witch lady

Free background from VintageMadeForYou

domingo, 4 de janeiro de 2015

E quanto às frutas e verduras...




Vínhamos percebendo que nunca dávamos conta de comer todas as frutas que comprávamos. Chegávamos do supermercado ou da quitanda e arrumávamos as frutas em uma cesta na cozinha. Ficava um arranjo bonito, mas na hora de comer, a preguiça de lavar e/ou descascar as frutas, principalmente as mais complicadas, como o abacaxi, fazia com que decidíssemos por outros alimentos menos saudáveis, mas de rápido consumo, como biscoitos e pães.

Um dia, enquanto fazíamos compras no mercado, eu tive uma ideia: aumentei minha família de potes herméticos comprando um novo conjunto com vários tamanhos. Em casa, após lavar os potes, lavei também as frutas - peras, maçãs, uvas - já deixando-os prontinhos para comer dentro do pote maior. As outras frutas, como o abacaxi, melão e mamão, coloquei já descascadas e picadas, cada qual em um pote separado. Resultado: deu vontade de comer fruta ou fazer suco ou sorvete, é só pegar a fruta na geladeira, prontinha para consumo!

Quantas frutas se estragaram depois disso? Nenhuma! Deu um trabalhão; passei mais de uma hora fazendo isso, mas valeu a pena. Afinal, organizar dá trabalho.

Fiz o  mesmo com as hortaliças, assim que cheguei: lavei tudo e coloquei as folhas arrumadas e secas dentro de uma panela grande de alumínio. As folhas se conservam crocantes por muito mais tempo -semanas a fio - quando conservadas em panelas ou recipientes de alumínio. Na hora da salada, é só pegar e comer! Grau de desperdício: zero!

Também fica uma delícia pegar aquelas partes que todo mundo joga fora, como talos de couve e espinafre, e refogar junto com o arroz. Comida verdinha e cheia de fibra. 

Não é fácil chegar cansada do calorão do mercado e ir para a cozinha, mas garanto que o trabalhão compensa.



Um comentário:

  1. Não é novidade para mim, Ana. Dá um trabalhão, mas é o tipo de procedimento que sempre tem bom resultado. Comparar uns biscoitos com um pote de maçã com laranja é impossível.
    Abraço.

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

EU SÓ TENHO UMA FLOR

  Eu Só Tenho Uma Flor   Neste exato momento, Eu só tenho uma flor. Nada existe no mundo que seja meu. Nada é urgente. Não há ra...