Crônica de Uma Manhã Chuvosa





Acordo, e após tomar meu banho, chego até a varanda para olhar a chuva. Ela sempre me hipnotiza quando preciso. Olho as casas e suas janelas fechadas. Olho as árvores e os gramados encharcados. A paisagem é linda e desolada. A chuva cai no mesmo ritmo constante, sem pretensões de aumentá-lo ou diminuí-lo. Parece que choverá o resto da vida.

Olho para a casa do vizinho e vejo a imensa piscina azul clara levemente agitada pelas gotas de chuva; identifico uma pequena mancha escura próxima a uma das margens; aperto os olhos para ver melhor: é um rato que está se afogando! As batidas do meu coração aumentam de repente, e enquanto vejo o pobre animalzinho agitar as patinhas tentando chegar à margem, já tão próxima. Às vezes, ele para, tentando ganhar forças. A quanto tempo estará assim, perdido no meio dessa mortal imensidão azul, lutando para salvar-se? Provavelmente, a madrugada inteira!

Olho para ele, e lamento profundamente não poder fazer nada que o resgate; se eu chamasse alguém, às cinco e quarenta da manhã, a fim de socorrer um rato que se afogava na piscina, com certeza eu seria xingada, e o rato, esmagado à golpes de vassoura. Sinto a solidão e o medo que devem fazer parte daquela pequena vida em seus últimos momentos; ele não consegue sair, e de repente, deixa de mover-se. Choro por ele. Infelizmente, algumas vidas são consideradas repugnantes, desnecessárias, inferiores. Que diferença fará para o mundo a morte daquele ratinho? Quem se entristecerá pela morte dele? Elevo meu pensamento, para além daquele corpinho que agora boia inerte no canto da piscina, e deixo-lhe apenas uma breve prece, pois quem sabe, ele tem uma alma...

E se ele tiver, talvez seja esta a melhor ação que já fiz na minha vida inteira: orar por um pobre rato morto.



Comentários

  1. Que cena triste e tocante, o rato ficou imortalizado, e pensar que a maioria das pessoas, quando se deparam com um rato, o máximo que conseguem fazer é gritar de pavor e pânico... é pra se pensar...
    Gostei da leitura
    bjo

    ResponderExcluir
  2. BOM DIA MINHA FLOR!
    O TEXTO DE HOJE NOS DAR UMA REFLEXÃO DE UMA TOCANTE MENSAGEM...
    BJSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  3. o dia hoje por aqui está assim ... chuvoso e reflexivo ... mas sem dúvida poético ...

    ResponderExcluir
  4. Não gosto de ratos, mas senti a angústia dele através da tua escrita, e assino embaixo.

    bacios e boa quinta feira
    :)

    ResponderExcluir
  5. Querida amiga
    Hoje vim para agradecer a sua carinhosa visita ao meu cantinho!
    Muito obrigada!
    Me perdoe a minha ausência e cola e copia, mas estou passando pelo momento que preciso saber o que está acontecendo com minha saúde. Tenho certeza que não é nada serio, mas que preciso cuidar um pouquinho maia de mim. Logo voltarei para ler suas postagens com carinho e atenção que elas merecem.
    Desde já agradeço a sua compreensão e apoio.
    De todo o meu coração eu agradeço!
    Com carinho o meu muito obrigado!
    Abraço amigo
    Maria Alice

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Postagens mais visitadas deste blog

Doce de Abóbora

VIDA

Sentidos