witch lady

Free background from VintageMadeForYou

sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Como não Ferrar com a Sua Vida - e Com as Vidas das Pessoas em Volta de Você





Aqui estão algumas regrinhas de bem-viver. Tirei-as de livros que li, filmes que assisti e pessoas com quem conversei - mas especialmente, das minhas próprias observações e vivências:

1- Melhor fazer o que você acha que é certo – mesmo quando não tem certeza – do que o que você sabe que é errado.
2- Não mentir deveria ser uma regra de ouro, pois  a mentira é sempre desmascarada através das suas contradições ou de informações (requisitadas ou não) vindas de outras pessoas (com boas intenções ou não).
3- Não fazer aos outros o que não gostaria que fizessem a você. Esta é uma das mais antigas regras, e também uma das mais simples de serem compreendidas, embora muitos tenham dificuldades de coloca-la em prática.
4- Respeite quem você ama. Nem sempre é possível voltar atrás, nem sempre é possível perdoar e esquecer certas coisas. 
5- Viva de forma a não ter nenhum arrependimento. Viva de forma a poder olhar-se no espelho e gostar daquilo que vê.
6- Não use as pessoas. Respeite-as. 
7- Cuidado com bajuladores. Quando elogiarem você, olhe nos olhos de quem o faz; provavelmente, haverá algum interesse em ganhar a sua confiança através da sua vaidade.
8- Não maquie a verdade. As coisas são o que são. O errado nunca será certo. O certo nunca será errado. Quando se tratam de princípios, certo e errado não são e jamais serão a mesma coisa. 
9- Seja fiel aos seus princípios – em primeiro lugar, cultive bons princípios – e haja de acordo a manter os seus acordos consigo mesmo. 
10- Cultive uma consciência leve. Não faça nada que magoaria alguém, mesmo que seja pelas costas e que pudesse ferir, caso  tal pessoa ficasse sabendo. O mal que fazemos conscientemente às outras pessoas, volta para nós travestido de infelicidade, doença, arrependimento e solidão.  
11- Minha mãe sempre dizia (e eu concordo com ela) a seguinte frase: “Se quer saber se uma coisa é certa ou errada, baseie-se no seguinte: se ela precisa ser feita às escondidas, é errada.”
12- Não despreze as pessoas que o valorizam. Não cuspa no prato em que come. Não quebre a confiança daqueles que estão do seu lado e sempre jogam no seu time. Uma das palavras mais feias do mundo, é ‘traição.’ Não queira ter este selo sobre sua testa.
13- Não passe por cima das pessoas a fim de obter aquilo que deseja. Trabalhe, use seu potencial e seja honesto. 
14- Evite a fofoca. Ela deixa o ar em volta de você pesado e escuro. Todos percebem. Mesmo aqueles que servem de ouvidores à fofoca, não gostam de fofoqueiros e sempre acabam afastando-se deles devido a um princípio básico: aquele que fala mal dos outros para você, falará mal de você para os outros. 
15- Não tire do outro o direito ao livre arbítrio. Não use de manipulações emocionais a fim de fazer o outro sentir culpa e obriga-lo a fazer o que você quer. Aprenda a ser forte e deixe os outros viverem suas vidas em paz.
16- Não peça favores difíceis. Não peça que alguém minta para encobri-lo. Não peça dinheiro emprestado ou assuma dívidas se você não sabe se vai poder pagar. É uma questão de caráter.
17- No fim das contas, se você puder observar apenas a regra número três, estará cumprindo, automaticamente, todas as outras: não haja com os outros como não gostaria que eles agissem com você. 




9 comentários:

  1. Muito legal isso e adorei a certeira nº 11! bjs, ótimo fds! chica

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você Ana. Copiei a lista toda mas ela se resume realmente no princípio básico: "Não fazer aos outros o que não gostaria que fizessem a você.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá Ana
    Bela postagem. Realmente a regra número 3 é um resumo de todas as outras. Não mentir é muito importante nas relações pessoais, que Deus nos ajude a colocar em prática tudo que acabamos de ler. Bjs querida.

    ResponderExcluir
  4. Good rules for living! If everyone tried to follow them, this would be a much kinder and gentler world.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Ana!

    Li, com muita atenção, teu interessante e reflexivo texto e olha que minha consciência acusou algum "peso".

    Essas regrinhas, creio, que todo o mundo as conhece, mas não é demais relembrá-las.

    Considero todas mto relevantes, mas a 7, 8, 9 e 10 as acho pilares de nossa conduta.

    Beijos e bom domingo.

    ResponderExcluir
  6. Querida Escritora, Ana Bailune !
    Lindas e prudentes regras !
    Aparentemente, tão simples de serem observadas
    e seguidas.
    Entretanto, dependem da forma como se foi educado,
    os exemplos que influenciam, etc.
    Muito valiosas.
    Parabéns e uma ótima semana, com um fraternal
    abraço !
    Feliz domingo !
    Sinval.

    ResponderExcluir
  7. Regras que todos nós devíamos seguir.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  8. Muito real, interessante e pertinente o teu texto. É lamentável que muitos não agem assim. Lembrei-me que aos quinze anos, ao sair do colégio com uns colegas, vimos o professor de português lanchando numa cigarreira e começamos a sorrir. Na aula seguinte, o professor escreveu no quadro a seguinte frase: "Não façais a outrem aquilo que não quereis que vos façam". Depois ele sorriu, e explicou que estava lanchando porque não tinha tempo para almoçar, pois iria dar aulas em outros colégios.

    Abraços e uma ótima semana para ti e para os teus.

    Furtado

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua presença! Por favor, gostaria de ver seu comentário.

Parceiros

EU SÓ TENHO UMA FLOR

  Eu Só Tenho Uma Flor   Neste exato momento, Eu só tenho uma flor. Nada existe no mundo que seja meu. Nada é urgente. Não há ra...