witch lady

Free background from VintageMadeForYou

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Sobre o Sofrimento








Do Livro Jóias raras do Ensinamento Budista - vários autores




"Algumas pessoas são capazes de lidar com seu sofrimento melhor do que outras. Um modo pouco habilidoso de lidar com ele é tentar fugir dele. Quando corremos, o sofrimento tem o hábito de acompanhar. O sofrimento não vive em um certo lugar ou em uma situação particular, ele vive em nossos próprios corações. Ele monta no mesmo avião, barco ou carro conosco, e vai aonde formos. Tentar escapar dele fugindo é claramente impossível."






"Querer alguma coisa que não temos ou querer livrar-se de alguma coisa que temos. Não há outras causas para o sofrimento."






"A sabedoria deve ser sempre equilibrada pela compaixão, e a compaixão deve ser equilibrada pela sabedoria.






Um dia, um violento rei-dragão encontrou um bodhisattva ( um ser que se dirige para a iluminação ) no caminho. O bodhisattva disse: "Não mate, meu filho! Se você mantiver os cinco preceitos e cuidar de todas as vidas, você será feliz." Ao ouvir somente estas palavras, o dragão tornou-se totalmente não violento. As crianças que molestavam animais aos pés das montanhas Himalayas tinham muito medo do dragão. Mas quando ele se tornou manso, elas perderam seu medo e logo pularam em cima dele,, puxaram sua cauda e jogaram pedras e sujeira em sua boca. Depois de um tempo, o dragão já não podia comer e ficou muito doente. Quando o rei-dragão se encontrou de novo com o bodhisattva, ele gritou: "Você me disse que se eu mantivesse os cinco preceitos e tivesse compaixão, eu seria feliz. mas agora eu sofro, e de modo algum estou feliz." O bodhisattva respondeu: "Meu filho, se você tem compaixão, moralidade e virtude, deve ser ter também sabedoria e inteligência. Este é o modo de você se proteger. Da próxima vez que as crianças fizerem você sofrer, mostre a elas o seu fogo. Depois disso, elas não mais te incomodarão."





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

EU SÓ TENHO UMA FLOR

  Eu Só Tenho Uma Flor   Neste exato momento, Eu só tenho uma flor. Nada existe no mundo que seja meu. Nada é urgente. Não há ra...