witch lady

Free background from VintageMadeForYou

quinta-feira, 1 de junho de 2023

O LIVRO VERMELHO

  

 





Estou lendo (há alguns meses, por falta de tempo e também pela complexidade de suas mais de quinhentas páginas) O Livro Vermelho, de C.G. Jung. Neste livro, o renomado psiquiatra fala sobre a sua busca por si mesmo, utilizando-se de imagens arquetípicas e de personagens bíblicos, históricos ou mitológicos. Não é um livro fácil, para se ler antes de dormir, e nem um livro para "se distrair" um pouquinho. É complexo, como todos os livros de Jung que já li. O próprio afirmou que este livro não tem como propósito guiar a ninguém, e que cada um deveria escrever seu próprio Livro Vermelho.

 

A edição com ilustrações é enorme e caríssima (já vi à venda por mais de mil reais), então, por motivos óbvios, comprei a edição simples e baixei algumas das figuras do livro ilustrado - as que consegui encontrar online. As figuras não me dizem nada, e acredito que elas seja muito íntimas e só faça sentido para o próprio Jung. 

 

Gostaria de deixar aqui algumas passagens do livro que realmente adorei e que me tocaram profundamente. Não seria tão pretenciosa ao ponto de tentar resenhar alguém a quem jamais alcançarei totalmente.

 

"Nós precisamos do frio da morte para que vejamos claramente. A vida quer viver e morrer, começar e terminar. Tu não és forçado a viver eternamente, mas também podes morrer, pois para ambas as coisas há uma vontade em ti.

Vida e morte devem manter em tua existência o equilíbrio. As pessoas de hoje precisam de um grande pedaço da morte, pois coisa incorreta demais vive nelas, e coisas corretas demais morrem nelas. (...) Quando aceito a morte, reverdece minha árvore, pois a morte intensifica a vida. Se eu me concentro na morte global, meus botões se abrem. Quanto nossa vida precisa da morte!"

 

"Um ser humano vive em dois mundos. Um demente vive aqui ou lá, mas nunca aqui e lá."

 

(...) Por isso vês aqueles sábios correndo atrás de reconhecimento de modo ridículo e desprezível. Ficam ofendidos quando não se menciona  seu  nome, desolados, quando alguém diz melhor a mesma coisa, intransigentes, quando alguém muda uma coisinha em sua opinião. Se fores a uma reunião de pessoas sábias, verás esses velhos lastimáveis com seus grandes méritos e suas almas famintas, que estão sedentas de reconhecimento, mas que nunca conseguem mitigar sua sede. A alma exige tua tolice, não teu saber."

 

"Tu não podes estar na montanha e no vale, mas teu caminho leva-te da montanha para o vale e do vale para a montanha. Muita coisa começa divertido e conduz para a escuridão. O inferno tem círculos."

 

"Quem possui a ventura e desventura de um dom especial, sucumbe à ilusão de ser ele mesmo esse dom. Por isso ele é também muitas vezes seu próprio bufão. Um dom especial é algo fora de mim. Não sou a mesma coisa que ele. A natureza do dom não tem nada a ver com a natureza da pessoa, que é seu portador. Ele vive muitas vezes às custas do caráter do seu portador."

 

"Faz parte de tua salvação que desaprendas as diferenças, exceto esta da direção. Assim te libertas da antiga maldição do conhecimento do bem e do mal.  Porque separaste, de acordo com a tua melhor opinião, o bem e o mal e só atentaste para o bem e renegaste o mal, que apesar disso praticaste e não o tomaste sobre ti, tuas raízes não mais sugaram a escura nutrição da profundeza, e tua árvore ficou doente e secou."

 

"O forte tem a dúvida, mas a dúvida possui o fraco."

 

"Pelo fato de haver tantos abaixo de nós que podem dizer tudo, repara como vivem. O que  dizem pode significar muito ou bem pouco. Pesquise por isso sua vida.

Meu discurso não é claro nem escuro, pois é o discurso de alguém em crescimento."

 

"Existem tramas infernais de palavras, somente palavras, mas o que são palavras? Sê cauteloso com palavras, escolhe-as bem, toma as palavras precisas, palavras sem armadilhas, não as entrelacem para que não surja nenhuma trama, pois tu és o primeira que nela se enreda. Pois palavras têm significados. Nas palavras puxas para cima o submundo. A palavra é o mais nulo e o mais forte. Nas palavras correm juntos o vazio e o cheio. Por isso, a palavra é uma imagem de Deus. A palavra é o máximo e o mínimo que o ser humano criou, assim como aquilo que atua através do ser humano é o maior e o menor."

 

"Deus não é feliz sozinho na Sua divindade, mas deve nascer na alma do ser humano."

 

"O caminho, ou seja lá o que for sobre o qual caminhamos, é nosso caminho, o caminho certo. Não há nenhum caminho traçado para o futuro. Nós dizemos que é este o caminho, e ele o é. Nós construímos as estradas enquanto caminhamos. Nossa vida é a verdade que procuramos. Só minha vida é a verdade, a verdade em geral. Nós criamos a verdade enquanto a vivemos."

 

"Nada te protege do caos, a não ser a aceitação."

 

"A loucura é uma forma especial de espírito que adere a todas as teorias e filosofias, mais ainda à vida de todo dia, pois a própria vida está cheia de tolices e é essencialmente irracional. O ser humano só luta pela razão a fim de que possa criar regras para si. A vida mesma não tem regras. Este é seu segredo e sua lei desconhecida. O que tu chamas de conhecimento é uma tentativa de impor à vida algo compreensível."

 

"Nós somos uma geração cega. Vivemos na superfície, só no hoje e pensamos só no amanhã. Agimos cruamente com o passado, não nos importando com os mortos. Só queremos fazer trabalhos com resultados visíveis. Queremos sobretudo ser pagos. Pareceria absurdo fazermos um trabalho oculto que não servisse visivelmente às pessoas. (...) Existe uma necessária, mas escondida e peculiar, uma obra prima que tu precisas realizar em segredo por amor aos mortos. (...) Não olhes demais para frente, mas para trás e para dentro, para que não deixes de ouvir os mortos. (...) Eu cresço na verdade quando desço. Acostuma-te a estar sozinho com os mortos. É difícil, mas exatamente assim descobrirás o valor de teus semelhantes vivos."

 

"Quando aceito em mim o ínfimo, enterro um germe no chão do inferno. O germe é invisivelmente pequeno, mas dele nasce e cresce a árvore da minha vida, que liga o inferior ao superior. Em ambas as extremidades há fogo e calor máximo. O superior está em fogo e o inferior está em fogo. Entre os fogos insuportáveis cresce a tua vida. Entre estes dois polos estás dependurado. Num movimento aterrador sem limites oscila para cima e para baixo o pendente distendido."

 

"Se quiser entender de fato o Cristo, devo considerar como Cristo viveu realmente sua própria vida e que não imitou ninguém. Ele não imitou modelo algum.

Se eu, portanto, seguir verdadeiramente o cristo, não sigo a ninguém, não imito ninguém, mas trilho meu próprio caminho, nem me denominarei mais Cristão."

 

"Quando o pensar leva ao impensável, é tempo de voltar à vida simples. O que o pensar não soluciona, isto a vida soluciona, e aquilo que o fazer nunca decide, está reservado ao pensar. Se eu, de um lado, tiver subido ao mais elevado e mais difícil, mas quiser atingir uma ascenção para mais alto ainda, o verdadeiro caminho não vai para o alto, mas para o fundo. Pois só meu outro me conduz para além de mim mesmo. Mas aceitar o outro significa uma descida para o contraditório, do sério para o ridículo, do triste para o alegre, do belo para o feio, do puro para o impuro."

 

"Leva teu Deus junto. Leva-o para baixo, à tua terra escura, onde moram as pessoas que toda manhã esfregam os olhos, mas que sempre enxergam a mesma coisa e nunca a outra coisa. Leva teu Deus para baixo, ao vapor prenhe de veneno, mas não como aqueles cegados, que querem iluminar as trevas com lâmpadas, a esses as trevas não entendem, mas leva secretamente teu Deus para o teto hospitaleiro. Pequenas são as cabanas das pessoas, e apesar da sua hospitalidade e boa vontade, não podem receber o Deus. Por isso não espere até que mãos brutalmente inábeis despedacem teu Deus, mas envolve-o de novo, amorosamente, até que Ele tenha assumido a forma do primeiro de todos os seus começos. Não deixe que um olho humano veja o Bem-amado, terrivelmente magnífico no estado de sua doença e impotência. Lembra-te de que os teus concidadãos são animais, sem o saberem. Enquanto caminham em suas pastagens ou ficam deitados ao sol, ou amamentam suas crias, ou se acasalam, são belas e inofensivas criaturas da preta mãe terra. Mas quando aparece o Deus, começam a enfurecer-se, pois a proximidade do Deus gera fúria. Tremem de medo e raiva e lançam-se de repente numa batalha fratricida, pois um fareja no outro o Deus próximo. Esconde portanto o Deus que trouxeste contigo.  Deixe que se enfureçam e dilacerem mutuamente. Tua voz é muito fraca para que os raivosos a possam escutar. Por isso não fales e nem mostres o Deus, mas senta-te num lugar ermo e canta as encantações de acordo com a maneira bem antiga:

 

Coloca diante de ti o ovo, o Deus em seu princípio,

E contempla-o, 

E com teu olhar de calor mágico, choca-o."

 

.

 

.

 

 

 

 

 

 



5 comentários:

  1. Acredito que seja um livro muito interessante de ler
    .
    Cumprimentos cordiais e poéticos.
    .

    ResponderExcluir
  2. Olá, Ana Bailume
    Este livro e este autor são densos e de difícil leitura.
    Por isso, há que lê-lo muito devagar. Ler e reler e
    esperar que dê frutos. Embrenhar-nos nesse mundo
    do pensamento é como um mergulho no nada. Contudo
    vemos como os seus pensamentos se imbricam uns
    nos outros. E contra todas a expectativas, acabamos
    por encontrar um fio condutor.
    Os excertos que nos trouxe são instigantes.
    Para já, devo dizer que "o inferno
    tem círculos" lembrou-me Dante. E ao falar da palavra
    e entremeando-a com Deus, lembrei-me de uma referência
    bíblica, um versículo: No princípio era aquele que é a Palavra...
    Enfim, só lendo e relendo.
    Voltarei
    Beijinhos
    Olinda

    ResponderExcluir
  3. Ana,
    Confesso que fiquei
    interessada e que vou
    por na minha lista.
    Adorei toda publicação.
    Saudades de Vc aqui,
    andei meia enrolada e
    administrando mal o
    meu tempo, mas
    já estou organizada novamente.
    Bjins de ótima tarde de sexta-feira
    e de um tranquilo
    fim de semana.
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
  4. Deve ser um livro muito interessante com reflexões, sobre a vida, sobre a morte, sobre nós mesmos. Obrigada pelos excertos que deixou aqui.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

VERDADES

Alguns falam de doçura, Desconhecem O regurgitar das abelhas, O mel que se transforma dentro delas, Dentro das casas de cera. Falam do luxo ...