witch lady

Free background from VintageMadeForYou

sexta-feira, 30 de junho de 2023

E A RODA GIRA, GIRA, GIRA...

 


 

A roda gira tanto, que as pessoas nem percebem o quanto estão  tontas. Algumas estão tão acostumadas ao sobe-e-desce que nem se importam mais. Nem percebem o quanto estão sendo manipuladas a estarem em cima e em baixo, conforme seja conveniente aos interesses de terceiros. Elas giram como macacos brincalhões, ora em cima, ora em baixo, animais estranhos usando trajes ridículos e alegóricos, achando-se espertos, donos de si, bem trajados.

 

E quem não ama um espetáculo circense? A turba furiosa de olhos dormentes adora observar os cristãos sendo devorados pelos leões. É fato histórico. 

 

No tarô, a carta A Roda da Fortuna mostra uma roda girando, e duas criaturas aparentemente entregando-se ao movimento. Suas faces parecem embotadas, e ninguém pode definir o que elas são ou o que eram antes de se transformarem nessas figuras animalescas indefiníveis. O que elas representam? Elas sequer sabem por que giram. É que sempre foi assim. O verbo é girar. Nunca saem do lugar, entretanto, pois a roda é presa ao chão.

 

Às vezes surge alguém que tenta acordá-las de seu transe, alguém que tenta sacudir e desprender do chão essa estrutura escravizante na qual se encontram, mas elas não querem isso, pois a comida cai na latinha todos os dias à mesma hora, e é isso que importa. Além disso, depois de tantos anos, sair da roda significaria ter que começar a pensar por si mesmo, e isso daria muito trabalho.

 

Elas servem ao terrível monstro alado - parte leão, parte abutre, parte homem. O monstro tem a espada. É ele quem toma conta da roda, e usa sua espada para destruir a qualquer um que tente contestar o funcionamento da roda. Porque a roda precisa continuar girando para que ele e seus iguais possam continuar a existir. 

 

As criaturas simiescas nem percebem que são elas que fazem a roda girar, e que se elas parassem de correr, estariam livres desse jugo. Elas poderiam fazer suas próprias escolhas. Elas poderiam desalojar quem as escraviza. 

 

Elas poderiam destruir a roda e partir para a estrada. 

 

Mas para a maioria desses seres dormentes, uma banana por dia é mais do que eles merecem. 

 

Quem tem ouvidos para ouvir, que ouça. Quem tem olhos para ver, que enxergue.

 

 

 



3 comentários:

  1. Uma bela crônica Ana. O mundo é uma grande roda da fortuna e muitos que julgam fora dela, muitas vezes estão mais presos ainda. O circo da vida é mesmo interessante e quem pensa ser salvador é mais um preso na roda e ela não para, entrou no moto contínuo. E salve quem puder.
    Abraços e bom fim de semana com paz e alegria no coração.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia de sábado querida amiga Ana, concordo com as palavras do Toninho, o mundo gira e as pessoas giram juntas, quase sempre sem saberem como escaparem, principalmente quando se submetem a determinados conceitos e preconceitos de pretensos salvadores!
    Bom texto como sempre, instiga à reflexão.
    Abraços apertados!

    ResponderExcluir
  3. Que crónica reflexiva, Ana. A roda da vida torna-se muitas vezes uma rotina e é difícil encontrar forma de escapar ao girar dessa roda. Só quem tem os pés muito assentes na terra sabe sair desse círculo quase vicioso.
    Um gosto lê-la.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

EU SÓ TENHO UMA FLOR

  Eu Só Tenho Uma Flor   Neste exato momento, Eu só tenho uma flor. Nada existe no mundo que seja meu. Nada é urgente. Não há ra...