witch lady

Free background from VintageMadeForYou

terça-feira, 19 de abril de 2022

TEMPO PARA LER E ESCREVER

 




TEMPO PARA LER


 


Quando eu era jovem, os livros eram poucos em nossa casa, e a maioria deles era emprestada ou comprada em sebos. Livros eram caros, e por isso, nós os líamos bem mais devagar e líamos várias vezes os mesmos livros. Assim, o conteúdo ficava muito mais solidificado em nossas mentes, e embora lêssemos poucos livros, nós  guardávamos o conteúdo na memória mais facilmente.


 


Hoje, temos os livros virtuais, que são bem mais em conta que os livros de papel. É fácil escolher um livro na Amazon, por exemplo, fazer o download e começar a ler imediatamente. Mas a facilidade também trouxe a quantidade, e são tantos livros para ler, que eu às vezes duvido se terei tempo de vida suficiente para todos. Além disso, a leitura é bem mais superficial. Assim, acabamos lendo-os quase sempre sem a reflexão necessária.


 


Com as redes sociais - Instagram, Facebook, Twitter, Linkedin, etc... - as pessoas passam menos tempo lendo e já não teêm mais paciência para textos longos.


 


No final da semana passada apaguei minhas contas no Instagram. Fiz uma promessa a Deus ao passar por um período difícil, e se minha promessa fosse atendida, prometi apagar minhas redes sociais - com exceção do Recanto e dos blogs. E eu o fiz. 


 


E já terminei de ler um livro e comecei a ler outro. Tenho mais tempo para cuidar da casa, preparar mais material para minhas aulas (dou aulas de inglês pela internet) e ando mais calma e centrada. A concentração melhorou, durmo melhor e me sinto mais calma. A internet é uma invenção maravilhosa, mas com ela, existe muita negatividade no ar, que acabamos absorvendo. Muitas pessoas que nos (per)seguem estão apenas curiosas sobre nós ou sobre como vivemos, e lançam energias de inveja e negatividade sobre nós. 


 


Hoje eu tenho mais tempo para ler e escrever, e aos poucos, estou voltando aos blogs e ao Recanto, mas sem aquela sede de reconhecimento que eu costumava ter. Eu só quero escrever e ler o que me interessa, viver a vida de maneira mais suave e me dedicar mais ao que me traz retorno real - meu trabalho, meus cães e minha casa.


   

5 comentários:

  1. Que bom quando detectamos o problema e o afastamos, não é? Escrever com leveza, quando quisermos, sem nenhuma obrigação, pressão, faz tudo melhor! Curte bem esse tempo! beijos, chica

    ResponderExcluir
  2. Olá Ana.
    Senti muito bem o que quis dizer.
    Cada vez mais constatamos a falta de tempo na nossa vida.
    E ás vezes tendo tempo, acabamos por não aproveitar esse tempo, porque achamos que não o temos :)
    Ainda bem que está num novo florescer, que já cortou galhos que não tem valor nenhum e que se rega de novas energias. Haja força e querer.
    O meu avô dizia muitas vezes que uma árvore muito carregada de fruta, ia sempre quebrar mais cedo :)
    Temos de encontrar o equilíbrio .
    Gostei muito deste seu Tempo para Ler e Escrever.
    Brisas doces para esse lado **

    ResponderExcluir
  3. Querida Ana, que bom isso, eu tenho muito tempo para mim, amo ler e continuo, amo cuidar de minha casa e assim sempre fico mais tranquila e durmo muito bem, gosto de escrever nos blogs sempre que me
    sinto inspirada e isso é tudo de bom!
    Percebi a sua volta aos blogs, andei te lendo.
    Assim a vida fica mesmo bem vivida!
    Abraços sempre apertados!

    ResponderExcluir
  4. A vida é tão breve que devemos aproveitar o melhor possível o nosso tempo, fazendo aquilo que realmente nos é importante.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Ana. Um assunto vigente a falta de tempo tendo muito tempo, porém a administração deste anda esquecida e assim, há um certo desleixo com as coisas que mais importam em nossa vida e dos nossos. É frequente criticas do uso das redes e o silencio nas famílias, a comunicação pessoal perdendo espaço para os likes e emoticons para traduzirem nossas respostas e assim os dialogos se perdem.
    Que bom você conseguir se afastar em pró de uma causa justa. Eu confesso minha incapacidade de gerenciar todas as redes e às vezes até me angustia, por pensar, que as pessoas não me entendem.
    Por falar no RL estou precisando de reaproximar de lá, que gosto muito e onde lhe conheci.
    Um abração e viva sua paz amiga.

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

EU SÓ TENHO UMA FLOR

  Eu Só Tenho Uma Flor   Neste exato momento, Eu só tenho uma flor. Nada existe no mundo que seja meu. Nada é urgente. Não há ra...