witch lady

Free background from VintageMadeForYou

terça-feira, 26 de maio de 2015

SOBRE PERDER UMA CASA






Gostaria de partilhar com vocês um trechinho do livro que estou lendo no momento, "Teu é o Reino," de Abilio Estévez. Nesta passagem, ele fala de alguém perdeu sua casa após uma tempestade, da dor e da sensação de vazio, orfandade e desproteção repentinas. Segue:

"...foi nessa hora funesta que Consuelo teve consciência de que ficara sem casa. Não existe perplexidade que se possa comparar. Acontece que quando uma casa é levada pelo mar, você não perde apenas um teto onde se proteger da intempérie, da chuva, do frio, do luar, não perde apenas o lugar onde sonhos, grandezas e mesquinharias estão a salvo do olhar (severo) do outro, de quem escruta e examina para descobrir em que parte do corpo se esconde sua fraqueza, onde você guarda o que não deve ser visível, acontece que você não perde só aquilo que protege e dá calor, o lugar que permite que você seja o mais você de todos os vocês que mostra, acontece que uma casa não é só o Lugar, aquele do refúgio e do pudor, uma casa é também o armazém das suas lembranças, onde você guardou as caixas de bombons, já sem bombons, cheias de cartas e fotografias, aquela imagem da modelo de revista a quem você quis se igualar, o lugar onde compartilhou quimeras e terrores, o lugar onde lavava a roupa (que é uma forma de purificação), e onde tomava banho (que é uma forma de se igualar ao Senhor), e onde dormia (que é uma forma de se aproximar do mistério), uma casa é também o lugar de defecação (que é a forma de ir se acostumando a devolver à terra o que é da terra), e o lugar do amor (que é uma forma de cada qual experimentar o gozo da expulsão do Éden), e o lugar onde você tem a ilusão de que uma porção do Universo lhe pertence, o único em que pascal deixava de sentir terror diante dos espaços infinitos, já que é também o lugar construído à sua escala, onde você não se sente uma mísera partícula num plano infinito no tempo e no espaço, é por limites ao Universo e dizer de modo categórico Este é meu lugar, e é bom porque é meu lugar. Assim explicou Consuelo aos seus parentes a sensação de ter perdido a casa."

A história de Consuelo e sua casa perdida continua de maneira comovente. Não é lindo este texto? 

Que todos que perderam  suas casas possam reconstruir o seu lar, e ter de volta essas paredes que nos guardam, dão conforto, privacidade e proteção. Que cada um tenha dentro de si, sempre, onde quer que estejam,  a imagem da casa, do lar verdadeiro, onde estão seus objetos mais queridos, suas lembranças mais amadas...



5 comentários:

  1. Parabéns Aninha, pelo seu maravilhoso trabalho, Beijos no coração,

    ResponderExcluir
  2. Olá, Ana!
    Excelente esse trecho de , "Teu é o Reino," de Abilio Estévez. Parabéns.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Lindo trecho que escolhestes! Ana, é triste a pessoa que perdeu sua casa perde a referência de si mesmo.
    Beijos
    Amara

    ResponderExcluir
  4. Ana é mesmo lindo e comovente esse trecho que nos traz.
    Sabe, que estou lendo um livro sobre organização, e ainda ontem à noite eu lia que a autora sempre ao chegar em sua casa, abre a porta e a cumprimenta "Obrigada por me dar abrigo" e faz uma rápida e pequena reverência. Achei estranho, confesso. Mas sabe que agora lendo o seu post me pego refletindo o quanto esquecemos de dar valor à nossa casa.
    Faz me lembrar também dos milhões de pessoas que passam a viver, por inúmeros motivos, em campos de refugiados.
    Foi especial te ler! Beijo.

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

VERDADES

Alguns falam de doçura, Desconhecem O regurgitar das abelhas, O mel que se transforma dentro delas, Dentro das casas de cera. Falam do luxo ...