witch lady

Free background from VintageMadeForYou

segunda-feira, 27 de março de 2017

Sabedoria ou Inteligência?







Estou lendo um livro de Eddie Van Feu - uma autora brasileira que encontrei na Amazon. Ela fala muito sobre magia e rituais mágicos. Eu acredito que tais rituais servem para ajudar a concentrar e harmonizar intenção, vontade e ação. Podem ajudar, se alguém precisa deles. Não direi aqui que sou contra, ou que não acredito, justamente porque eu já testei algumas vezes os meus próprios, e deram resultado. Só não devemos usar o pensamento concentrado para fazer mal aos outros, porque realmente pode funcionar, e aquilo que emitimos conscientemente para os outros, sempre volta para nós. Mas aqueles que não acreditam, estão no seu direito - desde que respeitem o direito de quem acredita!

Há alguns dias, eu estava pensando na diferença entre sabedoria e inteligência. Muita gente acha que são a mesma coisa. Embora todas as pessoas e animais possuam inteligência - só que de uma maneira diferente -  nem todo mundo age com sabedoria. Bem, eu acho que ninguém aqui age com sabedoria o tempo todo. Somos humanos, falhamos. Mas é possível tentar agir de maneira sábia a maior parte do tempo. Isto já é, por si, sabedoria. Haverá tropeços e quedas; é natural.  Sempre há aqueles dias em que nos levantamos da cama com o pé esquerdo, e metemos os pés pelas mãos... o importante, é reconhecer o erro, respirar fundo, tentar consertá-lo se possível e seguir em frente.

Mas vamos a um trechinho do livro da autora Eddie Van Feu, que fala de sabedoria e inteligência, e que tem tudo a ver com o que eu penso: 

O LIVRO DE OURO DA PROSPERIDADE E DA SORTE – EDDIE VAN FEU

Um pouco sobre Sabedoria e inteligência...

"(...) Procure manter o coração sempre puro. Isto não quer dizer que você não poderá nunca sentir raiva ou tristeza, decepção ou frustração. A vida é feita dessas coisas também, fazem parte do seu aprendizado. Mas você terá que ter um coração leve, ou seja, um coração livre de sentimentos densos como ódio, ira, rancor, inveja, apego, orgulho e cobiça. Todos esses sentimentos são distorções, excessos, um desequilíbrio facilmente consertável se você estiver disposto a melhorar. 

E o caminho para tudo isso é a sabedoria. É com ela que adquirimos compreensão de tudo o que nos cerca, das coisas que nos acontecem e até como lidar com aquilo que não compreendemos ou nos magoa. Afinal, entender que levou uma facada nas costas não torna menos doloroso o fato em si! Para quem não sabe definir o que é sabedoria, por favor, não confunda com inteligência. E não confunda inteligência com acúmulo de informações. Meu PC é cheio de informações, o que não lhe dá inteligência, e muito menos, sabedoria.

Estamos vivendo num mundo onde temos informação demais e pouco tempo para digeri-la. Muita gente lê livros, vê filmes, assiste a novelas, e não consegue dizer o que gostou ou o que não gostou, e muito menos, porquê. Quando dava aulas para crianças e adolescentes de roteiro e quadrinhos, sempre promovia uma discussão sobre um filme que todos tivessem visto. Salvo uma rara turma que tive, que chamo até hoje de “Turma de Ouro,” as outras turmas (que também amei e que muito me ensinaram) geralmente respondiam com uma opinião direta de ‘amei’, acompanhados de adjetivos como ‘ridículo’, ‘muito bom’, ‘horrível’ e ‘lindo.’ Quando eu me dirigia a um deles e perguntava diretamente: “Por que?”, a turma mergulhava em silêncio. Se eu ouvisse um “Porque sim”, aí todo mundo tomava esporro, porque aluno meu não pode ser irracional.

E foi à base de muito esforço, e de muito esporro, que comecei a ouvir explicações mais coerentes. Tudo o que eu queria é que eles aprendessem a ver além, a ver a mensagem que estava sendo passada para eles em cada novela, filme ou propaganda, para que não se permitissem ser manipulados, uma geração de trouxas. Essa compreensão é sabedoria. Saber dados específicos sobre um fato e repetí-lo com ar superior, não é. Ter uma opinião embasada em argumentos honestos é sabedoria. Tentar impô-la aos outros não é.

Num resumo, inteligência é olhar as nuvens negras no céu e saber que são cúmulos cheios de água que cairá sobre  a terra numa reação natural, talvez provocando raios e trovões ao se tocarem. Sabedoria é pegar o guarda-chuva antes de sair de casa."


O que vocês acham?




2 comentários:

  1. Verdade, inteligência não quer dizer sabedoria, tampouco ignorância não quer dizer que a pessoa é "burra", conhecimento de verdade não é ler sem pensar, eu amo ler, demoro para ler um bom livro porque me proponho a sempre poder aprender algo a mais e sempre consigo!
    Amei a postagem, não faço nenhum ritual, nem uso nenhum amuleto, tampouco critico quem o faz, bem como dizes, respeitar é bom em todos os sentidos, cada um é um e tudo o que se deseja de bem ou mal aos outros, dizem que o cérebro entende que é para si mesmo, sendo assim as energias nem sempre vão aos que são direcionadas, mente sã, corpo são, eis uma das formas energéticas de provas do bem em que as pessoas se encontram!
    Abraços querida Ana!

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

EU SÓ TENHO UMA FLOR

  Eu Só Tenho Uma Flor   Neste exato momento, Eu só tenho uma flor. Nada existe no mundo que seja meu. Nada é urgente. Não há ra...