witch lady

Free background from VintageMadeForYou

sexta-feira, 1 de novembro de 2019

O Tempo Para se Ler um Livro



Em conversas com minha aluna sobre como tudo está tão rápido nos dias de hoje, lembrei-me de quando eu lia livros na minha adolescência. Eu não tinha muitos livros, pois eram demasiadamente caros. Geralmente, eu os comprava em sebos, pegava emprestado com amigos ou pedia ao meu pai que os comprasse, o que ele raramente tinha condições de fazer. Então, era comum que nós relêssemos os livros várias vezes, trocássemos com os amigos ou fizéssemos parte do Clube do Livro, onde os livros eram bem mais em conta – a única exigência é que comprássemos um livro a cada mês, e eles eram entregues nas nossas casas quase quinze dias após a compra. 


Eu conseguia lembrar- me de cor de alguns trechos dos livros, pois lia e relia várias vezes, e sempre me lembrava do nome dos autores, coisa que hoje eu frequentemente me esqueço. Bem, também não havia tantos autores como hoje!

Ler era uma atividade vagarosa: eu tinha um caderno onde anotava meus trechos prediletos (nada de computadores nas casas ainda) e levava-os comigo para o quintal, e voltava nos trechos que não tinha entendido muito bem. Eu tinha tempo, e não tinha muitos livros.
Hoje tenho muitos livros, mas não tenho tempo.

Os livros impressos e virtuais que eu compro ficam meses na prateleira ou no Kindle, até que eu tenha tempo para lê-los. E como o tempo é sempre curto, sublinho passagens que muitas vezes jamais voltarei a ler, pois há outros livros na fila de espera, e o tempo é tão curto, e nem sei se o que me resta de vida será o suficiente para ler todos. 

Tenho livros que comecei a ler e não terminei em todos os lugares da casa: sobre a banheira, na mesinha de cabeceira, na sala de aula onde trabalho, nas prateleiras e no Kindle. Começo, mas fico ansiosa para passar ao próximo, então acabo pulando alguns trechos (se forem livros apenas para entretenimento) ou acabo esquecendo de terminar a leitura. E muitas vezes, acabo substituindo-os por um livro antigo, de Gibran, Osho, ou Cecília Meireles.

Os personagens dos livros que não terminei andam pela casa toda, me assediando, me cobrando que lhes dê um final e eles possam voltar para dentro de suas histórias. Frequentemente, eles se encontram e trocam ideias, falam mal de mim e sonham com um tempo em que havia mais leitores do que livros a serem lidos, e eles recebiam toda a atenção que mereciam. 




12 comentários:

  1. Confesso que hoje leio menos, mas eu lia bastante, até fotonovelas eu lia rs rs. Tinha uma série bem bacana também que se chamava PARA GOSTAR DE LER, com crônicas e casos de Drummond, Paulo Mendes Campos, Fernando Sabino, e um outro autor cujo nome esqueci agora.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde querida Ana!
    Ler é tudo de bom, assim como você, li muito, mas eu tive a sorte de ter uma madrinha que me deixava ler de graça, ela tinha livraria e junto era também banca de jornais e revistas.
    Quando chegava da escola corria pra lá, ajudava a tomar conta e vender também, aprendi dar troco e nem era um "emprego e trabalho infantil", mas uma coisa deliciosa, ler, ler e ler.
    Tenho uma boa base por isso e também me ajudou muito nos estudos escolares, ainda amo ler e leio.
    Abraços apertados!

    ResponderExcluir
  3. I've always been an avid reader. In fact, I like to say I came out of the womb with a book in one hand and a flashlight in the other. (It's dark in there!) I was very fortunate as a child, because I belonged to several libraries, and all of my relatives knew the best gift to give me was a book. Now our house is so filled with books, I think it may have sunk into the ground an inch or two... :)

    ResponderExcluir
  4. Olá Ana!
    Que belo texto! Estes dias eu refletia sobre a mesma coisa. Fiquei um bom tempo sem conseguir ler nadinha. Estava angustiada, pois a leitura me faz sentir viva. Então decidi dar uma volta no tempo. Mesmo me sentindo culpada por deixar de fazer esta ou aquela atividade, voltei aos livros e aos poucos vou me sentido melhor, menos culpada e mais viva!

    Seu texto foi um gás e tanto para que eu continue a lutar!

    Chegando aqui agora e já curtindo muito seu blog!
    Sucesso com as leituras!

    Pensamentos Valem Ouro

    ResponderExcluir
  5. Olá, Ana!
    Eu, leitora compulsiva, assino por baixo deste excelente texto.
    Sem livros sei que não viveria. Tempo... vou tendo!
    Beijo, bom fim-de-semana.

    ResponderExcluir
  6. Era e é como tão bem descreveu...
    Grata pelos bons momentos de leitura e pelo humor.
    Domingo e Novembro ótimos.
    Beijos
    ~~~

    ResponderExcluir
  7. Querida Ana, Sua postagem aborda toda a minha vida. Ouvi histórias antes de poder ler. Mais tarde, comprei livros e escrevi poesia. Adoro a companhia de boas mentes - como evidenciado ao seguir seu blog.

    ResponderExcluir
  8. Os livros nos chamam, seus personagens se eternizam na nossa lama. Tem novidades no Poesia

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito do seu texto. Ainda hoje acho que ler é uma coisa para se fazer vagarosamente. A nossa vida não permite isso, mas vou lendo aos poucos tentando não me perder…
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  10. A leitura é para se fazer com tempo! Com a era digital os hábitos de leitura perderam-se um pouco....

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

VERDADES

Alguns falam de doçura, Desconhecem O regurgitar das abelhas, O mel que se transforma dentro delas, Dentro das casas de cera. Falam do luxo ...