witch lady

Free background from VintageMadeForYou

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Cheiro de Besouro e Outros Cheiros





Adoro andar pela casa e sentir cheiros: o cheiro da roupa passada no closet, o cheiro de sabonete no banheiro, o perfume delicioso de incensos sendo queimados na sala de estar. Também gosto muito do aroma de café circulando pela casa de manhã cedo.

Mas um dos cheiros que mais gosto de sentir, é o cheiro de besouros. Explico: de tardinha, quando o sol se põe levando seu calorão e começa a refrescar, a gente respira fundo (moro perto de uma mata) e sente no ar um cheiro meio-acre: o cheiro dos feromônios (hormônios do acasalamento) que os besouros e joaninhas começam a liberar quando estão a procura de parceiros. Adoro este cheiro.




Segundo a Wikipedia, feromônios são substâncias químicas que permitem que animais de uma mesma espécie se reconheçam. Existem vários tipos de feromônios, como os sexuais, de alarme, de agregação, etc... Eles existem não apenas entre os insetos, mas entre todas as espécies, mas acostumei-me a chamá-lo de 'cheiro de besouro.'

Às vezes, quando seguramos uma joaninha, se cheirarmos nossos dedos sentiremos o aroma que ela deixa - talvez em sinal de alarme.

Você já sentiu esse cheiro de besouro no ar?






2 comentários:

  1. Amei Ana esse cheiro gostoso que vem daqui de seu Blog.
    Aroma de carinho pela natureza.
    Um grande beijo em seu coração querida amiga.

    ResponderExcluir
  2. Os animais tem uma sensibilidade muito grande, certamente os feromônios ajudam para que possam melhor se entenderem. Gosto muito de animais , da natureza e também da ternura que sinto que vem dos seus blogs.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

EU SÓ TENHO UMA FLOR

  Eu Só Tenho Uma Flor   Neste exato momento, Eu só tenho uma flor. Nada existe no mundo que seja meu. Nada é urgente. Não há ra...