witch lady

Free background from VintageMadeForYou

terça-feira, 13 de junho de 2023

ERA ASSIM



 

Era assim que se lidava

Com isso, antigamente:

Escorregar devagar

Entre a morte das palavras,

Não comentar, não sentir,

Não se atrever a existir.

 

Era assim: sobrevivência

Estandarte da decência,

Um sorriso atravessado

Cobrir o que foi roubado,

E manter, a todo custo,

A aparência da aparência.

 

Era assim que se escondia

O que era abominável:

Entre as fendas das cortinas,

Por trás da eucaristia,

Dentro da boca entreaberta,

E dos olhares fechados.

 

Palavra nunca falada, 

Histórias jamais contadas,

E as almas remendadas

Cujas costuras tão fracas

Um dia, se arrebentavam.

 

Era assim que se lidava

Com isso, antigamente:

-Não se atreva, não comente,

Nem tente pedir socorro,

Não nomeie o inominável,

E não dê muita atenção

Àquele "não" calado.

 

Importava só sorrir,

Sobreviver, não sentir,

Respeitar, dizer amém

Aos pés do Santíssimo Altar,

Para ser abençoado

Pelas mãos do seu algoz

Que, por todos respeitado,

Era a eloquente voz.

 

 

 

 

 



4 comentários:

  1. Uma bela poesia pelos caminhos da reflexões e contradições de um tempo que atropela o tempo e num belo jogo do eram assim, traduz comportamentos e sentimentos num mundo que se fez doente.
    Era assim. Muito bonito Ana.
    Abraços e paz.

    ResponderExcluir
  2. Era assim? Ainda é assim neste mundo cheio de tragédias. Uma reflexão feita poema.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  3. Felizmente que a sociedade tende a progredir, procurando emendar os seus erros.
    Mas não será, ainda hoje, um pouco assim?

    Vejo que tem talento poético. Convido-a, por isso, a participar em:

    2ª HOMENAGEM AOS SANTOS POPULARES

    Abraço amigo.
    Juvenal Nunes

    ResponderExcluir
  4. Uau! Evoluímos muito, isso é fato, mas infelizmente não o suficiente para acabar, e por isso ainda é assim. Beijo, beijo!

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

EU SÓ TENHO UMA FLOR

  Eu Só Tenho Uma Flor   Neste exato momento, Eu só tenho uma flor. Nada existe no mundo que seja meu. Nada é urgente. Não há ra...