witch lady

Free background from VintageMadeForYou

terça-feira, 13 de novembro de 2018

Um Livro Antigo, Uma Visão Sobre os Nossos Tempos






Trechos de um livro escrito por volta de 1896, "Dogma e Ritual de Alta Magia," por Éliphas Lévi; decidi transcrevê-los para provocar reflexões importantes naqueles que as merecem:

"A emancipação simultânea e a igualdade absoluta de todos os homens supõe a cessação do progresso, e por conseguinte, da vida."

"Antes que haja alguma coisa que nos agrade ou desagrade, há uma verdade, isto é, uma razão, e é por esta razão que as nossas ações devem ser reguladas mais que pelo nosso prazer, se quisermos criar em nós a inteligência, que é a razão de ser da imortalidade, e a justiça, que é a sua lei.
O homem verdadeiramente homem só pode querer o que deve, razoável e justamente, fazer; impõe silêncio aos desejos e ao temor, para escutar a razão."

"O sábio afirma o que sabe, e só crê no que ignora, conforme a medida das necessidades razoáveis e conhecidas da hipótese."

"Homens nos quais o zelo era mais forte que a paciência, impressionados pelas máximas populares do Evangelho, acreditaram na igualdade primitiva e absoluta dos homens. Um alucinado célebre, o eloquente e infeliz Rosseau, propagou, com toda a magia do seu estilo, este paradoxo: que só a sociedade deprava os homens, como se disséssemos que a concorrência e a emulação do trabalho fazem preguiçosos os operários. A lei essencial da natureza e da iniciação pelas obras e do progresso laborioso e voluntário foi fatalmente desconhecida; a maçonaria teve seus desertores, como o catolicismo tivera os seus. Que resultou disto? O nível de aço substituído ao nível intelectual e simbólico. PREGAR A IGUALDADE ÀQUELE QUE ESTÁ EM BAIXO , SEM DIZER-LHE COMO A PESSOA SE ELEVA, NÃO É OBRIGAR-SE A DESCER? POIS DESCERAM E HOUVE O REINO DA CARMAGNOLE, DOS SANS-CULOTTES * E DE MARAT.

Para relevar a sociedade vacilante e decaída é preciso estabelecer de novo a hierarquia e a iniciação. A tarefa é difícil, mas todas as pessoas inteligentes já sentem a necessidade de empreendê-la. Será preciso, para isso, que o mundo passe por um novo dilúvio? Desejamos vivamente que não seja assim, e este livro, a maior, talvez, mas não a última de nossas ousadias, é um apelo a tudo o que ainda vive, para reconstituir a vida até no meio da decomposição e da morte."

* Os Sans-culottes e Carmagnole eram trajes dos operários no tempo da Revolução Francesa; aqui designam as classes operárias mais inferiores.

ÉLIPHAS LÉVI

Quem souber interpretar um texto, que entenda.






Um comentário:

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

EU SÓ TENHO UMA FLOR

  Eu Só Tenho Uma Flor   Neste exato momento, Eu só tenho uma flor. Nada existe no mundo que seja meu. Nada é urgente. Não há ra...