Abraham Maslow, professor de Harvard, comentou que todos os seres humanos nascem com um senso inato de valores pessoais positivos e negativos. Somos atraídos por valores pessoais positivos tais como justiça, honestidade, verdade, beleza, humor, vigor, poder (mas não poder abusivo), ordem (mas não preciosismo ou perfeccionismo), inteligência (mas não convencimento ou arrogância). Da mesma forma, somos repelidos por injustiça, morbidez, feiúra, fraqueza, falsidade, engano, caos etc. Maslow também declara que valores pessoais positivos são definíveis somente em termos de todos os outros valores pessoais positivos - em outras palavras, não podemos maximizar qualquer virtude e deixar que ela contenha quaisquer valores pessoais negativos sem repulsa.
Por exemplo, a beleza que está associada com o engano se torna repulsiva. A justiça associada com a crueldade é repulsiva. Esta capacidade inata de sentir atração ou repulsão é o fundamento da moralidade - em outras palavras, sentimentos bem entendidos formam a capacidade interior com a qual nascemos para chegar ao que pensamos ser bom/mau e certo/errado.
Este ponto de vista contrasta agudamente com alguns ensinamentos extremistas de algumas religiões e ideais políticos, que querem estabelecer o que é moral - que os humanos nascem num vácuo moral e que é somente a autoridade quem pode dizer aos seres humanos o que é certo e errado. A exploração extremista dos sentimentos aumenta na medida em que os sentimentos não são apenas distingüidos, mas mesmo separados do pensamento crítico.
Algumas religiões, entretanto (algumas correntes atuais do cristianismo), acreditam que o ser humano nasce com princípios morais a ele inatos, e nele colocados por Deus. E que a "imagem e semelhança" ao Deus criador, citada no livro de Gênesis da Bíblia cristã, se referiria na verdade à imagem e semelhança moral a esse Deus criador, e não à aparência física do Deus cristão. Chegando a uma conclusão próxima à de Abraham Maslow, porém não científica. - WIKIPEDIA
"O amor é o sentimento dos seres imperfeitos, posto que a função do amor é levar o ser humano à perfeição." (Aristóteles)
"Mas onde se deve procurar a liberdade é nos sentimentos. Esses é que são a essência viva da alma."(Johann Goethe)
"Quando fazemos tudo para que nos amem e não conseguimos, resta-nos um último recurso: não fazer mais nada. Por isso, digo, quando não obtivermos o amor, o afeto ou a ternura que havíamos solicitado, melhor será desistirmos e procurar mais adiante os sentimentos que nos negaram. Não fazer esforços inúteis, pois o amor nasce, ou não, espontaneamente, mas nunca por força de imposição. Às vezes, é inútil esforçar-se demais, nada se consegue;outras vezes, nada damos e o amor se rende aos nossos pés. Os sentimentos são sempre uma surpresa. Nunca foram uma caridade mendigada, uma compaixão ou um favor concedido. Quase sempre amamos a quem nos ama mal, e desprezamos quem melhor nos quer. Assim, repito, quando tivermos feito tudo para conseguir um amor, e falhado, resta-nos um só caminho...o de mais nada fazer."
Clarice Lispector
"Eu sou do tamanho daquilo que SINTO, que VEJO e que FAÇO, não do tamanho que os outros me enxergam."
Bob Marley
Sentimentos que fluem e descrevem momentos...
ResponderExcluirBeijo.
Ana, achei seu blog lá na Ivone e resolvi conhecer. Gostei do que li.
ResponderExcluirAbraço
oi Ana
ResponderExcluirAcredito que temos que viver segundo nossos princípios, e não para agradarmos ninguém.
O certo ou errado a gente aprende conforme crescemos, não acredito que esses valores já estejam pré programados.
Com o mundo tão injusto e com tanta maldade, será que os valores não estão alterados?É pra se pensar...
bjokas =)
Ana, acredito que nascemos com propensão para o bem, para abraçar valores dignos e para seguirmos um caminho correto. Mas vamos desenvolver os sentimentos que nos impõem e que, não em todos, seguem valores diversos. Bjs.
ResponderExcluirGosto muito da tua escrita!
ResponderExcluirOI ANA!
ResponderExcluirTRAZEMOS ARRAIGADOS EM NOSSO SER, OS SENTIMENTOS DE CERTO E ERRADO E DAÍ, FORJAMOS NOSSO EU INTERIOR.
SOMOS SERES ÚNICOS, SUJEITOS A MUDANÇAS E EVOLUÇÕES.
ABRÇS
http://zilanicelia.blogspot.com.br/
Bom dia, Ana. Creio que somos seres em que habita o bem e o mal, mas que devemos alimentar o nosso lado melhor, a fim de que sejamos pessoas saudáveis e mais evoluídas.
ResponderExcluirO equilíbrio é a resposta para tudo, não tão fácil de conseguir, mas necessário lutar para obter.
Achei muito interessante todas as citações e pensamentos.
Concordo plenamente com o que disse Clarice Lispector, Bob Marley, aliás, concordo com todas, me identifiquei nelas!
Tenha um excelente fim de semana de paz!
Beijos na alma!
http://refugio-origens.blogspot.com.br/
http://redescobrindoaalma.blogspot.com.br/
http://carinhosemselosdosamigos.blogspot.com.br/