especialista em cuidados paliativos Ana Cláudia Arantes, do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.


Muitas vezes adiamos sonhos para atender às expectativas de quem está ao nosso redor ou os encaixamos em nossa agenda prometendo realizá-lo 'no próximo ano,' 'assim que terminarmos a faculdade,' 'quando nos mudarmos de emprego'. Inventamos datas e nunca alcançamos o que queremos.



"Para que no fim da vida você não se sinta em débito consigo mesmo, é importante que, quando chegar a noite, tenha consciência de que deu seu melhor naquele dia. No final, isso lhe dará a sensação de que fez o que pôde em cada momento. Para não nos arrependermos no leito de morte, precisamos sentir que estivemos presente em cada momento de nossa trajetória, vivendo de acordo com o que pensávamos e sentíamos e lutando pelo que desejávamos", defende a médica.



Após conversar com Ana Cláudia, percebi que refletir sobre esse tema não foi tão triste quanto parecia inicialmente, pelo contrário: a consciência da finitude despertou em mim um impulso por transformar meus sonhos em realidade. Pensar na brevidade da vida me fez retornar das entrevistas movido por um instinto de urgência ao questionamento inicial: o que eu quero fazer antes de morrer? Respondo à pergunta fazendo um convite: "Mãe, no próximo ano, vamos a Portugal conhecer a cidade onde a Vó Lu, sua mãe, nasceu?


6 comentários:

  1. Bom dia,Ana!Que super texto,menina!De fato,as coisas que importam na vida são as pessoas que amamos e os sonhos que temos e realizamos!Leve sua mãe á Portugal,sim!bjs e bom domingo!

    ResponderExcluir
  2. Adorável Ana, como não gostar de tão bela publicação? São elucidações das mais interessantes e reflexivas. Devemos viver a vida com gratidão e sabedoria, para que os sonhos possam ser entregues às mãos de Deus com confiança e a certeza do dever cumprido. Parabéns pela magnífica criatividade e um abraço com o carinho e admiração de sempre.

    ResponderExcluir
  3. Ana, excelente texto que nos faz refletir sobre o que é importante nesta vida. Seguindo o conselho, devemos pensar no assunto todos os dias! Além do mais, a apresentação está linda! Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Ana, parabéns pelo excelente texto que nos leva a refletir sobre o que é importante nesta vida. Ao seguir o conselho, pensaremos nisto todos os dias e assim teremos a chance de nos tornarmos melhores com o passar do tempo. A apresentação está linda!

    ResponderExcluir
  5. Uma difícil indagação, Ana! Acredito que antes de morrer gostaria de ver algo que realizei. Só isso.
    Meu abraço.
    Jorge

    ResponderExcluir
  6. Oi, Anna! De fato, após esta vida, o que levamos são os sentimentos, as emoções, o amor e, muitas vezes, o arrependimento daquilo que não dissemos ou fizemos em prol dos que conosco convivemos. Uma boa vida, uma boa morte... Consciência tranquila é o passaparte para Planos melhores. Grande beijo. Teu site está uma beleza!

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

VERDADES

Alguns falam de doçura, Desconhecem O regurgitar das abelhas, O mel que se transforma dentro delas, Dentro das casas de cera. Falam do luxo ...