witch lady

Free background from VintageMadeForYou

sábado, 12 de outubro de 2013

O Manual Para a Vida - Epicteto - Parte II






Trechos de "O Manual Para a Vida", de Epicteto





"Se alguém lhe chama a atenção disso e fala mal de você, não se defenda contra o que ele lhe acusa, mas responda: 'Ele não conhece as minhas outras faltas, ou então ele não teria mencionado apenas estas.' "






"Você só irá descobrir o que é apropriado esperar do seu vizinho, cidadão ou governante, se você criar o hábito de considerar as relações implícitas ao gênio e a personalidade de cada um deles."





"Se qualquer um entregasse o seu corpo ao primeiro que encontrar, você ficaria indignado, mas ainda assim você confia a sua mente ao primeiro transeunte casual e permite com que ela fique perturbada e confusa, se ele vier a lhe agredir verbalmente; você não se envergonha disso?"





"Assim como um alvo não é fixado para que nunca venha a ser atingido, da mesma maneira não existe nada intrinsecamente maligno no mundo."





"A religião dos homens é mantida pelo seu interesse."






"A lembrança de que um dia vamos morrer é a melhor maneira que já encontrei para evitar a ideia de que temos algo a perder. Você já está nu, não há nenhuma razão para temer seguir o seu coração."





"Nunca te intitules Filósofo nem fales demasiado sobre os Princípios com os iletrados; faz, antes, o que deles decorre. Assim, num banquete, não discutas como devem as pessoas comer, mas come como é devido. Lembra que Sócrates evitava inteiramente a ostentação. As pessoas vinham a ele encaminhadas a filósofos, e ele próprio as encaminhava, tão bem suportava ser desdenhado. Da mesma maneira, se alguma conversa relativa a princípios ocorrer entre os iletrados, procura guardar silêncio. Pois corres o risco de vomitar o que digeriste mal. E quando alguém te disser que não sabes nada e tu não te apoquentares com isso, podes estar certo que estás finalmente no bom caminho."





6 comentários:

  1. Bom dia Ana, sempre muito bom passar por aqui, abraços carinhosos de
    Maria Teresa

    ResponderExcluir
  2. Olá!Boa tarde
    Ana
    que bom, não sabia que vc estava postando o "Manual para vida" , Epicteto, mas, é isso, mesmo, a raiz de toda a frustração e infelicidade reside, segundo Epicteto, na interpretação fantasiosa da realidade e nos juízos falsos que fazemos sobre ela, nos ensina a distinguir as falsas impressões, ou aparências, da verdade. Por isso devemo-nos abster de fazer juízos, pois sempre há sentimentos e sensações dentro de cada
    um que nunca serão expostas.Talvez, uma observação mais atenta, sei lá!
    Agradecido!
    Feliz Dia das Crianças para todos nós!
    Bom final de semana
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Esse filósofo Epicteto é de uma percuciência, uma profundidade impressionante! Um talento real!

    ResponderExcluir
  4. Este é o segundo blog seu que visito hoje, Ana. Visita rápida. Mas deu para notar o alto grau de criatividade, de sensibilidade artística!

    ResponderExcluir
  5. muito bom . muita verdade junta . olguinha

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

EU SÓ TENHO UMA FLOR

  Eu Só Tenho Uma Flor   Neste exato momento, Eu só tenho uma flor. Nada existe no mundo que seja meu. Nada é urgente. Não há ra...