witch lady

Free background from VintageMadeForYou

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Menos é Mais; É Mesmo?








Assistindo a um reality show, fiquei sabendo das peripécias de uma família americana de classe média alta (pais e dois filhos adolescentes) que trocou sua residência - uma casa grande, confortável e muito bonita, em um bairro residencial muito bom - por uma cabana de dois cômodos próxima a um lago. O local escolhido era bonito e bucólico, mas um pouco longe da chamada 'civilização.' 

Durante o programa, enquanto a cabana era construída com materiais recicláveis e madeira certificada, as pessoas tinham que escolher o que levar e o que deixar. A maioria de seus pertences teve que ser vendida, doada ou levada para um depósito, pois a cabana mal comportaria a família; dirá seus pertences! Notei o quanto foi difícil para os adolescentes livrarem-se de coisas como skates, pranchas de surf, Cds, aparelhos de som e computadores. Um exercício de desapego, sem dúvida, mas um tanto exagerado...

Finalmente, o programa mostra a família totalmente "adaptada" ao novo lar, com seus sorrisos forçados posando para a câmera a fim de darem o exemplo do quanto é bom desapegar-se e levar uma vida mais "sustentável."  Pensei no quanto seria difícil para mim ter que viver em um local tão pequeno, livrando-me dos meus livros, CDs, vinis, objetos que eu adoro, meu jogo de sofás que é tão confortável e outras coisas que possuímos. Se fosse realmente preciso, eu os deixaria para trás sem arrependimentos, mas por que desfazer-me de coisas que amo se não é necessário fazê-lo?

Penso que daqui a alguns anos, teremos que nos livrar de muitas coisas, pois estamos envelhecendo e esta casa é grande demais para um casal de velhos - e ainda tem escadas por dentro e no jardim. Mas a nossa hora ainda não chegou. Enquanto for possível, desfrutaremos das coisas que conseguimos através do  suor do nosso trabalho, e nenhum arquiteto moderninho ou ecologista maluco vai nos convencer do contrário.

É triste, ver o quanto as pessoas se submetem a modismos e exageros a fim de obterem dos outros opiniões favoráveis sobre eles mesmos!




Um comentário:

  1. Oi Ana!
    Eu me arrependo de ter dado ouvidos aos que insistiram para que eu me desfizesse de objetos, pertences de pessoas queridas que morreram. Dei ouvidos...
    Não deve mesmo haver exageros no desapego. E os sentimentos devem ser bem examinados.
    Um beijo!

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

EU SÓ TENHO UMA FLOR

  Eu Só Tenho Uma Flor   Neste exato momento, Eu só tenho uma flor. Nada existe no mundo que seja meu. Nada é urgente. Não há ra...