witch lady

Free background from VintageMadeForYou

quarta-feira, 17 de julho de 2013

ENYA




Eithne Ní Bhraonáin, conhecida como Enya, (Gaoth Dobhair, 17 de maio de 1961) é uma catora, instrumentista e compositora irlandesa. Enya é uma transliteração aproximada de como Eithne é pronunciado na língua Irlandesa.


Começou sua carreira musical em 1980, e se juntou rapidamente à banda Clannad, de sua família, antes de sair para prosseguir com sua carreira solo. Através de seu álbum Watermark, que foi lançado em 1988, obteve reconhecimento internacional, e Enya ficou conhecida por seu som único, que foi caracterizado por camadas de voz, melodias folk, cenários sintetizados e reverberações etéreas.





Enya continuou fazendo sucesso constante durante os anos 1990 e 2000. Seu álbum de 2000, A Day Without Rain, obteve vendas recordes (mais de 15 milhões) e foi o álbum mais vendido por uma artista feminina em 2001. Enya é a artista solo que mais vende e, do país, é oficialmente a segunda maior exportadora musical, depois da banda U2. Ao todo, Enya vendeu mais de 75 milhões de discos. Seu trabalho lhe rendeu, entre outras coisas, uma indicação ao Oscar. Ela é conhecida por ter cantado em 10 línguas diferentes durante sua carreira até agora. Enya é uma das artistas femininas que mais vendeu álbuns nos Estados Unidos, com mais de 26 milhões de cópias no país. Em 2005, lançou o bem recebido disco Amarantine, cantando algumas músicas na língua Loxian, desenvolvida pelo casal Ryan.





 Em 2008, lançou o disco And Winter Came, cujos temas principais são o Natal e o Inverno. Enya é uma das musicistas mais talentosas e originais da atualidade, preferindo o sucesso musical à mera fama. Disse em uma entrevista: "Eu tenho uma vida muito privada. É muito importante para a música, eu penso que a razão porque consigo ter uma vida privada, é porque a música é maior que eu. Alguns artistas são maiores que a música".



Enya ama gatos. Em uma entrevista publicada em 1988, quando indagada sobre animais de estimação, respondeu: "Eu tenho um gato. Amo gatos, houve uma época que possuía doze. São uma grande felicidade. Eles ficam deitados ao sol e quando vêem a mim sobem em meu pescoço."

O compositor de clássico favorito de Enya é Sergei Rachmaninoff.



Os hobbies de Enya incluem assistir a filmes de romance em preto e branco, colecionar artwork (ilustrações: desenhos e fotografias que são preparados para serem incluídos em um livro ou em propaganda), ler e pintar.







Fonte: Wikepedia



7 comentários:

  1. Linda Enya! Maravilha de música é a Enya! Não fico sem ouvi-la. Mas acho que esse meu entusiasmo por ela é vencido pelo gosto do Ted (um cãozinho que detesta o banho, e só o enfrenta ao som de Enya). Que postagem linda, Ana! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Ana..muito bom ler aqui a biografia desta grande personalidade musical.Uma leitura agradável e clara que faz-nos aprender algo mais sôbre ela.Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Ana, obrigado pela apresentação. Eu não conhecia a Enya. Vou procurar as músicas, o YouTube deve ter várias.
    Obrigado. Abraço.
    Jorge

    ResponderExcluir
  4. Olá!Boa tarde
    Ana
    Que linda postagem.
    ...eu comecei a acompanhar Enya quando li uma reportagem de que os cientistas descobriram que a música faz o organismo produzir uma quantidade maior de células que regulam o sistema imunológico, e os primeiros efeitos foram verificados no coração.
    Deixou bem claro que essas pesquisas ainda não foram feitas com seres humanos e alertam que a música não substitui procedimentos ou medicamentos prescritos, mas não restam dúvidas: embalado pela música, o coração bate mais. O primeiro
    foi a ópera La Traviata, de Verdi,em segundo lugar, Mozart, sinfonia número 40, e em terceiro, a nossa bela Enya.
    Site oficial: http://www.enya.com/
    Obrigado pelo carinho de sempre
    Bela quarta feira
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Enya é simplesmente adorável! Uma voz, uma sensibilidade musical q encanta e emociona! Além de tudo isto ela é linda ...

    ResponderExcluir
  6. Gostei de saber mais sobre a vida dela. Uma cantora que merece todos os qualificativos. A música relaxa e deixa o ambiente iluminado. Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Bom Dia, Ana!
    Gostei de saber da Enya!!!

    Uma boa semana p você e família... Muita paz!

    Abraço

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

EU SÓ TENHO UMA FLOR

  Eu Só Tenho Uma Flor   Neste exato momento, Eu só tenho uma flor. Nada existe no mundo que seja meu. Nada é urgente. Não há ra...