witch lady

Free background from VintageMadeForYou

domingo, 31 de agosto de 2014

Cada Casa é um caso




Tenho meu próprio jeitinho de organizar as tarefas em minha casa. Princípio básico: faço as coisas quando estou com vontade de fazê-las, e se houver algo que eu deseje fazer antes de limpar as vidraças ou passar a roupa, não hesito jamais! 

Mas as coisas aqui em casa não são muito difíceis de se fazer, apesar de morarmos em uma casa grande, pois somos apenas duas pessoas. Basicamente, sigo o seguinte esquema:

Coisas que faço uma vez ao mês - Limpar vidraças. Detesto! E se estiver chovendo, este intervalo pode ser bem maior. Arrumar os armários e gavetas (às vezes, não dá tempo de arrumar tudo, mas vou aos pouquinhos...). Encerar as escadas e a varanda do andar superior (meu piso não precisa ser encerado). 

Coisas que faço a cada quinze dias- Remover as teias de aranha do teto da varanda. (Se eu olhar para cima, dois após removê-las, elas estarão lá novamente. Sendo assim, eu alegremente evito olhar para cima antes de quinze dias). Limpar a geladeira.

Coisas que faço uma vez a cada semana - Colocar os cobertores e travesseiros ao sol para arejar. Limpar a área de serviço. Limpar os banheiros mais caprichadamente (geralmente, dou um jeitinho neles todos os dias). Passar a roupa (confesso que às vezes eu procrastino bem mais que isso, pois eu simplesmente detesto esta tarefa).



Coisas que faço duas vezes a cada semana - Varrer o quintal. Remover folhas secas do gramado. Aspirar a casa. Lavar a roupa (economizo água e sabão espaçando as lavadas). Tirar a poeira dos móveis. Aguar as plantas do jardim - no verão, aumento a frequência. 

Coisas que faço três vezes por semana: - Varrer a casa toda por dentro. Varrer as varandas. Limpar a cozinha e o fogão mais detalhadamente (se faço alguma fritura, o que é raro, a limpeza do fogão é logo após eu terminar de fritar). Cozinhar. Geralmente, eu reutilizo as sobras do dia anterior. Faço bolinho de arroz, ou bolo salgado com as sobras de legumes. Se sobrar carne moída, também costumo fazer um bolo recheado ou pastéis. Não cozinho arroz e feijão todos os dias, pois não dá tempo.

Coisas que eu faço todos os dias - Trocar a água dos beija-flores e colocar frutas nos comedouros dos pássaros. Arrumar a casa. Varrer as escadas do jardim - geralmente, ficam cheias de folhas secas do cedro e dos ipês.

Coisas que faço o dia inteiro, várias vezes ao dia - Passar pano úmido na casa toda. Com um cãozinho novo, uso um produto chamado "Pipi Não Pode", e faço-o várias vezes ao dia. Nem sempre adianta, mas ajuda. 

Não sigo estes passos como se fossem um dogma de serviço caseiro, mas geralmente, é assim que acontece. Aboli as tais faxinas que duram o dia todo por falta de tempo e necessidade - mantendo tudo sempre limpo, elas tornam-se desnecessárias. Deixo-as apenas para o final de ano, quando estou de férias. Daí, viro a casa do avesso!

Cada casa tem suas próprias necessidades, dependendo do local onde ela está (casas próximas aos grandes centros urbanos precisam ser aspiradas quase todos os dias); morei em um apartamento onde precisava tirar o pó religiosamente todos os dias, ou tudo ficava coberto de uma poeira cinza-brilhosa de pó de pedra. Tudo também depende do número de pessoas que moram na casa, se há crianças ou animais, se há muitos tapetes, etc... 

Bem, cada um sabe de suas próprias necessidades.




3 comentários:

  1. Moro nos tais centros urbanos... a poeira é constante e como nao paro em casa... preciso de uma ajudante diariamente... sem ela nao daria conta...

    Beijos...

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Ana.
    Amo a minha casa, e além de ser perfeccionista, considero um carinho o ato de limpá-la, coisa que não faço sozinha, conto com uma ajuda e divido muito bem as tarefas para não virar bagunça e nem sacrifício.
    Adoro este teu blog então te indiquei para o prêmio Liebster Award, fiz uma postagem lá no meu blog que explica direitinho como é, adorei a proposta e logo me lembrei de você, espero que goste.
    Deixo meu carinho, lu.

    ResponderExcluir
  3. Olá Ana, boa noite, lindo blog, o post em tela um must. Parabéns. Estou te seguindo.

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

VERDADES

Alguns falam de doçura, Desconhecem O regurgitar das abelhas, O mel que se transforma dentro delas, Dentro das casas de cera. Falam do luxo ...