Trabalho em casa há quase nove anos. E nesse tempo, descobri muitas vantagens a esta minha opção:
-Nada de enfrentar as agruras do clima: calor demais, chuva, sol forte, frio intenso - logo de manhã cedo.
-Sem ônibus lotados e engarrafamentos.
-Menor custo com lanches e roupas.
-O prazer de criar o próprio horário de trabalho, e de fazer o trabalho da maneira que considero adequada e mais eficiente, sem precisar dar satisfações a chefes que, muitas vezes, criam expectativas impossíveis e estabelecem metas estressantes.
-Estar em minha própria casa o tempo todo, e aproveitar os intervalos para cuidar dela, ler um bom livro, ficar no jardim, criar novas aulas.
Mas nem tudo são flores... é preciso pensar em várias coisas antes de se tomar a decisão de trabalhar em casa. Quem não gosta de ficar sozinho, jamais deve fazer esta opção! Teremos menos tempo para sair, e portanto, precisamos administrar bem esse pouco tempo em que estamos na rua para que façamos tudo o que for necessário.
Perdemos contato com os colegas de trabalho, pois não fazemos mais parte de um grupo. É preciso empenhar-se bastante, se quisermos manter amizades.
Ficar em casa também provoca uma certa acomodação contra a qual muitas vezes precisamos lutar... por exemplo, se temos um compromisso marcado e começa a chover, logo pensamos em adiá-lo ou cancelá-lo. Mas temos que lutar contra essa preguicinha.
Mas quando eu coloco vantagens e desvantagens na balança, as primeiras contam muito mais. Nada como poder administrar o próprio tempo e escolher como desejo trabalhar!
Outro cuidado a ser tomado, é não deixar que o trabalho se misture à rotina da família; estabelecer horários para dedicar-se a ambos devidamente é muito importante! Nada de deixar o maridão de lado... e tomar muito cuidado para não fazer do pijama sua roupa de trabalho! Cuidar da aparência continua sendo importante quando se trabalha em casa.
Ana,eu acho que trabalhar em casa seria a solução para muitos problemas urbanos, sem falar que a pessoa pode render muito mais se trabalhar em casa. Sou adepta dessa prática! bjs,
ResponderExcluirFeliz de você, Ana! Poder trabalhar em casa é privilégio. E a produção tem mais qualidade. Deve ser excelente professora!
ResponderExcluirAbraço.
Prefiro trabalhar em casa, por que tenho mais tempo para me dedicar ao meu neto.O problema é o horário termino trabalhando até muito tarde.
ResponderExcluirbjs
Amara
Trabalho em casa há 3 anos, não é uma tarefa fácil, é preciso ter muita organização de espaço e horários... Estou gostando muito pois além de ser uma escolha foi uma necessidade de ajudar no orçamento sendo mãe de 4 filhos...
ResponderExcluirOi Ana , bom dia!
ResponderExcluirQuanta verdade você escreveu aqui nesta linda postagem, pois eu mesma sinto isso.
Fiquei trabalhando em casa algum tempo e tive essa sensação de acomodação e do estar só e a preguiça vem e faz de você um bibelô. Por isso me meti a besta e fui trabalhar fora. Mas amiga, isso está me custando caro, porque minha adaptação está muito difícil, principalmente em cumprir horários e metas e ainda por cima dar satisfações pro gerente e pra chefona. Um saco! rsrs
Amo esse teu blog porque você fala da casa e eu tenho o mesmo sentimento por ela.
Nossa casa, nosso mundo e aconchego.
Adoro vir aqui.
Obrigada por dividir conosco sua sala de estar.
beijo grande
pois eu trabalho em casa e na rua e juro que se tivesse que optar deixaria a rua imediatamente, a rua me estressa. bjos
ResponderExcluirgostei
ResponderExcluir