TEMPO PARA LER
Quando eu era jovem, os livros eram poucos em nossa casa, e a maioria deles era emprestada ou comprada em sebos. Livros eram caros, e por isso, nós os líamos bem mais devagar e líamos várias vezes os mesmos livros. Assim, o conteúdo ficava muito mais solidificado em nossas mentes, e embora lêssemos poucos livros, nós guardávamos o conteúdo na memória mais facilmente.
Hoje, temos os livros virtuais, que são bem mais em conta que os livros de papel. É fácil escolher um livro na Amazon, por exemplo, fazer o download e começar a ler imediatamente. Mas a facilidade também trouxe a quantidade, e são tantos livros para ler, que eu às vezes duvido se terei tempo de vida suficiente para todos. Além disso, a leitura é bem mais superficial. Assim, acabamos lendo-os quase sempre sem a reflexão necessária.
Com as redes sociais - Instagram, Facebook, Twitter, Linkedin, etc... - as pessoas passam menos tempo lendo e já não teêm mais paciência para textos longos.
No final da semana passada apaguei minhas contas no Instagram. Fiz uma promessa a Deus ao passar por um período difícil, e se minha promessa fosse atendida, prometi apagar minhas redes sociais - com exceção do Recanto e dos blogs. E eu o fiz.
E já terminei de ler um livro e comecei a ler outro. Tenho mais tempo para cuidar da casa, preparar mais material para minhas aulas (dou aulas de inglês pela internet) e ando mais calma e centrada. A concentração melhorou, durmo melhor e me sinto mais calma. A internet é uma invenção maravilhosa, mas com ela, existe muita negatividade no ar, que acabamos absorvendo. Muitas pessoas que nos (per)seguem estão apenas curiosas sobre nós ou sobre como vivemos, e lançam energias de inveja e negatividade sobre nós.
Hoje eu tenho mais tempo para ler e escrever, e aos poucos, estou voltando aos blogs e ao Recanto, mas sem aquela sede de reconhecimento que eu costumava ter. Eu só quero escrever e ler o que me interessa, viver a vida de maneira mais suave e me dedicar mais ao que me traz retorno real - meu trabalho, meus cães e minha casa.
Que bom quando detectamos o problema e o afastamos, não é? Escrever com leveza, quando quisermos, sem nenhuma obrigação, pressão, faz tudo melhor! Curte bem esse tempo! beijos, chica
ResponderExcluirOlá Ana.
ResponderExcluirSenti muito bem o que quis dizer.
Cada vez mais constatamos a falta de tempo na nossa vida.
E ás vezes tendo tempo, acabamos por não aproveitar esse tempo, porque achamos que não o temos :)
Ainda bem que está num novo florescer, que já cortou galhos que não tem valor nenhum e que se rega de novas energias. Haja força e querer.
O meu avô dizia muitas vezes que uma árvore muito carregada de fruta, ia sempre quebrar mais cedo :)
Temos de encontrar o equilíbrio .
Gostei muito deste seu Tempo para Ler e Escrever.
Brisas doces para esse lado **
Querida Ana, que bom isso, eu tenho muito tempo para mim, amo ler e continuo, amo cuidar de minha casa e assim sempre fico mais tranquila e durmo muito bem, gosto de escrever nos blogs sempre que me
ResponderExcluirsinto inspirada e isso é tudo de bom!
Percebi a sua volta aos blogs, andei te lendo.
Assim a vida fica mesmo bem vivida!
Abraços sempre apertados!
A vida é tão breve que devemos aproveitar o melhor possível o nosso tempo, fazendo aquilo que realmente nos é importante.
ResponderExcluirBeijinhos
Bom dia Ana. Um assunto vigente a falta de tempo tendo muito tempo, porém a administração deste anda esquecida e assim, há um certo desleixo com as coisas que mais importam em nossa vida e dos nossos. É frequente criticas do uso das redes e o silencio nas famílias, a comunicação pessoal perdendo espaço para os likes e emoticons para traduzirem nossas respostas e assim os dialogos se perdem.
ResponderExcluirQue bom você conseguir se afastar em pró de uma causa justa. Eu confesso minha incapacidade de gerenciar todas as redes e às vezes até me angustia, por pensar, que as pessoas não me entendem.
Por falar no RL estou precisando de reaproximar de lá, que gosto muito e onde lhe conheci.
Um abração e viva sua paz amiga.