witch lady

Free background from VintageMadeForYou

quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Ploct, Ploct, Ploct...







Ploct, Ploct, Ploct...

Era um ruído semelhante a este que uma vez, tarde da noite, eu e meu marido ouvimos enquanto assistíamos TV. Acabáramos de nos mudar para esta casa, e ficamos intrigados. Prestamos atenção e descobrimos que vinha do lado de fora da casa, quando algo caía sobre o telhado da varanda.

Meu marido pegou a lanterna e colocou o foco de luz direcionado para a árvore que fica em frente à janela - um enorme cedro. Logo descobrimos o motivo do barulho: na árvore, um morcego raposa, em sua posição típica de cabeça para baixo, comia ameixas e cuspia os caroços sobre o telhado da varanda. Eles batiam contra as telhas, escorregavam e iam cair debaixo da árvore.

Dias depois, notei pequenos arbustos crescendo em volta da árvore, e ao puxar um deles, deparei com um caroço de ameixa preso à raíz. Notei que havia também muitas outras árvores-bebês: pitangueiras, goiabeiras, laranjeiras. Infelizmente, tive que removêr as mudas, pois não caberiam no meu pequeno jardim. Faço isso até hoje.

Em frente à minha casa existe uma mata. De vez em quando, um de meus vizinhos vai lá e literalmente 'faz a feira' para mim: taiobas, limões galegos, abacates, chuchus, bananas. Ninguém foi ali plantar estas coisas, elas brotam espontaneamente do chão com a ajuda preciosa de pássaros e morcegos.

Quando fui a Belém do Pará, notei que as ruas eram cobertas por mangas que caíam das enormes mangueiras que sombreavam as alamedas, e ninguém as colhiam. Elas ficavam lá, apodrecendo.

Na Bahia, uma água de coco é tão barata, devido à abundância destes frutos, que quando estive lá, tomava umas cinco por dia.

Em um país de solo tão rico, e com tanta variedade de coisas para se plantar e comer, é um absurdo que haja tanta gente passando fome; é lógico que existem muitas coisas erradas, e eu acho que eu sei de onde elas surgem: da preguiça do povo. Preguiça em achar que alguém tem que fazer tudo para elas, e que o Governo vai suprir todas as suas necessidades sem que elas precisem trabalhar muito.

As pessoas têm preguiça até mesmo de levarem suas crianças ao posto de vacinação, e por isso, várias doenças que já tinham sido erradicadas estão voltando.

O resultado, é este que vemos.

Ao plantarmos nossos votos nas urnas pensando apenas em interesses pessoais - votos que já não fazem mais 'ploc, ploc' quando eles caem, mas 'plim!' - continuaremos a encarar, todos os dias, o mesmo cenário no qual estamos vivendo: desemprego, falta de esperança, pobreza, desprezo pela arte e pela cultura, corrupção e ideologias absurdas e que não levam a nada de bom.

Ao invés de plantarmos sementes de goiabeiras, ameixeiras, limoeiros e bananeiras, estaremos semeando corrupção, manipulação e apologia ao crime.

Melhor pensar bem. Porque os morcegos que cospem as sementes por lá não são os mesmos que cospem as sementes por aqui.




6 comentários:

  1. Querida Ana, amei ler aqui, nossa, como é lindo isso, ver as plantas crescendo e colher os frutos!
    Também concordo contigo, escrevi um poema mais ou menos parecido, pois as pessoas não lutam tanto para conseguirem realizar seus sonhos, a vida por si só já é uma dádiva!
    Abraços apertados!

    ResponderExcluir
  2. Uma crônica irretocável, adorei, aliás sempre gosto muito do que você escreve, lamento não ter o tempo que gostaria de ter para poder estar sempre nas casas que tanto amo e valem muito a pena como a sua. Obrigada querida por estes momentos ímpares. bjos

    ResponderExcluir
  3. Numa terra com tanta abundância não há necessidade da fome… O povo tem que ser educado para não ter preguiça de fazer o que é para seu bem. Estou sempre a torcer para que tudo corra melhor no Brasil. Gostei muito da sua crónica.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  4. Ploc, ploc ,ploc Ana precisamos desta lucidez, para fazer o diferente naturalmente. A natureza está aí a nos ensinar. Pois de plim, plim já estamos fartos.
    Abraços amiga.

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

EU SÓ TENHO UMA FLOR

  Eu Só Tenho Uma Flor   Neste exato momento, Eu só tenho uma flor. Nada existe no mundo que seja meu. Nada é urgente. Não há ra...