witch lady

Free background from VintageMadeForYou

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Sobre a Maldade





Não sei como a maldade pode brotar em alguém, mas o que eu sei, é que nenhuma pessoa nesse mundo está livre de ser abordado por ela, ou sequer, de perpetrá-la. Algumas vezes, a maldade age com a ajuda consciente de quem a faz, enquanto noutras, acaba-se atingindo, sem intenção, outras pessoas, a fim de  se defender  espaços, entes queridos  e interesses.

Não acredito em quem se diz essencialmente bonzinho o tempo todo. Tenho visto que os bonzinhos são aqueles que adoram apontar os erros e 'maldades' alheias, colocando-se sempre em um pedestal, como se jamais houvessem caído ou cometido erros. Não são humanos: são deuses e anjos!

Ontem, passando por textos de outros autores em um site de escritores, deparei com um na qual a escritora - muito competente, por sinal - dizia que o mal não merece atenção em nenhuma circunstância. Sinto muito, senhora, mas vou discordar, e explicarei meus motivos:

Na segunda guerra mundial, quando milhões de judeus estavam sendo cruelmente exterminados, os bons preferiram não dar atenção ao mal; quando finalmente resolveram fazê-lo - apenas porque o mal estava tomando proporções exageradas e poderia atingi-los a qualquer momento - milhões já haviam perecido. 

Nossa nação passou décadas ignorando o mal que acontece dentro do governo, entre aqueles que nos representam, e exatamente por isso, nosso país chegou ao ponto que chegou agora. Quantos morreram em filas de hospitais, quantos não tiveram a chance de terem seus direitos de cidadãos assegurados? Tudo porque as pessoas fizeram vista grossa ao mal.

De repente, sentimos um mal-estar, que ignoramos, e que se prolonga durante bastante tempo, até que, finalmente, decidimos procurar um médico, e já é tarde: o mal, em forma de doença,  já tomou conta de nosso corpo.

Animais são torturados diariamente por adolescentes doentes, que depois postam fotografias e videos em redes sociais das cenas em que os torturam, amputam-lhe membros enquanto eles ainda estão vivos, decepam-lhes as cabeças. Sempre compartilho este tipo de coisa, pois acho que assim, será mais fácil que estas pessoas sejam identificadas e punidas, evitando que outros animais passem horas sendo torturados por eles.

Alguém que nos observa decide infiltrar-se em nossa casa, ou em nosso espaço, a fim de tomar conclusões errôneas a nosso respeito e espalhar por aí estas conclusões, e nada fazemos, pois fomos ensinados a não reagir a esse tipo de ataques, ignorando aqueles que nos atingem; seguimos a velha máxima de que "quem não deve, não teme." De repente, nossa reputação está tão defasada, que muitas pessoas passam a acreditar naquilo que disseram de nós. É muito fácil destruir alguém que levou anos levando uma vida honesta, pois ouvidos não faltam a esse tipo de coisa, e nem mesmo bocas para repeti-las.

De repente, pessoas que nos visitavam frequentemente passam a nos ignorar, e quando vamos visitá-las, descobrimos que as portas foram trancadas para nós, e nem há uma maneira de esclarecer a situação, já que elas preferiram acreditar em quem espalhou fofocas a nosso respeito. Já soube de histórias em que pessoas postavam comentários não identificados, assinando o nome de um autor, como se fosse realmente ele, e por isso, muitas portas se fecharam àquele autor, que de nada sabia. 

E é normalmente nessas situações, que as pessoas 'bondosas' repetem: "Ignore! Releve! Perdoe! Deus está vendo todas estas injustiças."  Ora, Deus não criou cordeiros, e sim homens! Se não reagirmos a esse tipo de coisa, logo nos tornaremos completamente invisíveis, pois este é o objetivo de quem persegue outra pessoa: exterminá-la.

Portanto, senhora, prefiro dizer que O MAL NÃO PODE, EM MOMENTO ALGUM, SER IGNORADO. Devemos identificá-lo sempre, fazendo o que for possível para que as pessoas que o praticam sejam identificadas e punidas.



15 comentários:

  1. Ana,
    Comovente e, verdadeiro as palavras manifestas no seu texto

    Sim! Concordo consigo é nosso dever e, obrigação delatar o ruim e, mau para que no futuro essas crueldades e, ruindades sejam em menor escala. Menor escala porque não acredito que sejam dissipadas.

    Por vezes, ás vezes o dolo de alma é de fato irreversível.

    um laço de admiração de mim para si.
    Ana

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Ana, lindo e esclarecedor texto, penso como você, não deixar o mal se alastrar a ponto de não poder mais o frear, eu vejo e percebo o mal, mesmo porque tenho um dom sensitivo, quando sinto mal estar perto de alguém não o julgo, mas fico atenta, pois são essas armadinhas que nos botam a perder,pessoas "boazinhas" são as que mais desconfio, nossa, conheço muitas, elas vivem fazendo o bem, não sei se "olhando a quem", mas fazem, logo depois comentam tanto que todo o bem vai "por água abaixo".
    Sei do que quis dizer nesse texto inteligente, principalmente quando o mal atinge a maioria, isso tem de ser denunciado sim,do começo, para que seja tomada as devidas providências contra.
    Alienação nunca, ignorar jamais, perdoar e esquecer, aí depende, se for só comigo até tento esquecer, mas se é com outras pessoas preciso agir, assim como você, pois senão vira culpas em nossas consciências né mesmo?
    Abraços linda Ana!

    ResponderExcluir
  3. Tentar derrubar a reputação alheia com fofocas e mentiras tem um nome bonitinho na Lei: 'calúnia e difamação'. Conhecer o mal e quem o pratica é importante, até para que possamos nos defender. "Livrai-nos do mal, Amém!"

    ResponderExcluir
  4. Ana Bailune

    Temos de te um pé atrás, em relação aos se proclamam bonzinhos, porque a bondade é muda. A eloquência está nas obras e nunca nas palavras. É nós que cabe saber da bondade que nos. Mais vale um inimigo que um falso amigo. Este espera sempre a o momento de se revelar, como é:
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Ana,
    Bom dia!!!
    Concordo com você!
    Pelo que vemos na história e até mesmo no dia a dia é bem mais simples virar o rosto pro outro lado, fingir que nada daquilo existe e seguir com sua vida, mas é por causa desse tipo de pensamento e atitude que o "mundo" está como está.
    Acredito que as pessoas estão ficando cada vez mais gananciosas, egoístas e insensíveis.
    É muito triste, porque enquanto esses sentimentos e hábitos predominarem não vejo como mudar nada!!!

    Beijinhos,
    Aline

    ResponderExcluir
  6. Excelente, Ana!
    Concordo plenamente contigo.
    Não podemos ignorar o mal. dessa forma nos igualamos a quem o aprova por omissão, aderindo à máxima do "quem cala, consente".
    Foste bem sucedida ao citar o sangue de inocentes derramado na Segunda Grande Guerra,. Dói-me só em pensar, pois o meu sangue (dos meus ancestrais) ali foi friamente derramado ou outros asfixiados em câmaras de gás.
    Meus calorosos aplausos por crônica tão brilhante!

    ResponderExcluir
  7. Caríssima Ana, o seu contexto é perfeito. Não podemos, de forma alguma, ignorar o mal. É o que nos leva a melhor refletirmos sobre a preemente necessidade de estarmos sempre vigilantes, mantermos a serenidade, o bom senso e, dependendo das circunstâncias, evitarmos ou combatermos os atos que voluntária ou involuntàriamente possam trazer malignidades. Parabéns por mais esta bela e interessante reflexão e um abraço com o carinho e a admiração de sempre.

    ResponderExcluir
  8. SEM PRETENDER, POR TODOS OS MOTIVOS, MONOPOLIZAR NENHUMA VERDADE, MAS NA CERTEZA DO QUE DIGO POR FALAR SOBRE O ÓBVIO, O HOMEM NASCE INOCENTE, BOM, É MANANCIAL DE BONDAD, DE CONSEQU~ENCIA SOB A ÉGIDE DA LEI DA CAUSALIDADE. SOB A PRESSÃO DA SOCIEDADE IRÁ CONTINUAR BOM OU NÃO. A MALDADE, CONTUDO, DEVE SER SEMPRE E A TODO INSTANTE, COMBATIDA, COM TODAS AS FORÇAS. SE TODOS SÃO "BONZINHOS" OU NÃO É OUTRA SCOISA, PERMITA, EXISTEM OS PECADOS DE CONSCIÊNCIA, QUE MARTELAM, CAPITAIS, DO "CAPUT", DA CABEÇA, E OS PECADILHOS. O MAL, CONTUDO, NÃO É NECESSÁRIO, COMO ENSINAVA A ARQUICADEIRA DO GÊNIO AQUINIANO, SÃO TOMÁS DE AQUINO, UM ABRAÇÃO QUERIDA. CELSO

    ResponderExcluir
  9. Oi, Ana! Aplausos por tua lucidez e objetividade neste expressivo e esclarecedor texto! Entendo que ninguém é totalmente bom, nem totalmente ruim. Todos temos dentro de nós os genes da bondade e da maldade. Grande abraço..

    ResponderExcluir
  10. O mal não pode ser desconhecido nunca. É o lado obscuro da humanidade, e nosso também, claro. Quem não se conhece corre o perigo de ser vencido por ele, em determinado instante.
    Belo tema, Ana!
    Abraço. Jorge

    ResponderExcluir
  11. Ana assino embaixo, realmente a omissão de certa forma é também uma maldade, ela deve ser sempre combatida, beijos Luconi

    ResponderExcluir
  12. A maldade também me atingiu... sem mais nem por quê... paciência, não mudarei meu jeito de ser... Lindo seu ensaio sobre a maldade humana... Escrever sobre esse tema é muito complexo... vai entender o que passa nessas cabeças más...
    bjo

    ResponderExcluir
  13. Estimada Ana, olá! Mesmo com escasso tempo, não hesitei em ler e parabenizar sua opinião expressada aqui de maneira tão inteligente e coerente! LOAS! "O MAL se combate com o Mal; gerando-se por conseguinte o Bem"...Deveras um antagônico mas verdadeiro paradoxo em minha opinião!...Saudações deste que lhe admira! Luís Carlos Facuri.

    ResponderExcluir
  14. Muito boa sua crônica. O mal só existe (é "fabricado") dentro da mente humana - me explico melhor: no meu modo de ver, toda a natureza é construtiva, pacífica, solidária, benevolente, perfeita. É o próprio Amor encarnado. -- A mente humana é dividida e essa dualidade é a causa das mazelas que vemos, infelizmente, acontecendo no mundo. Abraços.

    ResponderExcluir
  15. Creio que Deus e o Diabo vivem dentro do homem. Dependendo de qual você alimenta, ele surge...

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

VERDADES

Alguns falam de doçura, Desconhecem O regurgitar das abelhas, O mel que se transforma dentro delas, Dentro das casas de cera. Falam do luxo ...