witch lady

Free background from VintageMadeForYou

sábado, 3 de maio de 2014

Bagunça

Isto não é normal!


Assistindo a um programa na Discovery Home and  Health sobre bagunceiros e acumuladores compulsivos, fiquei pensando sobre o que leva as pessoas a acumularem tantos objetos, que torna-se impossível circular pelo espaço da casa ou até mesmo, limpá-la. Neste programa que assisti, havia uma família - pai, mãe, três filhos pequenos - circulando no meio da bagunça e da sujeira, passando por cima de pilhas e pilhas de caixas vazias, roupas, brinquedos, livros e outros objetos. A cozinha era imunda, e achei um absurdo que alguém com um pingo de juízo pudesse cozinhar a comida de suas crianças no meio daquela imundície. 

Acredito que a casa reflete aquilo que está por dentro de seus moradores. O excesso de organização e limpeza também pode ser patológico. É mais do que normal, em uma casa, haver objetos fora do lugar ou uma poeirinha aqui e ali. Mas a bagunça desmedida, daquelas que vi no programa, pode causar doenças e afasta as pessoas.

Depois da casa em ordem, os proprietários encantaram-se e perderam-se em "Ahs!" e "Ohs!" de contentamento. Mas eu fico me perguntando se, daqui a algum tempo, a bagunça não terá se re-estabelecido, já que é preciso arrumar a bagunça interior para que a exterior possa ser arrumada.

Há alguns programas de televisão que contemplam pessoas com uma casa novinha em folha. Mostram o 'antes' e o 'depois' das casas. Às vezes, os organizadores do programa voltam às casas doadas alguns anos depois e constatam que a bagunça e a sujeira se re-estabeleceram. Há gente que se cerca de feiura, desordem e destruição voluntariamente, o que acredito ser uma doença da alma. Elas mostram, do lado de fora, como estão por dentro. Acredito que é preciso um trabalho psicológico árduo e até mesmo, dolorido, para que elas possam aprender a habitar seu espaço de forma saudável.


4 comentários:

  1. Não gosto de bagunças e amontoações.Mas gosto da casa usada, brinquedos espalhados, cachorros circulando, luz, claridade e sol nela. Nada de frescurites, móveis assim ou assado. Casa pra usar e não pra escravizar! bjs,chica

    ResponderExcluir
  2. Ana eu e minha filha adoramos ver esse programa e o melhor é ver como ficou depois. Mas a gente já viu cada coisa medonha que só!!! Nossa, como uma pessoa pode viver assim????
    Eu detesto coisas fora do lugar, principalmente roupas espalhadas e louça na pia.
    Adorei a postagem
    bacios

    ResponderExcluir
  3. Quando tinha tempo assistia direto esse programa... e realmente nao da para entender como pessoas podem viver assim...

    Beijos...

    ResponderExcluir
  4. Olá, Ana, eu também já escrevi sobre isso há uns 2 anos. Certamente que fiquei horrorizada, jamais imaginaria... E de vez em quando vejo mais um deles. Aí me pergunto: será que existe isso realmente? A coisa é tão doente, há tanta gente morando naquela bagunça imunda que chego a desconfiar se não é 'montagem'. Fico em dúvida.
    Gostei de seu blog, estarei por aqui outras vezes.
    Um abraço!

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

VERDADES

Alguns falam de doçura, Desconhecem O regurgitar das abelhas, O mel que se transforma dentro delas, Dentro das casas de cera. Falam do luxo ...