Eithne Ní Bhraonáin, conhecida como Enya, (Gaoth Dobhair, 17 de maio de 1961) é uma catora, instrumentista e compositora irlandesa. Enya é uma transliteração aproximada de como Eithne é pronunciado na língua Irlandesa.
Começou sua carreira musical em 1980, e se juntou rapidamente à banda Clannad, de sua família, antes de sair para prosseguir com sua carreira solo. Através de seu álbum Watermark, que foi lançado em 1988, obteve reconhecimento internacional, e Enya ficou conhecida por seu som único, que foi caracterizado por camadas de voz, melodias folk, cenários sintetizados e reverberações etéreas.
Enya continuou fazendo sucesso constante durante os anos 1990 e 2000. Seu álbum de 2000, A Day Without Rain, obteve vendas recordes (mais de 15 milhões) e foi o álbum mais vendido por uma artista feminina em 2001. Enya é a artista solo que mais vende e, do país, é oficialmente a segunda maior exportadora musical, depois da banda U2. Ao todo, Enya vendeu mais de 75 milhões de discos. Seu trabalho lhe rendeu, entre outras coisas, uma indicação ao Oscar. Ela é conhecida por ter cantado em 10 línguas diferentes durante sua carreira até agora. Enya é uma das artistas femininas que mais vendeu álbuns nos Estados Unidos, com mais de 26 milhões de cópias no país. Em 2005, lançou o bem recebido disco Amarantine, cantando algumas músicas na língua Loxian, desenvolvida pelo casal Ryan.
Em 2008, lançou o disco And Winter Came, cujos temas principais são o Natal e o Inverno. Enya é uma das musicistas mais talentosas e originais da atualidade, preferindo o sucesso musical à mera fama. Disse em uma entrevista: "Eu tenho uma vida muito privada. É muito importante para a música, eu penso que a razão porque consigo ter uma vida privada, é porque a música é maior que eu. Alguns artistas são maiores que a música".
Enya ama gatos. Em uma entrevista publicada em 1988, quando indagada sobre animais de estimação, respondeu: "Eu tenho um gato. Amo gatos, houve uma época que possuía doze. São uma grande felicidade. Eles ficam deitados ao sol e quando vêem a mim sobem em meu pescoço."
O compositor de clássico favorito de Enya é Sergei Rachmaninoff.
Os hobbies de Enya incluem assistir a filmes de romance em preto e branco, colecionar artwork (ilustrações: desenhos e fotografias que são preparados para serem incluídos em um livro ou em propaganda), ler e pintar.
Fonte: Wikepedia
Linda Enya! Maravilha de música é a Enya! Não fico sem ouvi-la. Mas acho que esse meu entusiasmo por ela é vencido pelo gosto do Ted (um cãozinho que detesta o banho, e só o enfrenta ao som de Enya). Que postagem linda, Ana! Parabéns!
ResponderExcluirAna..muito bom ler aqui a biografia desta grande personalidade musical.Uma leitura agradável e clara que faz-nos aprender algo mais sôbre ela.Bjs.
ResponderExcluirAna, obrigado pela apresentação. Eu não conhecia a Enya. Vou procurar as músicas, o YouTube deve ter várias.
ResponderExcluirObrigado. Abraço.
Jorge
Olá!Boa tarde
ResponderExcluirAna
Que linda postagem.
...eu comecei a acompanhar Enya quando li uma reportagem de que os cientistas descobriram que a música faz o organismo produzir uma quantidade maior de células que regulam o sistema imunológico, e os primeiros efeitos foram verificados no coração.
Deixou bem claro que essas pesquisas ainda não foram feitas com seres humanos e alertam que a música não substitui procedimentos ou medicamentos prescritos, mas não restam dúvidas: embalado pela música, o coração bate mais. O primeiro
foi a ópera La Traviata, de Verdi,em segundo lugar, Mozart, sinfonia número 40, e em terceiro, a nossa bela Enya.
Site oficial: http://www.enya.com/
Obrigado pelo carinho de sempre
Bela quarta feira
Beijos
Enya é simplesmente adorável! Uma voz, uma sensibilidade musical q encanta e emociona! Além de tudo isto ela é linda ...
ResponderExcluirGostei de saber mais sobre a vida dela. Uma cantora que merece todos os qualificativos. A música relaxa e deixa o ambiente iluminado. Bjs.
ResponderExcluirBom Dia, Ana!
ResponderExcluirGostei de saber da Enya!!!
Uma boa semana p você e família... Muita paz!
Abraço