witch lady

Free background from VintageMadeForYou

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Monja Cohen







"A palavra felicidade, em português, tem sua origem nas palavras “fertil” e “frutífero”.  O que frutifica nos faz bem. Plantas, árvores, ideias, filosofias, trabalho, propostas, casamento e assim por diante – todos esses elementos podem deixar alguém feliz. Tanto no Oriente como no Ocidente, seres humanos – se não despertarem para a mente suprema – podem ser manipulados ou podem acabar manipulando outras pessoas em propósitos egoicos, que só atendem a si mesmas. Eu sinto que sair do eu auto-centrado e se dedicar ao Eu maior é a própria felicidade – e isso tanto no Ocidente quanto no Oriente. Talvez os métodos educacionais sejam diversos: o Ocidente sempre foi mais centrado no eu individual do que o Oriente, que costuma considerar a coletividade em primeiro lugar. Mas isso não quer dizer que um é melhor do que o outro. Não se iluda, tanto no Oriente quanto no Ocidente, a maioria das pessoas atualmente se desgasta em preocupações relacionadas a bens materiais apenas e, quase nunca, encontram a plenitude do Eu Maior.​"






"Poesia é como manto de monge, feita da pureza, daquilo que as pessoas jogam fora, pois acham que não serve para nada. O poeta e o monge vão pegando esses retalhos e juntando de forma que fiquem como um campo semeado. Por isso, São Paulo tem tantas possibilidades. Há tanto lixo, tanta coisa jogada fora. Coisas que servem, na sua pureza de não serem desejadas, para que poetas e monges construam suas moradas."







"Preocupar-se nunca é válido. Ocupar-se sim. Ocupar-se em fazer o seu melhor a cada instante e despertar para a mente de sabedoria perfeita é o caminho do Nirvana, é a felicidade verdadeira. Então, pratico os ensinamentos de Buda, sem me preocupar, mas me ocupando com a verdade e esse caminho.​"







P1100356



Cláudia Dias Baptista de Sousa, conhecida como Monja Coen Roshi, é uma monja zen budista brasileira e missionária oficial da tradição Soto Shu com sede no Japão. Wikipédia
Nascimento: 30 de junho de 1947 (68 anos), São Paulo, São Paulo





3 comentários:

  1. Que linda postagem Ana!
    Amo demais os dons da Monja Coe, tive a honra de conhece-la pessoalmente em 2009, em Cunha, na abertura de forno do artista Gilberto Jardineiro.
    Ela é o ser mais lindo que já pude contemplar e levar comigo.
    Encantada com a sua escolha, parabéns pela postagem!
    Meu carinho.

    ResponderExcluir
  2. Belos textos, cara amiga Ana, os quais denotam uma sensibilidade aprimorada, algo não muito comum nos nossos dias. Um abraço. Tenhas, sei que terás, um bom dia.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Ana.
    Um belo texto, saber viver é uma arte e nem todos aproveitam a vida como deve ser vivida, em toda a sua plenitude. Lindos dias. Beijos.

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

VERDADES

Alguns falam de doçura, Desconhecem O regurgitar das abelhas, O mel que se transforma dentro delas, Dentro das casas de cera. Falam do luxo ...