witch lady

Free background from VintageMadeForYou

terça-feira, 17 de março de 2020

ABRAM AS JANELAS E SE FECHEM POR TRÁS DAS PORTAS!







Nunca me senti bem em locais fechados. Sabe aqueles ônibus e trens cujas janelas não abrem? Detesto! E eles estão em todos os lugares do mundo. Você entra em hotéis, prédios públicos e meios de transporte e as janelas estão travadas. Impossível tentar abri-las! Acho isso um desserviço à saúde pública, pois é em ambientes fechados e lotados que as doenças proliferam. Principalmente porque os filtros de ar condicionado raramente são  limpos - quando o são!

Aqui em casa, mesmo em dias frios, sempre mantenho as janelas escancaradas. Quem me conhece, sabe. Mesmo a janela da minha sala de aula, deixo sempre aberta. Se algum aluno reclama, fecho um pouquinho, mas deixo uma fresta e explico: "É para a nossa própria saúde." 

Já viram coisa mais terrível do que entrar em um prédio,  ônibus ou trem lotado e ver as janelas todas fechadas? Principalmente quando está frio e chovendo! O vidro fica embaçado, e circula no ar aquele cheiro de gás carbônico, umidade, roupa mal lavada e suor. Um prato cheio para a proliferação de vírus e bactérias. 

Em tempos como os que vivemos, devemos nos lembrar sempre de manter as janelas abertas e sair às ruas somente se for necessário. Evitar apertos de mãos, abraços e beijos, manter distância entre as pessoas e nós e não frequentar locais cheios. Mas ontem as pessoas mostraram total falta de responsabilidade, lotando as praias do Rio de Janeiro e ignorando os avisos da polícia e dos bombeiros! Acho que a maioria ainda não despertou para a realidade. Lá estavam elas, espalhadas sobre a areia com suas crianças,  usando cadeiras e mesas de praia não higienizadas, comendo coisas das mãos dos ambulantes : Como foram preparados aqueles alimentos? Quem tossiu ou espirrou perto deles quando estavam sendo vendidas?

Falam da irresponsabilidade de Jair Bolsonaro pelas afirmações que ele tem feito a respeito do vírus e também pela sua conduta ao quebrar as regras de segurança. Concordo, ele demonstra irresponsabilidade e deu um péssimo exemplo de cidadania! Já deveria ter fechado as fronteiras do país há muito tempo e feito um pronunciamento responsável em rede nacional a respeito da importância de seguirmos as regras de segurança. Por mais que eu goste dele e do trabalho que seus ministros vêm fazendo em diversas áreas, não posso concordar com tanta infantilidade.

Mas  nós precisamos ser responsáveis também! Cada um de nós deveria aprender a seguir as regras, deixando dessa mania de achar que coisas ruins só acontecem aos outros, agindo com mais responsabilidade.

Ontem assisti a um vídeo que me espantou. Um biólogo comparava São Paulo e Itália, dizendo como as coisas começaram a dar erradao por lá e provando por estatísticas que estamos nos encaminhando para a mesma situação, pois cometemos os mesmos erros. A coisa ainda vai piorar bastante antes de melhorar. 

Mas ao invés de transformar tudo isso em uma questão meramente política, simplificando o perigo e procurando bodes expiatórios, deveríamos estar pensando em como nos proteger, em como proteger as pessoas que amamos! Não é hora de fazermos afirmações levianas e polêmicas a fim de desunir o povo ainda mais. 

É hora de esclarecer!




10 comentários:

  1. Bem bons teus conselhos.Essa é sabedoria...Evitar aglomerações, cuidar de nós, dos outros! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde:- A irresponsabilidade tanto acontece no Brasil, como em Portugal, como em qualquer País do Mundo. Regra geral por parte dos jovens. Fecham-se as escolas, enchem-se as praias e as discotecas.

    Portugal, a nível governamental, todos seguem o mesmo diapasão: SEGURANÇA.

    Evitar tudo o que diz no texto. Haja responsabilidade porque se a doença acontece aos outros, nós também fazemos parte desses...outros.
    .
    Cumprimentos poéticos
    .
    ^^^ Transparência em Faiscante Olhar Devasso ^^^

    ResponderExcluir
  3. Querida Ana, sim, temos de nos cuidar e cada qual fazer a sua parte, tudo há de ficar bem!
    Amei saber que temos algo em comum, também adoro casa arejada, ficar com portas e janelas fechadas me angustiam!
    Aproveitei que estando aqui, dei uma visão geral em sua linda viagem por Portugal, meu irmão conhece muitos lugares lá e também me mandava fotos, umas lindas férias, que ele tirou com a família, se encantou!Não conheço, mas com certeza tivestes bons momentos!Amei ver!
    Abraços apertados querida amiga!

    ResponderExcluir
  4. Um excelente artigo.
    Devemos estar conscientes de que estamos passando por uma situação muito grave e seguir à risca todas as regras.
    Há sempre alguém que não ouve ou finge ignorar pondo em perigo a sua vida e a dos outros.
    Que Deus a todos ajude.
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderExcluir
  5. Gostei do que aqui li.
    Portugal está «fechado». Aguardamos hoje a decisão do Presidente da República quanto ao Estado de Emergência.
    Uma tristeza enorme, ver governantes continuarem a desvalorizar o que se passa no mundo.
    Beijo. Protejam-se.

    ResponderExcluir
  6. Um artigo excelente, o momento é de cuidados connosco e com o próximo.
    Votos de rápidas melhoras ao Mundo Inteiro que está muito complicado.
    beijinhos
    :)

    ResponderExcluir
  7. Onde curtimos seu texto de montão? Parabéns!
    Bom restante de semana.

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  8. Ana,
    Todos devemos pensar
    na direção que seu
    texto aponta.
    É muito bom ler
    coerência.
    Bjins
    CatiahoAlc. dos blogs
    https://reflexosespelhandoespalhandoamigos.blogspot.com/
    https://delasdelesouviceversa.blogspot.com/
    http://soempalavras.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

EU SÓ TENHO UMA FLOR

  Eu Só Tenho Uma Flor   Neste exato momento, Eu só tenho uma flor. Nada existe no mundo que seja meu. Nada é urgente. Não há ra...