witch lady

Free background from VintageMadeForYou

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Rubem Alves, de Novo, e Sempre!




Pensamentos do escritor e educador Rubem Alves - de quem sou fã incondicional, e de "carteirinha" - do livro "Paisagens da Alma"





Numa clínica psicológica estava escrito: "Distúrbios da aprendizagem." Ainda não vi em clínica alguma anunciado "Distúrbios da Ensinagem."




É preciso esquecer os nomes de Deus que as religiões inventaram para encontrá-lo sem nome do assombro da vida."


Não. Não escrevo o que sou. Escrevo o que não sou. Sou pedra. Escrevo pássaros. Sou tristeza. Escrevo alegria. A poesia é sempre o reverso das coisas.


Enganamo-nos quando confundimos as pessoas com seus atos. Ninguém é idêntico àquilo que faz. É só isso que nos permite odiar o pecado e amar o pecador.


Os portugueses se horrorizaram ao saber que os índios matavam as pessoas e as comiam. Os índios se horrorizaram ao saber  que os portugueses matavam as pessoas e não as comiam. Tudo depende do ponto de vista.


Há pessoas que se convertem por causa de uma grande experiência espiritual solitária. Outros não se convertem: apenas se mudam da sua solidão para uma comunidade que os acolha. A experiência de pertencer, de não estar sozinho, é tão gratificante que é capaz de digerir qualquer ideia esquisita. Chupado entre amigos, o limão é doce.



5 comentários:

  1. Adorei todas mas aquela de não escrever o que sou caiu como uma luva!....rss...bjs,

    ResponderExcluir
  2. Que pensamentos tão interessantes.

    Fiquei fã deste blog.

    Voltarei.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Olá, Boa noite,Ana
    também, sou fã do Rubem Alves,gostei de todas, mas gostei + de :"Não. Não escrevo o que sou. Escrevo o que não sou. Sou pedra. Escrevo pássaros. Sou tristeza. Escrevo alegria. A poesia é sempre o reverso das coisas."...e , "É preciso esquecer os nomes de Deus que as religiões inventaram para encontrá-lo sem nome do assombro da vida."...
    Obrigado pelo carinho, bela quinta feira, beijos!

    ResponderExcluir
  4. Cheguei a tempo de sorver as deliciosas reflexões do mestre Rubem...aqui tem mais uma fã incondicional.
    Adorei a seleção, Ana.
    Bjkas,
    Calu

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

VERDADES

Alguns falam de doçura, Desconhecem O regurgitar das abelhas, O mel que se transforma dentro delas, Dentro das casas de cera. Falam do luxo ...