witch lady

Free background from VintageMadeForYou

sábado, 26 de outubro de 2013

Casas de Petrópolis

Casa dos Sete Erros, na Rua Ipiranga - aberta à visitação



Adoro caminhar pelas ruas de Petrópolis, especialmente aonde estão construídas as casas antigas... Eu, que sou absolutamente fascinada por casas e suas histórias, fico às vezes parada diante delas, fotografando e tentando imaginar quem viveu ali, o que sentia, qual era a paisagem vista da janela.


Casa de Santos Dumont, "A Encantada"


Algumas casas tem história, como algumas mansões de Petrópolis. Outras, são verdadeiras lendas... nunca me esqueço das histórias contadas pela Tia Rosa sobre os jardins do Museu Imperial; uma delas: um dia, ela caminhava pelo jardim, quando viu um padre caminhando em direção contrária. Como achasse estranhas as suas roupas, ao passar por ele, ela virou-se para trás para olhar melhor. Qual não foi sua surpresa ao constatar que não havia ninguém!


Museu Imperial, antiga residência da família Imperial



Fico triste que algumas das casas estejam abandonadas... tão bonitas! É triste uma casa vazia. Rapidamente, ela se deteriora, mesmo que tenha sido reformada recentemente, As casas também morrem de solidão! Há pouco tempo, reformaram a casa aonde antigamente funcionava a sede da Caixa Econômica Federal, no centro da cidade. Seria um centro de informação turística, mas o projeto desandou, e hoje, a casa encontra-se para alugar. Vazia. Apesar da reforma recente, já se percebe vazamentos pelas paredes.





Adoro também os nossos sobrados, no Centro Histórico... pena que alguns também encontrem-se em péssimo estado.

sobrados em Petrópolis - foto: Rafael Soares

Uma casa exige cuidados e atenção constantes. Precisa ser limpa e arejada. mais do que tudo, uma casa precisa ser habitada! Elas necessitam de vida entre suas paredes, música, vozes, sol entrando pelas janelas, noites de natal enfeitadas, passos no piso. Uma casa precisa ser amada, pois as casas tem almas.

Linda mansão abandonada e em ruínas, próxima à Praça da Liberdade. Costumava ser fantástica!






4 comentários:

  1. Ana, também amo ficar observando casas e imaginando a vida a se desenrolar lá dentro, com seus dramas, tristezas, alegrias. Com certeza vou amar este blog! Parabéns pela excelente ideia de falar de casas.

    ResponderExcluir
  2. Ana, são lindas as casas! Adoro casa!!
    Que lástima essa mansão estar abandonada.
    uma linda semana
    Bjs
    Amarta

    ResponderExcluir
  3. Ana, estas construções são lindas, fantásticas arquiteturas desenhadas por mãos mágicas, e você tem razão, elas precisam do calor dos habitantes para terem vida...
    Maravilhosa sua postagem, sou fascinada pelas imagens e fico em devaneio viajando por estes lugares.
    bjo

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

VERDADES

Alguns falam de doçura, Desconhecem O regurgitar das abelhas, O mel que se transforma dentro delas, Dentro das casas de cera. Falam do luxo ...