witch lady

Free background from VintageMadeForYou

terça-feira, 19 de abril de 2022

TEMPO PARA LER E ESCREVER

 




TEMPO PARA LER


 


Quando eu era jovem, os livros eram poucos em nossa casa, e a maioria deles era emprestada ou comprada em sebos. Livros eram caros, e por isso, nós os líamos bem mais devagar e líamos várias vezes os mesmos livros. Assim, o conteúdo ficava muito mais solidificado em nossas mentes, e embora lêssemos poucos livros, nós  guardávamos o conteúdo na memória mais facilmente.


 


Hoje, temos os livros virtuais, que são bem mais em conta que os livros de papel. É fácil escolher um livro na Amazon, por exemplo, fazer o download e começar a ler imediatamente. Mas a facilidade também trouxe a quantidade, e são tantos livros para ler, que eu às vezes duvido se terei tempo de vida suficiente para todos. Além disso, a leitura é bem mais superficial. Assim, acabamos lendo-os quase sempre sem a reflexão necessária.


 


Com as redes sociais - Instagram, Facebook, Twitter, Linkedin, etc... - as pessoas passam menos tempo lendo e já não teêm mais paciência para textos longos.


 


No final da semana passada apaguei minhas contas no Instagram. Fiz uma promessa a Deus ao passar por um período difícil, e se minha promessa fosse atendida, prometi apagar minhas redes sociais - com exceção do Recanto e dos blogs. E eu o fiz. 


 


E já terminei de ler um livro e comecei a ler outro. Tenho mais tempo para cuidar da casa, preparar mais material para minhas aulas (dou aulas de inglês pela internet) e ando mais calma e centrada. A concentração melhorou, durmo melhor e me sinto mais calma. A internet é uma invenção maravilhosa, mas com ela, existe muita negatividade no ar, que acabamos absorvendo. Muitas pessoas que nos (per)seguem estão apenas curiosas sobre nós ou sobre como vivemos, e lançam energias de inveja e negatividade sobre nós. 


 


Hoje eu tenho mais tempo para ler e escrever, e aos poucos, estou voltando aos blogs e ao Recanto, mas sem aquela sede de reconhecimento que eu costumava ter. Eu só quero escrever e ler o que me interessa, viver a vida de maneira mais suave e me dedicar mais ao que me traz retorno real - meu trabalho, meus cães e minha casa.


   

5 comentários:

  1. Que bom quando detectamos o problema e o afastamos, não é? Escrever com leveza, quando quisermos, sem nenhuma obrigação, pressão, faz tudo melhor! Curte bem esse tempo! beijos, chica

    ResponderExcluir
  2. Olá Ana.
    Senti muito bem o que quis dizer.
    Cada vez mais constatamos a falta de tempo na nossa vida.
    E ás vezes tendo tempo, acabamos por não aproveitar esse tempo, porque achamos que não o temos :)
    Ainda bem que está num novo florescer, que já cortou galhos que não tem valor nenhum e que se rega de novas energias. Haja força e querer.
    O meu avô dizia muitas vezes que uma árvore muito carregada de fruta, ia sempre quebrar mais cedo :)
    Temos de encontrar o equilíbrio .
    Gostei muito deste seu Tempo para Ler e Escrever.
    Brisas doces para esse lado **

    ResponderExcluir
  3. Querida Ana, que bom isso, eu tenho muito tempo para mim, amo ler e continuo, amo cuidar de minha casa e assim sempre fico mais tranquila e durmo muito bem, gosto de escrever nos blogs sempre que me
    sinto inspirada e isso é tudo de bom!
    Percebi a sua volta aos blogs, andei te lendo.
    Assim a vida fica mesmo bem vivida!
    Abraços sempre apertados!

    ResponderExcluir
  4. A vida é tão breve que devemos aproveitar o melhor possível o nosso tempo, fazendo aquilo que realmente nos é importante.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Ana. Um assunto vigente a falta de tempo tendo muito tempo, porém a administração deste anda esquecida e assim, há um certo desleixo com as coisas que mais importam em nossa vida e dos nossos. É frequente criticas do uso das redes e o silencio nas famílias, a comunicação pessoal perdendo espaço para os likes e emoticons para traduzirem nossas respostas e assim os dialogos se perdem.
    Que bom você conseguir se afastar em pró de uma causa justa. Eu confesso minha incapacidade de gerenciar todas as redes e às vezes até me angustia, por pensar, que as pessoas não me entendem.
    Por falar no RL estou precisando de reaproximar de lá, que gosto muito e onde lhe conheci.
    Um abração e viva sua paz amiga.

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

PALHA

  Vasculho o entulho Desse meu silêncio Em busca de algo Que eu tenha a dizer, Uma inspiração, Palavra parida Do ventre da vida. O vento fus...