witch lady

Free background from VintageMadeForYou

terça-feira, 29 de janeiro de 2019

A Culpa é do Capitalismo?





Diante das coisas terríveis que aconteceram em Brumadinho, Minas Gerais, em decorrência do rompimento da barragem de rejeitos, existem vários posts, fotos e comentários circulando pela internet que nos fazem indagar sobre a saúde mental e a capacidade de empatia dos que os puseram online. Mais triste do que tudo isso, foram os comentários daqueles que, usando a tragédia a fim de combater o Presidente da República e sua equipe, afirmaram que as pessoas que sofreram a tragédia mereceram exatamente o que estão passando, já que sessenta por cento das pessoas votaram em Bolsonaro naquele local.

Acho que isso denota falta de empatia, de bom senso e de caridade, sem falar na falta de educação de quem postou tais coisas. Um verdadeiro absurdo!

Após tantas abobrinhas que li, deparei com um post dizendo que os culpados pelo que aconteceu em Brumadinho "somos todos nós", porque não nos manifestamos contra quando a tragédia ocorreu pela primeira vez em Mariana. Um outro post culpava o sistema capitalista pelo ocorrido.

Não vejo culpa no sistema capitalista, e sim no regime socialista que antecedeu o presente governo, e que concedeu status de 'desastre ecológico' ao penúltimo caso ocorrido. Através de conluios e maracutaias, e provavelmente, gordas propinas, foi permitido que tais companhias operassem sem qualquer fiscalização, sob risco eminente, e sem as licenças necessárias e exigidas por lei. 

Há muitos culpados, pelo que posso ver, mas com certeza, eu e você não o somos - a não ser que você trabalhe ou tenha trabalhado para o governo, ou  na companhia que causou o desastre, e tivesse preferido omitir-se diante dos riscos eminentes, mesmo sabendo que sua família e amigos estavam morando nas áreas próximas, e que eles poderiam sofrer as consequências a qualquer momento. 

O que vai ficar disso tudo? Terá sido apenas mais um motivo de escândalo temporário, ou medidas serão tomadas e punições serão aplicadas a fim de evitar que tais fatos se repitam? O tempo dirá. Pelo menos, enquanto Neymar não optar por um novo corte de cabelo, ou uma certa rede de TV não caçar algum outro escândalo faccioso, estaremos falando de Brumadinho. 

Até a próximo selfie!



7 comentários:

  1. Simples assim. Você sempre pertinente, inteligente e lúcida em suas análises e percepções dos fatos.

    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Depois de passar, esquecem tudo. Lamento o acontecido...

    Hoje:- Olha o meu corpo, e delicia-te.

    Bjos
    Votos de uma óptima Terça - Feira

    ResponderExcluir
  3. Oi Anna, você disse tudo, tem uma frase bíblica que resume tudo: E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará.
    Obrigada pelo seu carinho lá no Tacho, beijos

    ResponderExcluir
  4. Muito coerente o seu texto, eu penso assim também!
    Fiz uma postagem falando coisas parecidas.

    Um abração, minha amiga!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, Sendo o Brasil um país especial onde normalmente os poderosos nunca são presos por corrupção, são presos, sim, por golpes de estado para derrubar uma presidente democraticamente eleita, um juiz que pensa que é uma estrela de cinema, não passa de interesseiro, faz prisões politicas, não me admiro que o trágico acidente que aconteceu em Brumadinho com dezenas de vitimas, tenha um culpado, que é a senhora da limpeza que bateu com a vassoura em qualquer lugar que não devia e causou a quebra da barragem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o senhor está um tanto desatualizado, pois poderosos estão sendo presos por corrupção sim. Hoje temos a Operação Lava Jato, que já colocou muitos "intocáveis" na cadeia, e continua seu trabalho.

      Quanto à Presidenta que sofreu o "GÓRPI", era incompetente e corrupta. Fazia parte de um esquema liderado pelo sr. LULARÁPIO para implantar o comunismo no país. Liberou fortunas para países comunistas enquanto o nosso povo aqui morria de fome e também nas filas de atendimento médico. Sem falar em Pasadena e outros escândalos.

      E Sérgio Moro não pensa que é estrela de cinema; ele simplesmente desfruta da admiração de um povo que está cansado de tanta corrupção, mentira e roubalheira. Se ele está aonde está, fomos nós que o colocamos lá, por mérito. Quanto ao Lula, está na cadeia, de onde (espero) nunca mais sairá.

      Excluir
  6. Gostei de a ler, Ana. Mas em vez de agora se andar a culpar este e aquele, é melhor solidarizarmo-nos com os que sofreram e ainda estão a sofrer tamanha tragédia.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

VERDADES

Alguns falam de doçura, Desconhecem O regurgitar das abelhas, O mel que se transforma dentro delas, Dentro das casas de cera. Falam do luxo ...