witch lady

Free background from VintageMadeForYou

quarta-feira, 4 de março de 2020

Meu País







Embora eu já tenha viajado um pouco pelo Brasil, sempre sonhei em conhecer outros países, mas apenas agora, quando já estou na casa dos cinquenta, consegui realizar esse sonho. Desde 2017, passei por várias cidades da Itália, por Nova Iorque e Portugal, e espero que possa conhecer mais lugares. Tive muitas experiências inesquecíveis que me encantaram e me marcaram para sempre durante essas viagens.

Dizem que viajar faz a mente se abrir ("travelling broadens the mind"), e eu concordo: essa é a mais pura verdade. Conhecer outras culturas e modos de vida realmente faz com que nós abramos os olhos e a mente para coisas que nem sequer sabíamos que existiam, o que acrescenta muito em vários sentidos. Mas existe uma coisa que mudou em mim completamente após essas andanças:

Eu sempre desejei morar fora do Brasil. Quem me conhece, com certeza já me ouviu dizer que, se eu pudesse, deixaria tudo aqui para trás e iria viver em outro país, sem qualquer arrependimento ou saudade, pois eu considerava que o povo brasileiro fosse de certa forma inferior aos outros, e que as belezas encontradas em outros lugares eram bem maiores do que as que são encontradas aqui no Brasil. Porém, essas idéias não mais procedem.



Viajar fez com que eu abrisse os olhos e olhasse para o meu país com muito mais carinho e generosidade. Hoje eu sei que por mais que eu ande por aí, sempre vou querer voltar para o lugar ao qual eu pertenço. Problemas existem em todos os lugares do mundo, e é bem mais fácil ficar falando mal do Brasil quando se viaja como turista do que quando se vai viver realmente em outro país. Sei que o Brasil está muito longe da perfeição, e que precisamos evoluir muito ainda como povo. Tenho plena consciência dos problemas que enfrentamos por causa da corrupção, do baixo nível de ensino nas escolas, das ideologias utópicas e da nossa mania de reclamar sempre, sem nunca valorizar o que temos aqui. 

Apesar de tudo, eu hoje posso afirmar com toda segurança: o Brasil é não apenas um país grande, mas um grande país. Acredito que vamos melhorar. Tenho muito mais fé nisso hoje do que eu tinha antes. 

E é claro, eu simplesmente sou apaixonada pela minha cidade e também pela minha casa. Adoro ambas! E é aqui no Brasil que elas estão.

Acredito que todos nós que fazemos parte desse país deveríamos aprender a valorizá-lo e a exaltá-lo, ao invés de falar sempre mal dele e compará-lo 'por baixo' a outros países mais desenvolvidos. Somos jovens; estamos ainda nos primeiros degraus da evolução, e por isso mesmo temos muitas chances de escrever uma história bem mais bonita e consistente. Falta-nos um sentimento de dever e patriotismo, o que eu encontrei de maneira muito forte nos outros lugares onde estive.




15 comentários:

  1. Sabe Ana,
    Eu sempre pensei nessa direção
    de que nosso país é um grande país.
    Por seu povo, por suas belezas e por
    sua história. Eu ainda não
    viajei para fora, mas meus filhos
    sim e comungam com sua opinião.
    Adorei ler essa sua fantástica
    publicação.
    Bjins
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
  2. Amiga Ana,
    Por conta do meu trabalho e do Rotary, eu conheci muitos países do Mundo. Mas, o Brasil lá fora, por incrível que pareça, é muito melhor tratado (e comentado), que aqui, por nossos governantes e pelo povo, que desfaz das belezas mil que temos em terras “Tupiniquins”. Não precisamos ir longe, vá, por exemplo, até o município de Jijoca de Jericoacoara, no estado do Ceará... Temos ali um Paraíso na Terra.
    Não estou pregando ufanismo e, concordo contigo quando disse: “... Acredito que todos nós que fazemos parte desse país deveríamos aprender a valorizá-lo... ” - Alguns brasileiros precisam mesmo, parar de achar que existe beleza só em Veneza (que além de uma rima ruim), Veneza, hoje, não passa de um “Rio Tietê” dentro de um cartão postal.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  3. Bela crônica! Eu amo meu Brasil!Meu chão! Meu pai veio da Itália perguntei a ele se no jogo da copa pra quem ia torcer, ele não pestanejou, torço pra quem me deu chão pra criar raízes e me deu oportunidade pro ganho do pão de cada dia, torço por este povo que me abraçou de tal forma que logo eu era um deles. Em primeiro lugar sempre o Brasil!

    ResponderExcluir
  4. Olá, Ana!
    Palavras sábias, minha amiga!
    Viajar é gostoso mas voltar ao nosso cantinho, ao nosso país é...o melhor da viajar. Pelo menos para mim, que já conheço vários países.
    Espreitei apenas algumas fotos (maravilhosas) da sua estadia em Portugal. Vou voltar para ver tudo!
    Ana, hoje você está num comentário da última publicação do Rol de Leituras. Tenho de vir «colher» mais pétalas suas para o meu outro blogue. Sabe que agradeço, de coração.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  5. Viajar é das coisas melhor que podemos fazer....
    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir
  6. Nosso Brasil é lindo, pena os governantes que transformam tudo apesar de tantas promessas...Eu reclamo do Brasil,mas não suporto que lá fora, quando viajamos ou moramos fora, falem mal dele! Nós podemos falar pois não somos cegos .muito menos surdos... beijos, que bom que viajaste e tomara façam muitas outras mais! chica

    ResponderExcluir
  7. Bom dia:- Por muito que se viaje, pedindo desculpa caso esteja a ser ignorante, não existe País mais belo que aquele onde nascemos. É apenas uma opinião que, se calhar, não é confirmada por muita gente.
    .
    Cumprimentos poéticos

    ResponderExcluir
  8. Viajar enriquece- nos , ensina -nos a ter uma nova perspectiva do mundo e das sociedades
    Sempre vejo algo de bom , de belo por onde viajo . No fim quero voltar para o meu canto : meus país, minha casa, minhas recordações.
    Depois , cada país tem o seu encanto . É a nossa raiz .
    Gostei desta reflexão com que partilho
    Beijinho , Ana.












    ResponderExcluir
  9. Também já tive mimnha fasse de querer morar fora daqui mas, passou ... O únco país em que eu me aventuraria, dentre os que conheço, é Portugal.

    ResponderExcluir
  10. Ana, bela essa tua crônica, escrevi algo parecido há tempos. Quando solteira ainda e bem jovem, fui fazer um curso na Alemanha de 2 meses. Lá por uma certa altura, bateu uma saudade não propriamente de minha casa, mas do meu país! Contava os dias, chorava sozinha. Na volta, quando entramos em céu brasileiro, a emoção tomou conta, já lá no nordeste! Meu Brasil, meu povo. A emoção tomou conta, e pensei: se esse avião cair, morro feliz em solo brasileiro! Creio que entendes isso. Tudo é lindo lá fora, mas a emoção é aqui no nosso país. Estamos acostumados a achar lá fora as coisas mais bonitas, as mais e as mais... Tudo ilusão, amiga, eles, os turistas, babam pelo nosso país! Isso que temos é enorme, é lindo. Precisamos é de alguém de mão firme que nos faça ter cada vez mais orgulho de tudo aqui. Acredito no nosso povo que está enxergando, quero acreditar nas mudanças.
    Gostei muito dessa sua crônica, tem coração, tem emoção, tem brasilidade!
    beijo, um bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia o blog-
    Hei-de voltar.

    Saudações poéticas!

    ResponderExcluir
  12. Olá Ana
    Viajar refaz a alma, é bom demais. O Brasil tem seus encantos, que possamos agradecer. Bela postagem. Bjs querida e um ótimo dia.

    ResponderExcluir
  13. Brasil, terra amada e bela... Tão grande e com muitos atrativos, costumes e sotaques... “Meu marido diz que lá fora é bom, mas é ruim e aqui é ruim, mas é bom!”
    Viajar é bom demais... Quando conhecemos o Japão, países da Europa ou qualquer parte do mundo, aprendemos coisas preciosas para o nosso viver... Viagens abrem a mente e temos percepções novas para as nossas vivências.
    Ótima postagem, Ana.
    Meu abraço...

    ResponderExcluir
  14. Ola querida Ana,
    Viajei muito quando era bem novinha. Conheci 12 países da Europa, depois Fui pros EEUU e também conheci Argentina. Hoje tenho muito mais vontade conhecer o Brasil. Nosso País é lindo demais.
    O único país que ainda quero conhecer é Israel.
    Bom final de semana.
    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

EU SÓ TENHO UMA FLOR

  Eu Só Tenho Uma Flor   Neste exato momento, Eu só tenho uma flor. Nada existe no mundo que seja meu. Nada é urgente. Não há ra...