Nunca me senti bem em locais fechados. Sabe aqueles ônibus e trens cujas janelas não abrem? Detesto! E eles estão em todos os lugares do mundo. Você entra em hotéis, prédios públicos e meios de transporte e as janelas estão travadas. Impossível tentar abri-las! Acho isso um desserviço à saúde pública, pois é em ambientes fechados e lotados que as doenças proliferam. Principalmente porque os filtros de ar condicionado raramente são limpos - quando o são!
Aqui em casa, mesmo em dias frios, sempre mantenho as janelas escancaradas. Quem me conhece, sabe. Mesmo a janela da minha sala de aula, deixo sempre aberta. Se algum aluno reclama, fecho um pouquinho, mas deixo uma fresta e explico: "É para a nossa própria saúde."
Já viram coisa mais terrível do que entrar em um prédio, ônibus ou trem lotado e ver as janelas todas fechadas? Principalmente quando está frio e chovendo! O vidro fica embaçado, e circula no ar aquele cheiro de gás carbônico, umidade, roupa mal lavada e suor. Um prato cheio para a proliferação de vírus e bactérias.
Em tempos como os que vivemos, devemos nos lembrar sempre de manter as janelas abertas e sair às ruas somente se for necessário. Evitar apertos de mãos, abraços e beijos, manter distância entre as pessoas e nós e não frequentar locais cheios. Mas ontem as pessoas mostraram total falta de responsabilidade, lotando as praias do Rio de Janeiro e ignorando os avisos da polícia e dos bombeiros! Acho que a maioria ainda não despertou para a realidade. Lá estavam elas, espalhadas sobre a areia com suas crianças, usando cadeiras e mesas de praia não higienizadas, comendo coisas das mãos dos ambulantes : Como foram preparados aqueles alimentos? Quem tossiu ou espirrou perto deles quando estavam sendo vendidas?
Falam da irresponsabilidade de Jair Bolsonaro pelas afirmações que ele tem feito a respeito do vírus e também pela sua conduta ao quebrar as regras de segurança. Concordo, ele demonstra irresponsabilidade e deu um péssimo exemplo de cidadania! Já deveria ter fechado as fronteiras do país há muito tempo e feito um pronunciamento responsável em rede nacional a respeito da importância de seguirmos as regras de segurança. Por mais que eu goste dele e do trabalho que seus ministros vêm fazendo em diversas áreas, não posso concordar com tanta infantilidade.
Mas nós precisamos ser responsáveis também! Cada um de nós deveria aprender a seguir as regras, deixando dessa mania de achar que coisas ruins só acontecem aos outros, agindo com mais responsabilidade.
Ontem assisti a um vídeo que me espantou. Um biólogo comparava São Paulo e Itália, dizendo como as coisas começaram a dar erradao por lá e provando por estatísticas que estamos nos encaminhando para a mesma situação, pois cometemos os mesmos erros. A coisa ainda vai piorar bastante antes de melhorar.
Mas ao invés de transformar tudo isso em uma questão meramente política, simplificando o perigo e procurando bodes expiatórios, deveríamos estar pensando em como nos proteger, em como proteger as pessoas que amamos! Não é hora de fazermos afirmações levianas e polêmicas a fim de desunir o povo ainda mais.
É hora de esclarecer!
Bem bons teus conselhos.Essa é sabedoria...Evitar aglomerações, cuidar de nós, dos outros! bjs, chica
ResponderExcluirBoa tarde:- A irresponsabilidade tanto acontece no Brasil, como em Portugal, como em qualquer País do Mundo. Regra geral por parte dos jovens. Fecham-se as escolas, enchem-se as praias e as discotecas.
ResponderExcluirPortugal, a nível governamental, todos seguem o mesmo diapasão: SEGURANÇA.
Evitar tudo o que diz no texto. Haja responsabilidade porque se a doença acontece aos outros, nós também fazemos parte desses...outros.
.
Cumprimentos poéticos
.
^^^ Transparência em Faiscante Olhar Devasso ^^^
Parabéns pela coerência do racionínio!
ResponderExcluirQuerida Ana, sim, temos de nos cuidar e cada qual fazer a sua parte, tudo há de ficar bem!
ResponderExcluirAmei saber que temos algo em comum, também adoro casa arejada, ficar com portas e janelas fechadas me angustiam!
Aproveitei que estando aqui, dei uma visão geral em sua linda viagem por Portugal, meu irmão conhece muitos lugares lá e também me mandava fotos, umas lindas férias, que ele tirou com a família, se encantou!Não conheço, mas com certeza tivestes bons momentos!Amei ver!
Abraços apertados querida amiga!
Um excelente artigo.
ResponderExcluirDevemos estar conscientes de que estamos passando por uma situação muito grave e seguir à risca todas as regras.
Há sempre alguém que não ouve ou finge ignorar pondo em perigo a sua vida e a dos outros.
Que Deus a todos ajude.
Beijinhos,
Ailime
Hola Ana obrigado per la visita
ResponderExcluirBeijos meus
Morris
Gostei do que aqui li.
ResponderExcluirPortugal está «fechado». Aguardamos hoje a decisão do Presidente da República quanto ao Estado de Emergência.
Uma tristeza enorme, ver governantes continuarem a desvalorizar o que se passa no mundo.
Beijo. Protejam-se.
Um artigo excelente, o momento é de cuidados connosco e com o próximo.
ResponderExcluirVotos de rápidas melhoras ao Mundo Inteiro que está muito complicado.
beijinhos
:)
Onde curtimos seu texto de montão? Parabéns!
ResponderExcluirBom restante de semana.
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia
Ana,
ResponderExcluirTodos devemos pensar
na direção que seu
texto aponta.
É muito bom ler
coerência.
Bjins
CatiahoAlc. dos blogs
https://reflexosespelhandoespalhandoamigos.blogspot.com/
https://delasdelesouviceversa.blogspot.com/
http://soempalavras.blogspot.com/