Pensamentos do escritor e educador Rubem Alves - de quem sou fã incondicional, e de "carteirinha" - do livro "Paisagens da Alma"
Numa clínica psicológica estava escrito: "Distúrbios da aprendizagem." Ainda não vi em clínica alguma anunciado "Distúrbios da Ensinagem."
É preciso esquecer os nomes de Deus que as religiões inventaram para encontrá-lo sem nome do assombro da vida."
Não. Não escrevo o que sou. Escrevo o que não sou. Sou pedra. Escrevo pássaros. Sou tristeza. Escrevo alegria. A poesia é sempre o reverso das coisas.
Enganamo-nos quando confundimos as pessoas com seus atos. Ninguém é idêntico àquilo que faz. É só isso que nos permite odiar o pecado e amar o pecador.
Os portugueses se horrorizaram ao saber que os índios matavam as pessoas e as comiam. Os índios se horrorizaram ao saber que os portugueses matavam as pessoas e não as comiam. Tudo depende do ponto de vista.
Há pessoas que se convertem por causa de uma grande experiência espiritual solitária. Outros não se convertem: apenas se mudam da sua solidão para uma comunidade que os acolha. A experiência de pertencer, de não estar sozinho, é tão gratificante que é capaz de digerir qualquer ideia esquisita. Chupado entre amigos, o limão é doce.
Adorei todas mas aquela de não escrever o que sou caiu como uma luva!....rss...bjs,
ResponderExcluirQue pensamentos tão interessantes.
ResponderExcluirFiquei fã deste blog.
Voltarei.
Beijinhos
Olá, Boa noite,Ana
ResponderExcluirtambém, sou fã do Rubem Alves,gostei de todas, mas gostei + de :"Não. Não escrevo o que sou. Escrevo o que não sou. Sou pedra. Escrevo pássaros. Sou tristeza. Escrevo alegria. A poesia é sempre o reverso das coisas."...e , "É preciso esquecer os nomes de Deus que as religiões inventaram para encontrá-lo sem nome do assombro da vida."...
Obrigado pelo carinho, bela quinta feira, beijos!
Oi Ana!
ResponderExcluirBonitas frases vc escolheu, abração.
Cheguei a tempo de sorver as deliciosas reflexões do mestre Rubem...aqui tem mais uma fã incondicional.
ResponderExcluirAdorei a seleção, Ana.
Bjkas,
Calu