witch lady

Free background from VintageMadeForYou

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Tristeza X Infelicidade







Algumas pessoas confundem tristeza com infelicidade. A meu ver, a tristeza é um estado de espírito passageiro que nos acomete quando algum aspecto de nossas vidas não está bem. Nada tem a ver com a infelicidade, que é algo mais crônico, um estado de espírito mais duradouro, que pode levar facilmente à depressão.



Se eu souber transformar minha tristeza em aprendizado, ela terá sido útil para meu crescimento pessoal; mas se eu tentar ignorá-la, pode ser que mais adiante, ela tome proporções que fujam ao meu controle. Quando estou triste, admito que estou triste. Vivo minha tristeza até o final, procurando transformar-me através dela. Assim, evito a infelicidade crônica. 


A infelicidade é consequência, muitas vezes, de nossos próprios atos, enquanto a tristeza pode ser devida a fatos que nos cercam, que dizem respeito a situações da vida e pessoas que amamos. Ninguém deve ser responsabilizado pela minha infelicidade, embora possa ser o causador de minha tristeza. Porque a partir do momento que alguém me deixa triste, cabe a mim mesma dar a volta por cima, afastando-me da pessoa em questão ou discutindo a situação. Se eu me deixo ficar em uma situação que me causa tristeza, a minha infelicidade terá sido culpa minha. De mais ninguém. 


Mesmo quando somos infelizes, é sempre possível recriar a vida e transformar a infelicidade em alegria. Pode demorar; pode doer muito. Pode ser que achemos que não existe saída. É quando precisamos de ajuda, e devemos procurá-la. Seja ela ajuda espiritual, psicológica ou quem sabe, uma boa conversa com um amigo. A decisão tem que ser nossa. 

Tristeza e infelicidade não são sinônimos. Posso estar triste e não ser infeliz.





4 comentários:

  1. Olá Ana... Excelente. Lembro que realmente muitas pessoas tristes transformam a tristeza em infelicidade e, começam a procurar culpados. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Já li algo a respeito e é por aí, só que você você é direta, deixa a casa limpa, não fica poeira alguma. Puxa, obrigado, ler você é um aprendizado constante.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom! "Tristeza e infelicidade não são sinônimos. Posso estar triste e não ser infeliz."
    A infelicidade pode ser sinuosa, como também a tristeza que nos põe numa curva de igual contristo. Teu texto põe as duas condições numa pista de duas mãos (igual à ilustração); de certa forma uma diverge da outra.
    Os quilômetros desta rodovia vêm a ser uma proveniente ajuda, um alento espiritual, um divã, um papo de amigo... Não importa a direção quando a meta da decisão é retratar os erros.

    ResponderExcluir
  4. Belo texto, Ana. Foi feito pra mim? Serviu direitinho. Abraços.

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

EU SÓ TENHO UMA FLOR

  Eu Só Tenho Uma Flor   Neste exato momento, Eu só tenho uma flor. Nada existe no mundo que seja meu. Nada é urgente. Não há ra...